Como aparecer no Google: otimizando seu conteúdo para chegar no topo

Para começar de forma bem direta, se você quer aparecer bem posicionado no Google precisa entender o básico de search engine optimization, ou SEO.

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Dependendo de onde você pesquisar, SEO pode ser descrito como qualquer coisa, desde uma mágica que produz um pico no tráfego orgânico até uma simples lista de tarefas a cumprir antes de publicar um conteúdo.

Muitos ignoram aspectos básicos de uma publicação bem sucedida na web, como a importância da pesquisa de palavras-chave, título, uma boa divulgação, monitoramento e outros pontos essenciais de otimização para aparecer bem posicionado no Google ou qualquer outro mecanismo de busca. 

Na verdade é simples otimizar um post ou artigo para que seja bem classificado pelo Google e outras ferramentas de busca. Este artigo vai te mostrar as melhores práticas e os pontos mais importantes para chegar lá!

Capriche nas palavras-chave para aparecer no Google

A busca na web sempre começa com palavras-chave. Mas, mesmo sabendo disso, a tendência é não dedicar o tempo necessário para avaliar quais palavras-chave devem ser trabalhadas.

Um bom planejamento das palavras-chave irá revelar o que seu consumidor está procurando e fará toda a diferença na qualidade e na quantidade de leitores do seu conteúdo.

A melhor forma de começar é usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como Ahrefs e Google Keyword Planner. Outra ferramenta interessante é o Google Trends, que mostra em tempo real as tendências de pesquisa no mundo todo.

Escolhidas as palavras-chave, você deve encontrar um lugar para elas no seu conteúdo. Você pode incluí-las na URL, título, meta descrição e legendas de imagens de sua página, além do conteúdo escrito.

Um post bem escrito é melhor classificado

Com todas estas recomendações de como otimizar seu texto, pode ser simples esquecer que uma pessoa real está buscando uma solução quando procura algo no Google. Publicar posts de alta qualidade é a melhor estratégia para você aumentar suas chances de classificação.

Como escrever um post de qualidade? Explicações detalhadas, fácil leitura, estrutura organizada e imagens relevantes. Então, garanta que sua redação esteja no mesmo nível do conteúdo otimizado e de alta qualidade, assim:

Conclusões 

Algumas pessoas começam a ler um post pela parte da conclusão, para saber se a leitura vai atender servir ao que elas precisam. Procure escrever uma conclusão que resuma os pontos mais importantes e encoraje estes leitores a ler o artigo completo.

Introdução

Atenção aqui, pois é a primeira coisa que seus leitores verão (a menos que sejam aqueles que pulam para as conclusões!) A introdução deve ser chamativa e demonstrar autoridade; os leitores devem ver o mais rápido possível se sua página lhes oferecerá a resposta que procuram.

Atenção ao tamanho

Posts mais longos tendem a ser melhor colocados na maioria das posições de busca, então tente manter o seu em, pelo menos, 1.000 palavras. A extensão facilita que você consiga dar aos leitores o que eles querem, inserindo conteúdo relevante e palavras-chave bem posicionadas.

Linguagem adequada

Usar palavras complicadas e jargões da indústria nem sempre implica em um texto de alta qualidade. É possível escrever peças legais sem alienar leitores que tenham um entendimento mais limitado do assunto. Opte pela escrita informal, como se estivesse conversando com o leitor, usando parágrafos curtos e respeitando uma estrutura de fácil leitura.

Estrutura

Muitas pessoas não lêem todas as linhas em um post. Em vez disso, apenas veem os títulos para determinar se vale a pena ler o texto inteiro. Os cabeçalhos fornecem estrutura e permitem que as pessoas, assim como o Google, determinem rapidamente de que se trata seu texto e se ele traz as informações que promete.

Escolha do título

Um título bacana torna seu conteúdo mais pertinente à busca, sendo um componente importantíssimo de otimização. Além disso, é o título que incentiva os leitores a clicarem no seu artigo quando o encontram nas ferramentas de busca.

