A expansão dos limites em gTLDs (generic top-level domain), mais conhecidas como “as novas gTLDs” são assunto já faz um bom tempo e a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) começou a aceitar as primeiras requisições em Janeiro de 2012, ou seja, já faz um bom tempo.
Primeiro, vou falar um pouco da história para quem não acompanhou ou não ouviu falar ainda do assunto, e depois em como eu acredito que isso vai influenciar o mercado.
Linha do Tempo gTLDs
No começo de 2012, as empresas como Google, Amazon, Apple e outros já correram registrar seus nomes e os nomes de seus produtos (.android / .iphone / .kindle).
Nesse período, apenas grandes marcas estavam solicitando as gTLDs, porque aqui ainda estamos falando de um level administrativo. Essas empresas não estão aplicando apenas para registrar um domínio, eles estão aplicando para serem os gestores “da nova extensão” .algumacoisa
Além do fato de que para registrar uma nova gTLD você tem que se mostrar capaz em diversos aspectos (adminsitração, infraestrutura, financeiro, etc) existe também um custo inicial de aproximadamente $185.000 mil dólares; Porém, se mais de uma empresa aplicar para aquela mesma gTLD, o fator decisivo é um leilão, o famoso “quem dá mais?“.
Pra você ter uma ideia em Junho de 2012 a ICANN recebeu cerca de 1930 aplicações, sendo que dessas 751 foram contestadas.
Devido a toda essa burocracia necessária os primeiros registro de domínios só foram liberados para 7 gTLDS em Janeiro de 2014.
Outra dado interessante é que o Google aplicou para 101 novas gTLDs, seguido da Amazon com 76 e a Microsoft com 11.
E junto com eles algumas outras empresas e fundos de investimento que apostam forte nesse mercado, como por exemplo a Donuts INC. que é uma empresa focada em gerir generic top-level domains e que foi número 1º em volume de aplicações, totalizando 307.
Além do fato de que a ICANN também liberou caracteres “não latinos”, ou seja, vamos começar a ver gTLDs em outras línguas também. (Ex: Chinês e Árabe)
O próprio, Akram Atallah, presidente do setor de domínios genéricos da ICANN falou:
“The biggest change to the Internet since its inception”
“A maior mudança na internet desde o seu início”
E o que isso muda para nós?
O cenário mudou. Isso é um fato que não podemos ignorar.
Hoje, quando estou pesquisando por um novo domínio, eu vejo várias novas extensões aparecendo, e a primeira coisa que vem a minha cabeça é o mundo de opções que temos agora.
As opções agora são quase infinitas, você pode imaginar qualquer combinação possível que provavelmente você vai conseguir achar um dominio disponível em uma dessas extensões.
Já são 583 novas gTLDs liberadas para registro de acordo com a ICANN.
Mas ai vem aquelas perguntas do tipo:
- Será que a nova gTLD vai influenciar no meu ranking?
- Será que o usuário vai saber utilizar?
- Será que é mais fácil de memorizar?
- Será que não estamos “muito acostumados” para mudar?
Essas são dúvidas genuínas e por isso mesmo que existe muita discussão em relação elas.
Influência em SEO
Na parte da influencia do ranking, por exemplo, o próprio Google já falou que não privilegia domínios exatos em updates passados e o Matt Cutts inclusive já comentou em relação as novas gTLDs falando que o Google não teria problemas em identificar e lidar com qualquer tipo de TLD. E que não é para se esperar qualquer tipo de benefício com isso, explicando que um .com teria o mesmo peso em um caso comparativo.
Então eu acho que nessa parte tudo continua na mesma. Dependendo dos outros fatores que fazem um website ser relevante e merecer seu ranking, independente da TLD.
Uma coisa interessante com essas mudanças são os Sponsored top-level domain, que são aqueles domínios privados como .edu .gov .aero que você precisa da autorização para registra-los.
E esse tipos de TLD sempre foram considerados como confiáveis pelos buscadores.
Agora temos novas extensões desse tipo como por exemplo .jobs para a industria de recursos humanos, .travel para a industria de turismo e viagens e um que fez muito barulho na mídia que é o .xxx para a industria pornô, claro!
E na parte tecnológica um ponto que chama minha atenção é que alguns browsers ainda não reconhecem as novas gTLDs, como por exemplo o próprio browser que vem com na maioria dos Androids; Até Março de 2015 ele identificava as novas TLDs como queries de busca ao invés de dominios.
Então não é só uma questão do usuário estar acostumado, mas sim da tecnologia estar preparada também.
Eu ainda não experimentei tanto com essas novas opções de gTLD em relação a SEO, mas se você já teve, deixe nos comentários abaixo que eu adoraria ouvir mais sobre a sua experiência.
Influência em Usabilidade
E sobre o ponto do usuário, o Moz fez uma pesquisa sobre o comportamento em relação as TLDs que concluiu basicamente que as TLDs não tem influencia tão forte na decisão final.
O que me leva a entender que nós somos um pouco indiferentes a TLD em geral. Por mim, tanto faz a extensão de um site desde que o domínio seja amigável, e o site relevante e de qualidade.
Agora se formos olhar a parte estética, eu acho que faz mais sentido. Porque o resultado pode ficar mais agradável e intuitivo.
Veja no exemplo abaixo como ficaria uma snippet com a gTLD .shoes
Influência Comercial
E como falei acima, as opções de escolha agora são muitas e com preços bem variados. O que vai fazer grande diferença no cenário comercial.
Novas empresas autorizadas a comercializar domínios e investindo forte também é outro fator muito importante para esse cenário novo.
Um exemplo disso são as duas gTLDs mais populares no momento.
Em primeiro .xyz que no dia desse post tem mais do que 870 mil domínios registrados e custando apenas $9 e em segundo lugar o .club que já teve até ação publicitário com o rapper 50cents (50inDa.club) e que hoje custa em torno de $10 dólares.
Hoje já passamos da marca dos 5 milhões de domínios registados na novas TLDs, mas isso é apenas o início.
Se você quiser acompanhar os números eu achei essa ferramenta aqui que faz esse monitoramento.
Para finalizar, eu acredito muito no potencial das novas gTLDs mas eu acho que todo o atrito vai depender das novas idéias que vão surgir ao redor disso, como por exemplo a gTLD .sucks, que tem um uma abordagem bem diferente e também claro da mídia e grandes empresas públicas em comecarem a utilizar as novas gTLDS em suas campanhas publicitárias.
E você já registrou seu dominio em uma nova gTLD?