Gestão de Reputação Online

Vivemos hoje em uma sociedade digital. Tudo que acontece é compartilhado na internet, seja bom ou ruim. Você já parou para pensar em como está sua reputação online? Já pesquisou alguma vez seu nome ou da sua empresa no Google? Não? Pois deveria. 

É importante despertar a necessidade pelo zelo de sua reputação pessoal e também da sua empresa. As mídias sociais desempenham um papel fundamental na gestão da reputação.

Mas afinal, o que é Gestão de Reputação Online e por que ela é tão importante?

Gestão da Reputação Online (GRO) ou Online Reputation Management (ORM) mistura marketing, SEO, e táticas de relações públicas para rastrear e melhorar a sua reputação online. 

Quer você esteja começando um novo negócio e queira deixar uma boa primeira impressão, ou esteja procurando por novas oportunidades no mercado de trabalho, sua reputação na internet é muito importante. 

Quase todo processo moderno de compra começa com uma pesquisa online, então uma presença online inexpressiva ou ruim pode arruinar ou levantar um negócio. E mesmo se você não tiver uma empresa, as pessoas estão pesquisando seu nome online, quer você saiba ou não. Pessoas e empresas podem usar a gestão de reputação online para: 

  • Rastrear seu nome e negócios nos resultados de ferramentas de busca.
  • Obter, responder e gerenciar resenhas e feedbacks on-line,
  • Manter uma presença positiva nas mídias sociais, monitorando as menções sociais e removendo ou resolvendo qualquer conteúdo negativo ou indesejado.

Além de digital, vivemos em uma sociedade de referências. E é aí que reside a importância do monitoramento contínuo da reputação online. As relações sociais migraram para o ambiente digital onde consumidores compartilham informações sobre produtos e experiências a todo momento, em tempo real, na palma da mão. 

Além disso, sites de busca também indexam no resultado de suas pesquisas informações publicadas nas redes sociais. Se um consumidor faz uma pesquisa sobre seu produto/serviço na internet e encontra referências negativas, a probabilidade dele adquiri-lo é bem pequena. 

Na esfera pessoal também podemos fazer uma reflexão. Pense na situação: você está participando de um processo seletivo para uma vaga de emprego e o responsável pela seleção procura informações suas na internet. 

Ao encontrar referências negativas em seus perfis nas redes sociais, como por exemplo postagens antiéticas e comprometedoras, suas chances de ser contratado são certamente diminuídas. 

Por isso é fundamental incluir a gestão da reputação na estratégia de presença online.

Sua reputação online é muito duradoura

Se alguém publicar algo desagradável sobre você on-line, isso pode colocá-lo em uma desvantagem significativa a longo prazo, principalmente se você não estiver ciente disso. Você pode nunca saber por que não conseguiu o apartamento que desejava, ou por que uma oferta de emprego nunca chegou ao seu destino depois daquela entrevista fantástica.

É fundamental monitorar o que os outros estão dizendo sobre você na Internet e então tomar medidas para corrigir qualquer tipo de situação desfavorável. 

Pelas mesmas razões, você deve ficar de olho no que você mesmo publica. 

Por causa das mídias sociais, mesmo mensagens de décadas atrás podem voltar para assombrar você. Nós podemos ver hoje que, com a chamada “cultura do cancelamento”, tudo o que postamos na internet pode ser potencializado a situações muito complicadas do ponto de vista ético.

5 etapas para gestão da reputação online:

Você deve ter controle sobre as informações que aparecem quando as pessoas procuram por você online, a fim de administrar sua reputação online. Reunimos uma lista de cinco passos para ajudá-lo nesse objetivo.

Analise suas informações

Antes de mais nada, você precisa pesquisar regularmente a web com termos de busca como seu nome completo ou o nome de sua empresa; pesquisar sites de resenhas de usuários tanto para boas quanto para más opiniões; e pesquisar as mídias sociais relacionadas ao seu nome ou sua marca.

Criar um Alerta Google para você mesmo é um primeiro passo simples e direto que você pode dar agora mesmo; inscreva-se neste serviço gratuito e você receberá notificações quando aparecerem novos resultados de busca do seu nome no Google.

