Se a resposta for não, você provavelmente está deixando de ganhar dinheiro e alguém deve estar ganhando este dinheiro que poderia ser seu!
Mas o que é ser relevante?
Ser relevante é ser autoridade, é solucionar problemas é estar presente na hora da decisão de compra do seu público!
E para este momento de decisão existe um conceito criado pelo Google chamado ZMOT – Zero Moment of Truth ou Momento Zero da Verdade.
Este conceito representa aquele momento em que a decisão da compra é tomada.
Não entendeu? Continue lendo para entender melhor…
O ANTIGO MODELO MENTAL:
- Antigamente o consumidor conhecia o produto/serviço através de algum estímulo (propaganda de TV, rádio, revista e etc).
- Após ser estimulado ele fazia aquisição daquele produto/serviço.
- Só aí ele teria a primeira experiência com aquela aquisição.
- Ou seja, era não havia diálogo, era apenas a Marca falando para Consumidor.
Mas, isto vem mudando…
O NOVO MODELO MENTAL:
- Hoje continuamos sendo estimulados, porém após o estímulo temos o ZMOT!
- Procuramos o maior número de referências sobre aquele produto/serviço em sites específicos, perguntamos em grupos de Facebook, Twitter, perguntamos para amigos, familiares, vemos o que estão falando em sites como Reclame Aqui e Youtube.
- Se neste momento as respostas que o seu público está achando não são as suas. Primeiro você está deixando de ser relevante para ele, e segundo você está deixando de ganhar dinheiro.
- Tenha certeza de uma coisa, se ele não achar as respostas que ele quer com você em algum outro lugar ele vai encontrar.
- O ZMOT é cíclico, pois após o consumidor adquirir aquele produto/serviço ele será a fonte de uma nova experiência influenciando outros consumidores.
- A conversa agora é de consumidor para consumidor. As marcas estão no meio e precisam aprender a dialogar com o seu público, além de atender as suas demandas.
COMO PODEMOS USUFRUIR DESTE CONCEITO?
Nos preparando para sermos a autoridade que o nosso público precisa!
O momento econômico do país influência diretamente no ZMOT, pois o consumidor quer autoridade para todos os produtos e serviços, ele não quer gastar o seu dinheiro com amadorismo ou oportunistas, ele quer trabalhar com especialistas.
O dinheiro dele foi suado, ele quer fazer um bom uso dele!
E ele quer isto rápido, ele não está disposto a esperar!
Esteja preparado!
Hoje mais de 25% da população mundial acessa a internet e 2/3 dela tem algum aparelho de celular.
Até 2020, ou seja, daqui a cinco anos o Google estima que mais de 5 bilhões de pessoas terão acesso à internet e existirão mais de 10 bilhões de celulares no mundo.
E você? Tem sido a autoridade relevante que o seu público procura?
Leonardo é Especialista em Vendas através da Internet e escreve semanalmente aqui.
Valeu pela grande contribuição Leonardo. ZMOT é muito importante para todos nos envolvidos na área.
Com certeza! É um conceito que precisa estar mais presente nas reuniões!
Obrigado pela oportunidade Yuri!
[…] ser a autoridade que seu público procura. (Para entender como ser esta autoridade, veja este artigo que […]