É normal que os visitantes naveguem por vários sites sem converter. Talvez estejam pesquisando preços, curiosos sobre sua marca, ou avaliando os benefícios de seu produto em relação ao de um concorrente.
Estes são comportamentos super comuns, mas não exatamente bons para o seu negócio, se você quiser que as pessoas permaneçam em seu site e convertam.
Os exit-intent pop-ups são ferramentas que podem ajudar com isso, além de impedir que os clientes saiam sem fazer a conversão.
O que é “Exit-Intent Pop-Up” e como funciona?
Para simplificar, a tradução literal seria: “Pop-Up de Intenção de Saída”.
Só pelo nome já conseguimos entender a funcionalidade dessa tecnologia, mas vou aprofundar um pouco mais e explicar como ela funciona.
A maioria dos scripts que temos hoje em cima dessa tecnologia funciona de acordo com a movimentação do seu mouse/cursor.
Se você executa uma ação de alta velocidade, por exemplo, movendo seu cursor em direção a barra de endereço do seu navegador, esse é um indicativo para o script que você está provavelmente abandonando o site.
Quando a função é disparada, o pop-up é chamado para interromper o seu possível abandono.
Como a imagem abaixo mostra.
PS: Não confunda com o exit popup, O famoso: “Não vá ainda!”
São aquelas janelas que aparecem logo quando você conclui o fechamento. Esse tipo de pop-up é proibido por muitas redes de advertising além de ser um dos mais chatos de todos.
Veja o exemplo aqui.
Exit-Intent vs. Pop-up comum?
Eu particularmente odeio quando estou navegando e tenho meu fluxo interrompido por um pop-up logo quando eu chego em um site.
Sim, a visibilidade é boa, porem a experiencia é BEM forçada.
É claro que você vai ver um monte de estudo por aí (principalmente das empresas que estão por trás das ferramentas) falando o quanto a utilização desse recurso aumentou a lista deles ou a conversão em “1000%”.
Mas o que nenhum deles apresenta é como isso impactou no abandono do site ou até mesmo na qualidade do lead/conversão capturado.
No Brasil temos um monte de e Commerces agora colocando pop-ups na cara do usuário assim que ele chega na Home. Isso é legal apenas quando o usuário é novo e está chegando ali pela primeira vez.
Depois disso, se você continuar tentando “empurrar” promoções e coisas do tipo através dessa abordagem você tem grandes chances de perder aquele visitante.
Já o exit-intent pop-up tem uma abordagem semelhante, porém para um usuário que teoricamente já realizou a ação que você ou ele desejavam e/ou esse visitante estava abandonando o site, “de mãos vazias.”
O que faz seu “risco” tirá-lo do fluxo normal, muito menor.
Sem falar nas muitas segmentações e ajustes que falo mais abaixo.
Pop-ups têm um impacto negativo no SEO?
Isso ainda é um assunto muito debatido, mas na minha opinião tem muito mais a ver com a experiência do usuário e o seu bounce rate, do que com os rankings.
No link abaixo você pode ver o Google falando um pouco sobre o Page Update Layout:
http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2012/01/page-layout-algorithm-improvement.html
O post não fala nada exatamente sobre pop-ups, mas deixa bem claro que sites que forçam na apresentação dos anúncios “acima da dobra” e quando o usuário chega no site, serão influenciados.
Também temos que lembrar que a maioria dos pop-ups são baseados na tecnologia javascript, que antigamente não era considerada pelos crawlers do Google. Nos dias de hoje eles já estão lendo conteúdo como Javascript e CSS para entender melhor os sites em geral.
Personalização e Configuração
Uma das coisas que mais gostei foi a capacidade de configurar e personalizar algumas coisas bem importantes na hora de segmentar o seu targeting, como:
- Origem/Mídia
- Páginas, Categorias e Sub-Domínios
- Cookies
- Logados ou Não
Resumindo, você pode escolher exibir o pop-up para o seu novo visitante, não logado, que chegou na sua Home Page através do Google.
O que com certeza vai aumentar a sua taxa de conversão no pop-up, se segmentado para a audiência correta.
Você pode até fazer uma arte ou campanha diferentes para cada segmento que você criar.
Exemplos de exit-intent pop-up
Agora que já explicamos bem o assunto, vamos ver alguns exemplos de exit-intent pop-ups na prática:
Construção de listas de e-mail
Quando alguém acaba saindo de sua página, provavelmente já interagiu com sua marca e mensagem. Neste caso, é mais provável que eles queiram continuar falando. E juntar-se à lista de e-mails é uma excelente abordagem de baixo custo para fazer isso.
Promoção de conteúdo
Qual é a estratégia mais eficaz para manter um usuário no site por um período de tempo mais longo? Para que eles interajam mais com seu conteúdo? Sugerir mais conteúdo que eles possam estar interessados em ler.
Use o exit-intent pop-up para informar os leitores sobre seu podcast, propor mais artigos no site, ou direcioná-los a qualquer outro conteúdo que você acredita que eles gostariam de ler.
Isca para leads
Muitas empresas oferecem iscas de leads – white papers, eBooks, atualizações de conteúdo exclusivo – que se correlacionam aos interesses e ao estágio do ciclo de compra de seu público-alvo. A parte inteligente é: a isca só pode ser obtida em troca das informações de contato de uma pessoa e juntando-se à lista de e-mails da empresa.