Seja qual for o estilo escolhido, um bom título deve seguir mais ou menos os seguintes passos:

  • Use entre 55 e 60 caracteres, para que seja exibida sem cortes no Google e afins;
  • Coloque sua palavra-chave desejada (mas sem exagero);
  • Inclua uma explicação precisa das informações que estão contidas no artigo.

Imagem

Uma imagem vale por mil palavras… então, coloque ao menos uma imagem em cada post e não esqueça de otimizar as imagens:

  • Renomeie corretamente as imagens colocando as palavras-chave (ex: redes-sociais-para-pequenas-empresas.jpg);
  • Insira a tag ALT (texto alternativo no WordPress), caso sua imagem não abra, ela será substituída por este texto indicando a que ela se refere. Além disso essa informação pode ser usada para o Google Imagens indexar a imagem;

Links

Quando se trata de aparecer em rankings, ter um grande número de links é crucial. Afinal, ele envia uma mensagem cristalina ao Google de que seu material é excelente e digno de ser compartilhado.

Quando se trata de link building, temos duas situações: um link interno conecta um de seus posts a outro, e um backlink ocorre quando outra pessoa compartilha um link para seu website.  Você deve tentar usar posts que tenham uma classificação mais alta para vincular aqueles que você deseja ver crescer.

Os URLs

A estrutura de suas URLs afeta a SEO. Sem uma estrutura de URL eficaz, é difícil aparecer bem posicionado no Google. Os próprios visitantes teriam dificuldade para navegar em seu site, ou até mesmo para encontrar seu material. O URL é o lugar perfeito para fazer sua palavra-chave brilhar também, de forma clara, sem variáveis.

Plugins de SEO

Para quem usa o gerenciador de conteúdo WordPress (se você não usa, não sabe o que está perdendo) existem plugins como o Yoast, que facilitam e ajudam bastante em algumas atividades de SEO como otimização do título, descrição, análise de palavras-chave e como escrever o artigo de forma amigável para os buscadores.

Divulgue o conteúdo

Agora que o conteúdo já foi escrito, está otimizado, possui um ótimo título é hora de chamar atenção para ele e divulgar no Twitter, LinkedIn, Facebook e qualquer outra rede social onde seu público-alvo esteja.

Ele deve ser colocado em cada uma destas redes sociais com uma observação ou chamado para incentivar os leitores a ler e compartilhar. Quanto mais gente compartilha seu conteúdo, maiores suas chances de aparecer bem no Google.

Monitore

Acompanhe, monitore e mensure os resultados e indicadores. Acompanhe cada artigo com relação a: data, visitantes, comentários e links. Com estas informações poderá fazer uma análise interessante como, por exemplo, separar os posts pelo seu sucesso e determinar qual título teve melhor desempenho ou em qual data o post obteve mais repercussão e assim sucessivamente.

Além disso, a análise irá fornecer feedback e insights para desenvolver novas ações e avaliar se ações anteriores foram bem sucedidas ou não. Use estas informações para aprimorar o trabalho sistematicamente. A ferramenta indicada, logicamente, é o Google Analytics.

Aparecer no Google é um esforço contínuo

Com um conteúdo otimizado você estará entregando ao Google o que ele mais adora: conteúdo novo, relevante, inédito e oportuno. O Google, por sua vez, retribui fazendo seu conteúdo aparecer no topo dos rankings. O trabalho de otimização pode ser resumido em:

  • Tenha comprometimento com a programação de publicação de conteúdo. Experimente esse Plugin para programar publicação;
  • Crie conteúdo relevante e interessante;
  • Otimize cada post para as palavras-chave alvo;
  • Compartilhe o conteúdo;
  • Mensure, acompanhe e monitore e comece tudo novamente.

E, se você quiser aprender tudo sobre SEO de uma forma bem descomplicada, dê uma olhada neste livro que ensina tudo de SEO até pra quem é completamente leigo, e foi escrito por um dos mestres aqui do Digitais do Marketing, Yuri Moreno.

Gostaria de enriquecer este conteúdo ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Participe com suas considerações e seus comentários.

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