Estabeleça sua presença online postando conteúdo relevante e regular

Você já tem um website? Hoje em dia praticamente todas as empresas tem, mas muitas pessoas ainda não deram este simples passo. Mesmo que você já use mídias sociais, um site pode te ajudar a proteger e cuidar da gestão de sua reputação on-line.

Ao construir seu site, a melhor opção sempre será ter seu nome completo ou seu nome completo e sua profissão na URL. Esta etapa não só ajudará as pessoas a encontrar seu website quando procurarem por você online, mas também evitará que outra pessoa tenha um website com seu nome atrelado a uma imagem completamente diferente da sua ou da sua empresa.

Obviamente ter uma  presença forte nas mídias sociais é essencial. E rever constantemente sua atividade nas mídias sociais também é muito importante nestes tempos de “cultura do cancelamento”.

Responder prontamente a reclamações e críticas

A maioria dos incêndios na Internet normalmente pode ser apagada com um simples pedido de desculpas ou com algumas ações estratégicas de sua parte.

Considere uma reclamação no Twitter ou Facebook sobre sua empresa como uma oportunidade de mostrar seu maravilhoso serviço de atendimento ao cliente e seu compromisso com a satisfação do seu público.

Seja proativo com seus feedbacks e resenhas

O objetivo desta fase é promover sua marca e a comunidade ao redor dela, colaborando com amigos e clientes satisfeitos para gerar uma publicidade favorável sobre sua empresa.

Basta pedir aos clientes de longo prazo ou de alguma forma satisfeitos que o avaliem em sites de revisão como Yelp, Google +, ou o site mais relevante para sua indústria. Os feedbacks positivos em redes sociais também são uma forma de validação social muito eficiente.

Admita seus erros

Se você ou sua organização estão sendo investigados por um escândalo legítimo ou suposto, nunca custa pedir desculpas.

Mostrar responsabilidade ajuda a aliviar situações desconfortáveis com os clientes e fortalece as conexões com o público. Também demonstra aos clientes que você e sua organização são honestos e transparentes.

Crie seu pedido de desculpas com o objetivo real de ser dono do problema e resolvê-lo. Procure abordar diretamente as principais questões levantadas pelos consumidores ou pela mídia e explicar o que você está fazendo para retificar a situação.

Recapitulando: ideias chave para a gestão de reputação online

Para finalizar, aqui estão alguns conceitos que servem como base para a grande maioria dos esforços de gerenciamento de reputação on-line. Lembre-se de tê-los em mente ao executar sua estratégia.

É melhor prevenir do que remediar. Um muro de conteúdo bom e sólido sob seu controle atua como proteção contra surpresas inesperadas. Isso torna muito mais difícil que resultados desfavoráveis ou enganosos subam ao topo.

Qualidade e variedade. As maiores estratégias de gerenciamento de reputação geram uma gama diversificada de conteúdo único e de alta qualidade que é distribuída por inúmeros canais. É mais provável que as pessoas (e os mecanismos de busca) acreditem numa história quando todos a estão contando.

Crie conteúdo exclusivo. Algumas pessoas tentam esconder problemas de reputação na Internet postando a mesma linguagem ou linguagem idêntica em dezenas de websites de baixa qualidade. Não caia neste erro. Parece artificial e é facilmente detectado pelos mecanismos de busca. Você vai acabar perdendo muito tempo e dinheiro na construção de sites que não duram.

Concentre-se em gerar backlinks de alta qualidade. Quanto mais sites se conectarem ao seu, mais alto ele será classificado. Procure sites que estejam dispostos a se conectar a seus materiais regularmente, e entre em contato com eles.

Todos temos que estar conscientes do poder da voz do público na internet. O ponto chave é estar preparado para enfrentar as adversidades. E o gerenciamento da reputação online é peça fundamental nesse processo.

Abaixo, um infográfico retirado do site socialwayne.com sobre a importância da reputação online.

Infographic Online Reputation

Então, o que achou dessas dicas? Você faz sua gestão de reputação online? Se ainda não, por onde pretende começar? Conte para nós aqui nos comentários!

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