Utilizado por mais de 8 milhões de pessoas em todo mundo, o Trello, ferramenta gratuita de organização de projetos online e colaborativa, lançou esta semana a sua versão em português, iniciando as suas atividades no país com um escritório no Rio de Janeiro. Com mais de 300 mil usuários por aqui, a empresa escolheu o Brasil para ser o primeiro a iniciar as suas operações fora dos Estados Unidos.
Junto com as versões dos seus aplicativos para os dispositivos Android e iOS, o serviço também ganhou um blog com conteúdo específico para os usuários brasileiros, além de perfis no Twitter e no Facebook.
“Escolhemos o Brasil por causa do elevado potencial do seu mercado, além do fato de possuirmos mais de 300 mil usuários no país que utilizam a plataforma tanto para gerenciar projetos pessoais como em empresas”, afirmou Alexia Ohannessian, responsável pela estratégia de crescimento do Trello no Brasil.
Para quem ainda não conhece, o Trello é uma ferramenta quer permite ao usuário organizar todos os seus projetos desde os trabalhos do curso de Mestrado, a prospecção de novos clientes e até mesmo o seu casamento. Muito bom, não?
Gratuita para o usuário comum, a ferramenta tem como a base do seu funcionamento o uso de quadros virtuais. Cada quadro pode reunir diversas listas com cartões de tarefas e informações dispostos vertical e horizontalmente. Para empresas, o Trello oferece uma versão ainda mais completa, o que possibilita um gerenciamento mais preciso das equipes e tarefas.
É possível incluir nos cartões anexos, links, imagens e definir data e horário para a execução das tarefas listadas, checklists etc. Também é possível mover os cartões para outras listas conforme as tarefas estão sendo realizadas e incluir etiquetas coloridas para facilitar a visualização do andamento das atividades. O sistema ainda envia notificações em tempo real por e-mail ou push-up para o grupo caso algo fosse acrescentado ou modificado no quadro.
Alexia Ohannessian revelou ainda que a empresa pretende realizar workshops no país junto a companhias parceiras para difundir a sua ferramenta. “Nos Estados Unidos, observamos que os nossos usuários utilizam a ferramenta para atividades profissionais. No Brasil, no entanto, percebemos que o serviço também é utilizado para projetos pessoais, de um ou dois usuários apenas, como a organização de uma viagem”, contou a executiva do Trello, que destacou ainda que em breve outros escritórios devem ser abertos na Espanha, na Alemanha e no Japão.