Como produzir conteúdo de qualidade

Conteúdo de Qualidade

Conteúdo de QualidadeO que mais escutamos no atual cenário da área de SEO é que o conteúdo é rei e que graças a um conteúdo de qualidade ficaremos bem posicionados para nossas keywords.

Realmente, o conteúdo de qualidade vai te ajudar a ficar bem posicionado nas buscas, mas só isto não basta. O ideal é que este conteúdo gere conversões para o seu site. Pensando nisso levantei as principais dicas de como produzir um conteúdo de qualidade otimizado para conversão.

Marketing de Conteúdo

Em sua palestra no OlhóSEO, Rafael Rez Oliveira levantou a questão do Marketing de Conteúdo. Vejam a frase que mais me chamou a atenção em seus slides:

“Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo de valor e relevante para atrair, adquirir e engajar uma audiência claramente definida e entendida, com o objetivo de direcionar clientes para ações lucrativas.”

Logo, fica claro que não basta ter apenas um conteúdo de qualidade e atrair audiência. Precisamos conduzi-la aos nossos objetivos de conversão.

Otimização de Conversão

Quem falou sobre este assunto no OlhóSEO foi o Rodrigo Nascimento da BuscarSEO. Ele explicou com grande embasamento teórico como otimizar conversões. Tomo aqui a liberdade de explicar de forma mais simplificada as dicas de seus slides.

Crie títulos para todas as situações

O título de nossas páginas é um dos principais fatores de ranqueamento que devemos nos atentar. Nele devem constar as palavras chaves que desejamos trabalhar, mas só isso não basta. Adicionando apenas a nossa palavra chave caímos em um leque de opções muito genérico e dependendo do nicho podem ser retornados milhões de links nas buscas.

Sendo assim, os usuários tendem a buscar por long tails que podem ser:

  • Perguntas ou Explicações
    Utilizam termos do tipo: Como, Por que, O que é, etc.
  • Ações
    Utilizam termos do tipo: Comprar, Vender, Alugar, Trocar, Consertar, etc.

Se unirmos nossas keywords, termos que induzem a perguntas ou explicações e ações teremos um título preparado para usuários e crawlers.

Agregue valor ao conteúdo

Um conteúdo pode estar completo, mas talvez não receba o valor que realmente merece. Para mostrar isso aos leitores procure utilizar o E.D.N.A..

E.D.N.A. (Emoção, Desenho, Nós, Ação) é uma técnica para auxiliar a memorização. Vejamos cada um destes pontos:

Emoção
Através de boas emoções (experiências) o usuário terá boas lembranças (opiniões) sobre o site. Estas lembranças são marcantes e o usuário não as esquecerá facilmente.

Para proporcionar boas emoções pense em cada detalhe iniciando do layout, passando pela usabilidade, experiência do usuário até a linguagem que será utilizada em seu conteúdo. Tudo isto para que o usuário através da emoção tenha boas opiniões sobre o seu conteúdo.

Desenho
Ajude o usuário a ter uma boa imagem do seu trabalho. A mente do homem funciona bem melhor com imagens, desta forma vamos utilizar isso a nosso favor.

Nós
Insira o leitor em seu contexto. Quando o usuário se sente parte da história ele guarda isso na memória.

Ação
Uma interação por parte do usuário vai fechar com chave de ouro o processo de memorização, pois ele transformou tudo o que estava lendo e sentindo em uma ação concreta.

Legal! Até agora falamos sobre como é importante o Marketing de Conteúdo e estudamos alguns direcionamentos do trabalho para otimizar uma conversão. Chegou a hora de estudarmos a base para o desenvolvimento de um conteúdo de qualidade. Chamamos isto de Webwriting.

Webwriting

webwritingSão técnicas utilizadas para transformar o conteúdo de um site mais atraente para usuário e mais rico segundo a análise dos mecanismos de busca. Vejamos os principais pontos que devemos nos atentar:

Palavra Chave

Como já vimos é importante ter a palavra chave em nosso título, logo também é importante ter a palavra chave em nosso conteúdo. Mas nada de estufar o conteúdo com a keyword! Seja sempre natural e procure usar variações e sinônimos do termo escolhido, pois isso auxiliará os usuários a encontrar esta página quando pesquisarem pelo assunto abordado.

Periodicidade

Os mecanismos de busca são espantosamente eficientes, mas isso não quer dizer que obrigatoriamente vão acessar seu domínio a todo instante em busca de novas informações. Desta forma é recomendável que você realize atualizações com intervalos determinados, assim os buscadores sabem quando encontrar novas informações e os usuários também.

Enriquecer o conteúdo

Agora chegou o momento de enriquecer o conteúdo com outros elementos além do texto:

Fotos e imagens

As imagens tornam visual o que esta sendo dito no texto. Também faz com que o usuário não se sinta cansado de ver somente um monte de palavras na sua frente.

Lembre-se de não utilizar imagens muito pesadas, nomear os arquivos com nomes coerentes para o contexto e sempre preencha o atributo alt, pois é isso que o crawler realmente vai entender sobre sua imagem.

Vídeos

Agregam muito valor ao seu conteúdo, pois é um conjunto de imagens e sons que podem exemplificar o conteúdo abordado.

Busque vídeos do YouTube, por exemplo, que em seu título e descrição utilizem a keyword trabalhada.

Tópicos

Dividir o texto em tópicos facilita na hora de o usuário buscar um trecho específico de informação.

Listagens e Espaçamentos estratégicos entre os parágrafos

Estes devem ser utilizados para não tornar o texto algo maçante de ser lido. Imagine se todo este artigo estivesse escrito em um único parágrafo. Seriam poucas as pessoas que leriam até aqui.

Usabilidade em textos

Quando falamos em usabilidade logo imaginamos o layout do site, mas saiba que existem técnicas para criar uma usabilidade também em textos.

Usabilidade em F

 

Como nós lemos da esquerda para direita, de cima para baixo é fato que prestamos inicialmente mais atenção ao que esta no canto superior esquerdo.

A imagem abaixo ilustra quais são as áreas mais quentes de uma página segundo a usabilidade em F.

Usabilidade em F

Pirâmide Invertida

Pensando na usabilidade em F, podemos utilizar a técnica da Pirâmide Invertida que é quando colocamos a parte mais importante do conteúdo nos primeiros parágrafos do texto. Assim, o leitor já tem a certeza que aquele é o conteúdo que procura e continuará a ler até o final em busca de informações adicionais.

Conclusão

Para desenvolver um conteúdo de qualidade precisamos ter em mente o quanto é importante o Marketing de Conteúdo e o que desejamos alcançar com ele. Após isto estar definido é necessário traçar quais os caminhos para otimizar as conversões e por último, mas não menos importante, devemos trabalhar duro nas técnicas de Webwriting.

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