Prevenir abandono de carrinho
A taxa de abandono do carrinho de compras pode ter diminuído ligeiramente nos últimos anos. No entanto, continua sendo uma das mais sérias dificuldades que os varejistas da Internet enfrentam diariamente.
Muitos deles dependem de exit-intent pop-ups para recuperar pelo menos algumas dessas vendas perdidas.
Neste exemplo, a marca chama sua atenção com o título “Parabéns!” e lembra que você é elegível tanto para entrega gratuita quanto para devoluções gratuitas.
Aumentar as vendas
Os popups de saída ajudam as lojas on-line a convencer os visitantes que estão partindo a adicionar coisas a seus carrinhos.
Oferecer códigos de desconto, ofertas especiais ou apresentar um senso de urgência pode tentar uma pessoa a não apenas reconsiderar sua decisão de sair, mas também a iniciar o processo de compra.
Para persuadir os visitantes a aceitar a oferta, o pop-up contém uma linguagem negativa que diz “Não, eu detesto economizar dinheiro”. Que truque legal!
Plugins e ferramentas de exit-intent pop-up
Separei alguns plugins e ferramentas, que utilizam a tecnologia do exit-intent, e eu já utilizei ou ouvi falar bem no mercado.
Hubspot
Os sites podem acionar popups baseados no comportamento do usuário com o software gratuito de exit-intent pop-up do Hubspot. Você pode definir os gatilhos de tempo, os gatilhos de rolagem, ou o direcionamento de página para exibir na hora e no lugar certos.
OptinMonster
Os planos do OptinMonster começam em US$ 9 por mês e podem ser uma excelente alternativa para os consumidores que procuram aplicações mais intrincadas para tecnologias de intenção de saída.
Este é o principal software de geração e otimização de conversão de leads do mercado. Ele permite adaptar seus pop ups de saída com base no comportamento e atividades do cliente para aumentar as conversões.
Sleeknote
Sleeknote pode ser a escolha correta se você estiver procurando por um produto bem projetado com uma UI de fácil atualização. Seus exit-intent pop-ups podem ser usadas para coletar e-mails, orientar os visitantes que retornam, melhorar as compras ou fornecer ajuda.
Sleeknote é cobrado com base no tráfego do site e começa em US $49 por mês.
Thrive Leads
Esta é a melhor ferramenta de exit-intent do WordPress. Ela fornece direcionamento de nível avançado com base nos posts, categorias e tags que seus usuários visitaram.
Thrive Leads tem um mecanismo de teste A/B para exibir diferentes popups aos usuários e determinar qual popup de saída tem melhor desempenho. Para clientes anuais, seus custos começam em US $19 por mês.
Hello Bar
Foi extremamente simples começar com o Hello Bar – tudo o que tivemos que fazer foi entrar na URL de nosso site para criar uma conta gratuita e estávamos a caminho.
O Hello Bar tem um painel de controle simples e uma interface de usuário que não requer nenhum conhecimento técnico para ser entendida. Eles oferecem uma opção gratuita, bem como pacotes de assinatura mais abrangentes a partir de $29 por mês.
Conclusão
Leve em consideração também o que você está promovendo/anunciando no seus Pop-ups. A correlação do conteúdo com o momento da apresentação da mensagem é outro fator importantíssimo.
Você já usa alguma ferramenta de exit-intent pop-up? Teste nos seus sites e deixe aqui nos comentários os resultados e o que você achou sobre o “exit-intent”.
Show de bola o artigo Yuri, eu estava pensando seriamente em testar um desses hoje :) Acho que vou implementar! Parabéns pelo artigo abração!
Valeu Rodrigo. Que bom que curtiu.
Depois posta aqui o resultado dos testes pra gente.
Boa tarde Yuri,
Ótimo post, confesso que no inicio fiquei meio assustado “Ai meu Deus, explodir um Pop-up na cara do usuário no meio da navegação” mas depois de fazer alguns testes entendi que é bastante eficiente “Desde que o conteúdo apresentado tenha interesse para o seu convidado”, com relação a UX sempre fui muito puritano.
Cara, o portal está Show de Bola, bom conteúdo. Deseja a vocês todo o sucesso!
Abs.
Com certeza Renato, quando o conteúdo do ads é preciso (qualidade e momento) mesmo quando o formato de apresentação não é completamente ideial, ainda vamos ver uma performance interessante. =)
Obrigado pelo comentário e elogios.
Fico super feliz quando vejo que estamos construindo uma comunidade de verdade por aqui. o/
Boa Yuri… essa é uma prática que tenho visto lá fora, mas poucos sites aqui tem adotado… infelizmente aqui adota-se em larga escala o lightbox-cobretudo-oi-me-da-seu-email… ótimo pra aumentar a base de e-mail, péssimo pro bounce-rate (que raramente é levado em conta).
Seguem mais ferramentas que oferecem esse serviço também, porém agregados com outras funcionalidades:
http://www.marketizator.com
http://www.conversionsondemand.com
Abração,
Douglas
É isso ai Douglas. Obrigado pelo comentário. =)