Social Listening: definição, importância e aplicações

Entenda melhor como Social Listening para alavancar a comunicação com o público, aumentar as vendas e resolver os problemas da marca!

O que é Social Listening?

  • Traduzido do inglês, social listening quer dizer “escuta social”. Ou seja: esta atividade acompanha o que o público fala sobre a sua marca, empresa, serviço, campanha, produto em diversos espaços online, desde redes sociais até blogs, noticiários, artigos, matérias, sites, entre outros. Além disso, abrange as novidades da concorrência, tendências de comportamento do público-alvo, e diz o que pode melhorar em seus resultados..
  • O social listening diz que o público é a origem dos insights, brainstorming e a melhor maneira de fidelizá-lo é dando atenção a ele.
  • Para o social listening funcionar, diversas ferramentas de monitoramento de palavras-chave podem ser utilizadas. O intuito é compilar as informações importantes.
Social Listening: definição, importância e aplicações

Qual é a importância do Social Listening para as marcas?

Quase dois terços dos profissionais de marketing pensam que Social Listening aumentou o valor para a marca no último ano. Esse é um método poderoso para aumentar a satisfação dos seus clientes. As redes sociais têm um grande índice de importância no ambiente de marketing digital.

Se a marca não entra dentro dessa atividade ela já está em uma certa desvantagem em relação aos seus concorrentes que se conectam com o seu público e buscam entender seus desejos, problemas e outras questões relacionadas com sua marca. 

É importante saber que o social listening ajuda a prevenir erros, mostrando o que está em alta e o que está em baixa sobre mercado. 

Como por exemplo, nos comentários de uma rede social, a marca pode ver se o cliente está falando bem dela, do seu produto, ou do concorrente. Isso gera oportunidade para saber o que o público gosta.

É interessante até acompanhar os clientes falando sobre a marca e alguma outra marca  relacionada, podendo gerar algum tipo de patrocínio, colabs, dentre oportunidades de novos produtos.

Principais vantagens

  • Ao fazer social listening e monitorar feedbacks negativos dos clientes, que podem influenciar outras pessoas (clientes ou futuros clientes), é mais fácil e rápido manifestar-se e expor um retorno e uma solução.
  • Nas redes sociais o social listening permite avaliar não só a quantidade, mas também a qualidade dos engajamentos. Às vezes o alto número de comentários pode indicar impacto negativo, por exemplo. 
  • Praticando o social listening, é possível saber diretamente a opinião do público sem mediações. 

Diferença entre Social Listening e monitoramento de redes sociais

São termos bem parecidos, porém há diferenças importantes, principalmente na forma de agir. O próprio nome de um já deixa bem claro o seu propósito “monitoramento de redes sociais”, é monitorar tudo sobre a marca em redes sociais e na internet. 

O social listening também monitora tudo o que é dito e é mencionado sobre a marca nas redes sociais e na internet, porém ele tem um trabalho mais qualitativo. Ele tenta ver como essa marca é acessada e enxergada pelos seus clientes e público-alvo. O monitoramento de redes sociais está dentro do social listening.

Maneiras de praticar Social Listening 

  • As marcas também devem monitorar erros de ortografia em seus nomes. Por exemplo, se sua marca possui duas letras, sua busca também deve incluir a palavra com uma letra só.
  • Procurar por palavras-chave sem estarem marcadas em hashtags ou mencionadas. A busca deve ser feita principalmente pelo nome da marca sem estar mencionada pelo arroba, pois muitas pessoas não o colocam e mesmo assim citam a marca de alguma forma. 
  • Pesquisar pelo nome dos seus produtos e slogans das campanhas.
  • Palavras-chave do nicho de mercado. 
  • hashtags da empresa. 

Maneiras de usar as ferramentas

Existem várias maneiras de utilizar as ferramentas de social listening. Por exemplo:

  • responder os comentários
  • curtir as menções referentes a sua marca
  • monitorar menções da própria marca
  • avaliar o sentimento do público
  • oferecer suporte ao cliente
  • saber das últimas tendências
  • observar a concorrência
  • encontrar influenciadores ideais para a sua marca, gerar insights.

