Vamos falar de comunicação. Aliás, de comunicação online

Todo mundo fala sobre a necessidade de aprender a usar novas mídias, sobre marcas em redes sociais, branding online, mas poucos param para pontuar e explicar o que realmente importa nesse tal de ambiente online.

Então vamos falar de comunicação em tempo real.

Antes de qualquer coisa: Fique online!

E quando eu falo sobre estar online me refiro a realmente estar ativo no ambiente online, ou seja, não basta você ter o perfil, você tem que saber o que está acontecendo ali.

Seja em redes sociais, anúncios, acompanhando novidades sobre o segmento de atuação, lendo notícias sobre o mercado ou gerando conteúdo, é importante que você e sua empresa esteja sempre de olho no que está acontecendo. Só assim você será capaz de entender como funciona a dinâmica do online e identificar o que seus clientes realmente querem de você.

Dito isso, vamos começar:

8 dicas para se comunicar em tempo real

1. Estabeleça parâmetros

Agora que sua empresa realmente quer estar online, responda as perguntas: para quem, como, onde, por que e o quê?

Monitoramento2. Conheça quem vai te ouvir

Já conhece o seu público? Sabe o que ele quer, do que ele gosta e o que chama atenção? Bom, está na hora de aprender.

Repare no que essas pessoas prestam atenção, em como eles interagem entre si, observe o que eles estão falando. É bacana lembrar que o melhor jeito de aprender alguma coisa sobre seu público e estar junto dele, vamos combinar que fazer isso online é muito mais fácil!

3. Planeje o que vai falar

E aí, conseguiu sacar o que seus consumidores querem? Então já pode começar a pensar em temas que vão chamar atenção deles!

Por exemplo, se você é um blog de humor comece a procurar conteúdo de gente pagando mico, pessoas fora do comum, vídeos de “fail”. Se você é uma empresa especializada em design procure assuntos do cotidiano desses profissionais, como tipografia, identidade visual, logos, arte.

Seus temas dependem de seu público, quem determina são eles!

4. Crie uma política de comportamento

Atenção! Entenda isso: Seus clientes e seguidores sempre vão interagir com você. E isso é sinal de que você está se comunicando corretamente.

A política de comportamento determina em que situações você, como moderador da rede, irá responder e dar atenções a seus seguidores; a ideia aqui é ser mais relevante e criar um relacionamento “estável” com quem se interessa por você.

Saber responder e o que responder em cada caso é determinante para que a empresa se torne um ponto de referência ou não.

5. Permita que falem com você

Disponibilize canais de comunicação direta.

Pode ser um e-mail, um telefone, uma DM. O importante é que o seu cliente sinta que pode falar com a empresa sempre que for necessário.

Ah! Não esqueça que responder rapidamente é o segredo, especialmente quando o seu negócio é vendas. Quando você responde um cliente em um curto espaço de tempo, ele ainda está com a ideia de compra na cabeça e isso potencializa a venda.

6. MonitoreFerramentas de Monitoramento

Acompanhe o que estão falando sobre você. Use e abuse de ferramentas de monitoramento para acompanhar a evolução da sua marca.

A vantagem é que você pode surpreender os seus clientes: Se estão falando bem de você, agradeça; se te criticaram ofereça-lhes a mão com alguma solução.

7. Seja presente

Não desapareça! Nada deixar de atualizar e publicar conteúdo, não pare de falar com o seu consumidor. Continue monitorando e conhecendo o que as pessoas esperam de você e o que estão buscando em seu canal.

8. Acompanhe e mensure

Como saber se está tudo indo bem? Estabeleça uma forma de acompanhar o crescimento do canal de mídia, mensure os dados e compare-os de tempos em tempos.

Conclusão

São só oito dicas e nem são receitinha de bolo (o que nunca funciona em comunicação), mas elas servirão para te ajudar a construir um relacionamento saudável com seus clientes e a conhecer o seu público.

Dica de quem está no meio desse turbilhão de comunicação em tempo real, porque eu trabalho com isso: Seja paciente e responda todas as pessoas com cordialidade; trate cada caso como único e não deixe as pessoas esperando por respostas.

Use a internet e suas ferramentas a seu favor!

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