Convencendo seu chefe sobre a importância das Mídias Sociais

Redes Sociais, Facebook, Twitter e Klout

Redes Sociais, Facebook, Twitter e KloutAs empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e muitas já notaram o potencial desse “novo” canal de relacionamento, visto que metade da população brasileira está na internet e 50% desses internautas estão nas redes sociais.

Mesmo com números tão claros, ainda existem corporações que “temem” essas mídias. Muitas vezes pelo excesso de exposição, pelo custo de um profissional capacitado, ou simplesmente por não compreenderem os motivos para estarem presentes online, principalmente em empresas com gestão mais conservadora. E você, profissional antenado, precisa convencer a diretoria da importância em ser full, certo?

A melhor maneira é começar explicando como funcionam as mídias sociais e o que a marca pode ganhar com um “like” no Facebook, por exemplo.

Prepare uma apresentação explanando brevemente as definições das principais redes. Liste as mais adequadas para sua empresa participar, levando em conta o público. Existem muitos segmentos que possuem redes sociais próprias.

Hoje, só no Brasil, somos mais de 40 milhões de usuários no Facebook e 30 milhões no Twitter, segundo a ComScore. Quanto dessa fatia seu mercado possui? Monitore seus concorrentes por uns dias e inclua esses dados na sua argumentação.

Exemplifique. Apresente cases interessantes e evidencie os resultados, números convencem bastante.

Desenvolva uma estratégia de comunicação, listando a metodologia de ações em cada mídia. Aponte metas e objetivos, por exemplo: ultrapassar o Klout do principal concorrente em 3 meses ou atingir 3.000 seguidores no Twitter em 2 meses. Mas sempre com pontos atingíveis, por favor.

Por fim, evidencie as vantagens que a empresa obterá ao ingressar nas mídias sociais, sempre destacando o RELACIONAMENTO, que é a principal característica dessas redes.

Com tudo isso em mãos, fica mais fácil conseguir a aprovação da chefia para contratar aquela agência ou mesmo aquele ótimo analista de mídias sociais que você sempre quis. Além de demonstrar comprometimento e preocupação com o crescimento de sua empresa.

2 COMENTÁRIOS

  1. O que ajuda também a valorizar o trabalho das mídias sociais é mostrar os resultados com base nos índices de engajamento e relacionamento com o público(IOR). Trabalhar só com o ROI nas mídias sociais pode ser um tiro no pé, já que o ROI das mídias sociais é mais baixo que de outras ferramentas de marketing digital, como SEO ou PPC.

    • Disse tudo Heitor. E esse é um dos nossos desafios, visto que os requerentes estão acostumados com números mais precisos. Explanar sobre índice de engajamento é um bom começo, ainda mais em mídias sociais onde a mensuração não é tão óbvia quanto nas outras ferramentas que vc citou. Mas com o tempo tudo isso se torna mais palpável, se o trabalho for bacana.
      Obrigada pelo comment! ;)

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