O mobile, as mídias programáticas, as métricas e as plataformas de vídeos foram indicadas como as grandes apostas dentro do Marketing Digital para os próximos anos. A afirmação foi realizada pelos profissionais do mercado presentes no Digital Morning 2015, organizado pelo IAB Brasil e pelo Grupo de Mídia RJ, no último dia 9, no Rio de Janeiro. O evento reuniu grandes nomes do mercado em palestras e debates com o objetivo de trocar experiências entre veículos, anunciantes e agências sobre as novas tendências digitais no Brasil e no mundo.
André Zimmerman, CEO da NetCos, considerada a primeira empresa brasileira especializada em advising de vídeos para ambientes digitais, abriu o encontro falando sobre a Programmatic Buying. A compra programática é considerada o futuro das campanhas veiculadas por mídias digitais. Através deste mecanismo é possível identificar padrões de comportamento e pesquisar perfis de produtos, serviços e preços para oferecer publicidade totalmente direcionada. “O planejamento de mídia será cada vez mais técnico e baseado em resultados reais e não mais em perfis sociodemográficos”, afirmou André Zimmerman.
Logo a seguir, no primeiro painel do evento, Eduardo Barbato, vice-presidente de Estratégia da Agência 3, Alexander Greif, gerente de Marketing da Citroen, e Fabio Rowinski, diretor-geral da Iprospect, debateram sobre como realizar mudanças no mindset e pensar de forma integrada. O termo mindset significa, em uma tradução livre, “a maneira de uma pensar e suas opiniões” ou como a mente de uma pessoa está programada para interpretar as coisas ao seu redor.
Eduardo Barbato contou a experiência de unir as equipes de mídia e planejamento em um único departamento dentro da agência 3. Já Alexander Greif apontou a mudança de comportamento nos clientes de concessionárias como o principal motivo para a integração das estratégias de marketing off-line, online e de mídias sociais. “A crise passa, mas as mudanças ficam. Estamos vivendo uma mudança real, então uma das decisões foi unificar as diversas ações em uma única agência”, explicou Greif. Para Fabio Rowinski, os pilares da comunicação digital hoje são investir nas ferramentas necessárias, traçar estratégias elaboradas e envolver profissionais altamente capacitados e apresentar resultados tangíveis e mensuráveis aos clientes.
Em pergunta realizada pela jornalista Úrsula Neves, colaboradora do Digitais do Marketing, Eduardo Barbato indicou as mídias programáticas e a tecnologia mobile como as grandes apostas para os próximos anos dentro do mercado de Marketing Digital, enquanto Fabio Rowinski apontou a valorização do conteúdo em vídeos e das métricas. Cris Camargo, diretora-executiva do IAB Brasil, afirmou acreditar que o mercado mobile ainda tem muito para se desenvolver, com as marcas aproveitando melhor a geolocalização e o contexto momentâneo dos smartphones.
Para debater as formas de como incluir o mobile na estratégia de um cliente foram convidados Natalia Bezerra, diretora de mídia da Isobar Brasil (antiga AgênciaClick), Gabriela Arroyo, VP de Atendimento da WMcCANN, Derek Oedenkoven, gerente de estratégia Digital &Mobile da Editora Abril e Eduardo Fleury, diretor-comercial do Grupo Minha Vida. Natalia Bezerra destacou o papel do mobile na democratização do acesso à internet e as oportunidades geradas: hoje, 9,7% das vendas online são fechadas nesta plataforma. “O mobile fornece informações essenciais para o entendimento do perfil do consumidor”.
Para Gabriela Arroyo, a internet está morrendo à medida que não se consegue mais percebê-la, tanto quanto hoje é nos aplicativos, na nuvem e na internet das coisas. Já Derek Oedenkoven explicou como o mobile se transformou em orgânico e em mídia de massa, já que ele convive com as pessoas o dia inteiro, sendo extremamente pessoal ao mesmo tempo. Eduardo Fleury apresentou o perfil dos “mobile only”, uma geração que sempre se conecta pelo smartphone ou tablet. “Hoje é fundamental que as marcas estejam presentes dentro do universo mobile, além de oferecer serviços e ferramentas exclusivas através dos aplicativos aos seus usuários”, afirmou.
Na segunda palestra do evento, Alex Banks, VP da comScore, empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para as maiores empresas da Internet, apresentou as definições de Big Data e como o sistema pode ser usado pelas empresas para melhorar sua comunicação. “O Big Data é um instrumento poderoso e valioso para as marcas. As empresas precisam buscar conhecer e investir mais neste instrumento”, ressaltou.
A seguir, Leonardo Khede, diretor de plataformas de vendas do portal Yahoo!, mostrou como o consumo de mídia está mais fragmentado com os consumidores se comunicando em diversos meios. Um exemplo citado foi a evolução dos aplicativos, que em 2014 passou os browsers como principal meio de navegação mobile. “Nos aplicativos, o usuário procura por um conteúdo específico e por experiências personalizadas. Através dos aplicativos é possível reconhecer perfis definidos, por exemplo: uma pessoa que usa um aplicativo de controle de horário de amamentação é mãe de um bebê. Já quem lê artigos sobre o tema pode ser uma avó, uma tia ou simplesmente alguém fazendo uma pesquisa sobre o tema”, explicou.
Na última palestra do Digital Morning 2015, Felipe Mendes, diretor-geral da GfK, um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, apresentou alguns tópicos que já são debatidos hoje sobre o futuro do mercado mobile, como a conexão 5G, que já está em discussão em países desenvolvidos, e a liderança dos smartphones frente aos tablets, que, com suas telas cada vez maiores, vêm superando as expectativas.
Parabéns pela excelente matéria Úrsula :)
Muito obrigada, Eduardo!