Inbound Marketing

Junte SEO, Mídias Sociais, Link Building e muita vontade de conquistar seus usuários. A prática não é tão nova, porém, nem todo mundo ainda conhece ou se dá conta de sua importância.

O conceito de Inbound Marketing defende que ao invés de fazer publicidade atrapalhando aquilo que o consumidor quer de fato ver, você deve oferecer conteúdo relevante e interessante. Por exemplo, você realmente presta atenção em todos aqueles comerciais que aparecem no começo de vídeos no Youtube? Bem, a minha reação é clicar sem pensar duas vezes em “ignorar este anúncio”, afinal, já me bastam os comerciais que eu sou obrigada a ver na televisão.

Essa estratégia foi criada para que ao invés de comprar atenção de seu usuário, você a conquiste. Além de economizar muito em publicidade você ainda ganha à confiança e interesse de seus usuários, convertendo tudo isso em lucros. Como fazer isso?

Gerar conteúdo de qualidade para seus usuários com informações úteis – que talvez eles não saibam que precisam, mas vão adorar quando você mostrar a eles (ninguém imaginava que precisaria de um celular um dia, mas hoje ninguém vive sem, né?).

Explore as qualidades do seu produto. Ao invés de ficar repetindo toda hora ao seu cliente em um anúncio “Compre esse notebook”, por exemplo, mostre tudo o que o produto pode fazer por ele, não de uma forma invasiva empurrando o produto, mas explicando de forma clara todas as vantagens e induzindo ele mesmo a desejar aquilo.

Pare de atirar para todos os lados. Ao invés de criar uma campanha genérica tentando convencer poucos, crie algo direcionado para conquistar e fidelizar seu usuário/cliente.

Tudo isso pode ser feito através de meios que vocês já devem estar bem familiarizados: podcasts, e-books, White papers, infográficos, estudos de caso, vídeos, tutoriais e etc.

Dados que vale a pena ficar atento:

  • 84% de usuários de 25 a 34 anos deixaram de acessar um de seus sites favoritos por se incomodarem com anúncios invasivos e/ou irrelevantes.
  • 57% das empresas adquiriram clientes por meio de seu blog corporativo.
  • 67% das empresas B2C e 41% das B2C adquiriram clientes pelo Facebook.
  • 91% dos usuários de e-mail fazem opt-out de e-mails que aceitaram receber antes.*

#Ficadica

*Dados do ano de 2010.

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