Link Building – Usando páginas antigas bem rankeadas para passar relevância a novas

Link Building - Relevância

Recentemente estive me questionando sobre estratégias de link building, quando encontrei o seguinte questionamento:

–                     Links de páginas antigas para páginas novas realmente passam relevância?

–                     E se sim, quanto?

–                     Se não está passando, o que fazer?

Para responder esta questão, tive ajuda da SEOMoz no whiteboard Friday do dia 13 de janeiro de 2012, onde eles falam especificamente deste assunto.

O Problema:

Link Building

Temos uma página antiga em nosso site (representada em azul) que possui boa autoridade, bons links e que gostaríamos de usar para ajudar a ranquear nosso novo artigo (em vermelho). Você coloca o link na página antiga, aguarda algumas semanas e não nota diferença nos rankings nem no tráfego da nova página.

O mesmo aplica-se a uma página externa (em verde) que também é antiga, bem rankeada e com muitos backlinks, você consegue um link nesta página, porém nada acontece na página nova (vermelha).

A pergunta que fica é: Existe algo que possamos fazer nas páginas antigas para melhorar essa transferência de relevância (juicy) ?

Tim Grice, um profissional de SEO da Inglaterra, realizou um estudo chamado: Em links antigos o crawleamento não passa força.

Neste estudo ele criou um número de links em páginas antigas e o mesmo número de links em páginas novas e comparou a mudança de rankings entre essas 2 fontes. A conclusão que ele encontrou foi de que páginas antigas não passam tanta força quanto páginas novas.

E o que é considerado uma página antiga/velha?

Pelas definições do google, é uma página já crawleada (indexada)

Que está parada no tempo. Não recebeu novo conteúdo, que não foi atualizada.

Que possui links antigos. Não tem recebido novos links.

Então, o que poderia ser feito para ajudar as páginas antigas a passar força?

A primeira dica é que o Google tende a ignorar mudanças muito pequenas na página. Se você abre a página antiga e somente insere seu link nela sem modificar mais nada, ele pode acabar ignorando esta mudança, pois essa é uma típica ação de quem está tentando modificar algo somente para poder spamar ou manipular o Google.

Nestes casos o Google está mais preocupado em quanto da página modificou e não somente o que foi modificado, ou sejaqual a quantidade de modificações deste documento.

Neste momento vocês podem estar se perguntando se vale a pena fazer links de páginas antigas para novas? Com certeza vale! Este artigo tenta apenas ajuda-lo a obter o máximo de relevância neste processo.

O que devo fazer para melhorar a relevância do link?

1 – Primeiramente se você for inserir seu link, altere uma boa parte do conteúdo, principalmente ao redor do link, de preferência o parágrafo todo. Adicione o máximo de conteúdo novo que puder.

Muitas vezes o google analisa o contexto próximo do link para saber se os links pertencem ao mesmo nicho do artigo ou seja, ele tenta saber se é um link apenas inserido aleatoriamente para rankear. Você precisa mudar mais do que somente o texto âncora para surtir efeito.

Mude também o título, para parecer que o conteúdo foi renovado.

Link Building - Melhorando a relevância dos links

Na figura acima, inserimos o paragrafo em verde para modificar o texto e inserir nosso link.

Desta forma o google entenderá que isto é informação nova e dará muito mais atenção ao seu conteúdo, passando muito mais valor a ele.

2- Crie novos links para o antigo artigo, desta forma nova força será adicionada a esta página, reforçando sua força e mostrando que ela está sendo atualizada.

3 – Adicione alguns sinais sociais – Twite a respeito da página antiga, poste no facebook, solicite ajuda aos amigos para darem RT. Qualquer ajuda e citação é válida.

Espero que gostem do artigo e que ele o ajude a ranquear novas páginas em seu site.

O vídeo original da SEOMoz pode ser encontrado aqui.

Qualquer dúvida vocês podem me encontrar na Carti e no podcast SEO Core.

Abraços

Eduardo Gasparetto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.