Uma das novidades dessa semana é que as páginas de negócios no Brasil terão acesso ao novo recurso de compras no Instagram. A novidade permite aos perfis comerciais, de qualquer tamanho, exibir gratuitamente produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Links diretos levam o usuário às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser realizado e a transação finalizada.
Ao enxergar uma sacolinha de compras no canto superior direito da foto, o usuário já saberá que ali está um produto anunciado. Basta dar um toque na imagem para que as informações sobre preço sejam exibidas, mais um clique leva o usuário para a área de informações sobre o produto, ainda no ambiente do Instagram, e com direito a informações mais completas e outras sugestões de produtos.
Por fim, o clique em “comprar agora” leva o usuário para a loja em si, onde o cadastro e a aquisição dos artigos podem ser feitos da maneira tradicional. O Instagram informou que não tem nenhum controle ou influência sobre o processo de venda em si, nem recebe comissões de acordo com os artigos vendidos a partir de sua plataforma.
A ferramenta agora está disponível no Brasil e em mais sete países: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Nos Estados Unidos o recurso já estava disponível desde o ano passado.
O objetivo é permitir que os usuários possam explorar, conhecer e comprar produtos das empresas que elas seguem por meio do novo botão no aplicativo. A Nama, que produz peças de decoração feitas em impressora 3D, e a loja online de moda feminina Amaro foram as primeiras a testar a ferramenta por aqui.
Como habilitar o recurso
Basta que a empresa crie nove publicações utilizando o formato para que a aba de compras seja habilitada, o que permite a marcação de produtos e a inserção de informações. Esse processo pode ser feito tanto em fotos simples quanto em carrosséis de imagens.