6 Benefícios do Social Listening

  1. Qualificar os leads para venda, convertendo em leads de alto valor. 
  2. A empresa fica a frente das tendências de mercado.
  3. Identificar se a comunicação com o público é eficaz já que é uma forma de saber se a comunicação da marca foi aceita e entendida.
  4. Uma forma de avaliar se as campanhas e ações de marketing tiveram os resultados esperados.
  5. Consegue aproximar mais os clientes reais da buyer persona, a fim de construir estratégias certas para o público-alvo. 
  6. Mostra quais são as melhores plataformas para posicionar sua marca, onde seu público-alvo está mais participativo e ativo. 

As melhores ferramentas para pesquisa

Gratuitas:

Hootsuite Insights 

Análise de milhões de conversas de clientes acontecendo em tempo real. Saiba tendências de mercado e estratégias, gerando relatórios automáticos e inteligentes.

Sprout Social

Essa ferramenta permite gerir as redes sociais, com uma maneira mais fácil de visualização, como o Google Analytics.  

BuzzSumo

Ótima ferramenta para saber os assuntos mais comentados e compartilhados nas redes sociais. Também é possível gerar dados e relatórios dos últimos seis meses.

Tweetdeck

Feita exclusivamente para a plataforma do Twitter, ela permite a busca de muitas palavras-chave de uma maneira abrangente dentro da rede social.

Stilingue

Em uma busca de tempo real, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados, é possível extrair relatórios, despertar insights e responder diretamente seus clientes.

Google Trends

Essa é uma ferramenta com um índice menor de acerto, por apresentar números menos precisos.

Pagas:

Brandwatch 

É uma ferramenta de análise de dados sobre a presença online das marcas. 

Quintly

É uma ferramenta bastante conceituada no mercado e oferece um diagnóstico profundo sobre a marca/empresa na internet.

Mention

Essa ferramenta ajuda a marca a buscar e monitorar o termo desejado para além do universo das mídias sociais. Sendo assim possível identificar as menções em jornais, blogs, artigos… 

Utilizando Social Listening para produção de conteúdo

  • Redes sociais: 

Nas redes sociais o social listening melhora as postagens com insights e ideias inéditas, aproximando-se da buyer persona, entendendo as necessidades e auxiliando o público-alvo, administrando os conflitos e criando análises importantes.

  • Newsletter:

É um formato interessante de ser trabalhado pela marca, pois conversa com seu público-alvo, abrindo espaço para mapear insights e informações relevantes. 

  • SEO:

Outra técnica para produção de conteúdo é saber os assuntos que estão em alta entre o seu público-alvo e a fatia de mercado pertencente é uma boa estratégia para SEO, pois identifica os termos mais relevantes, assim tende a refinar as buscas da marca.

  • Artigo:

As ferramentas são ótimas para entender o público e criação de artigos e textos para blogs, o que pode acarretar de trazer novos leads para a marca por esses veículos. 

  • Memes:

Qualquer tipo de brincadeira hoje em dia na internet tem o poder de viralizar em pouquíssimo tempo. Os memes também fazem parte do social listening, com o intuito das marcas aproveitarem o momento e criarem conteúdo a partir disso. Nesse caso o timing é muito importante. Porém é importante frisar que a marca tem um tom de voz particular e deve respeitar isso. 

Exemplos de Social Listening em redes sociais

A equipe de marketing da escritora Leah Remini, ao lançar o seu novo livro “Troublemaker”, fez uma pesquisa nas redes sociais. Eles queriam entender o sucesso que o livro obteve para trazer mais leitores e futuramente entender quais seriam seus novos projetos. 

A pesquisa mostrou que o público não se identificou tanto com o tema do livro, e sim com a escrita autêntica da autora. Com isso, deixaram de lado então a ideia de intensificar a venda de livros de cientologia. Marcaram bate-papos do público com Leah, para tirar dúvidas e conversas. 

(introduzir imagem no texto – link na imagem) (imagem reprodução: twitter)

No caso da Centauro e da Netshoes elas usaram o social listening para estreitar o relacionamento com o consumidor. As marcas conseguiram estimular a animação nas redes sociais, gerando maior visibilidade para ambas as marcas.

Depois de saber mais sobre esse assunto você já pode entender a sua importância para a marca e começar a pôr em prática. 

Aproveite para compartilhar essas dicas com seus colegas e continuar conferindo nossos conteúdos.

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