Como divulgar seu trabalho de nutricionista nas redes sociais

Nutricionista nas redes sociais
Imagem: Google

Como criar uma estratégia de divulgação para o meu trabalho de nutricionista?

Geralmente o trabalho de nutricionista ou de coaching em nutrição e saúde são operações de uma só pessoa, o que significa que você pode não ter um departamento de marketing à sua disposição. Como resultado, é fundamental desenvolver uma estratégia de marketing digital simples e sucinta.

Defina sua presença online

Os nutricionistas têm muito potencial no Instagram porque lá existe um apelo visual para as pessoas. Em histórias ou vídeos no Instagram, você também pode adicionar detalhes curtos e curiosidades sobre seu serviço.

Além do Instagram, comercializar seu serviço em uma página profissional do Facebook, usar anúncios pagos e tirar proveito de outras redes sociais como o Linkedin Business e o Pinterest podem ser ótimas opções.

Uma vez estabelecido o tipo de material e a frequência das postagens, você pode começar a trabalhar. Aprenda como agendar suas postagens com antecedência e tire algum tempo para produzir conteúdo original, principalmente imagens. Mantenha as coisas simples se você está começando agora! 

Validação social

Provas sociais são extremamente importantes na publicidade de um negócio e na conquista de novos clientes, especialmente se melhorarem a qualidade de vida de alguém. 

O depoimento ou avaliação deve ser publicado em suas redes sociais e depois colocado em seu website para benefícios de SEO, bem como para que as pessoas possam entender e acreditar no que você está fazendo. 

Profissionais com mais avaliações 5 estrelas atraem mais clientes por razões óbvias. Como nutricionista, os depoimentos aumentam a credibilidade de sua marca.

Cases de sucesso como nutricionista

Outra técnica eficaz para divulgar seu trabalho de nutricionista é através de um estudo de caso. Você pode desenvolver uma apresentação bem detalhada que discute o problema do cliente e como você foi capaz de resolvê-lo, por isso essa é uma técnica de marketing muito eficaz. 

Talvez outra pessoa esteja passando por um problema semelhante ao do cliente no estudo de caso; o estudo de caso irá tranquilizar o público de que você pode auxiliá-lo e resolver o problema. 

Os estudos de caso são baseados em dados porque são suficientemente realistas para que o público o reconheça como um especialista no assunto de nutrição. Por fim, parece mais genuíno e empático para seu público.

O poder dos e-books

As pessoas ficam mais interessadas quando você lhes fornece algum serviço gratuito, como um e-book, aconselhamento gratuito por 30 minutos, uma amostra grátis de suplemento, entre outros. 

Você pode reunir suas principais sugestões nutricionais em um e-book e oferecê-las como um download gratuito em seu site e perfis de mídia social. O “brinde” atrai mais visitantes ao seu site e os incentiva a dar um  pequeno passo antes de entrar em contato com você. Você pode até coletar seus e-mails em troca do download do livro e construir uma base sólida de leads.

Perfil da Empresa Google

Classificar seu perfil comercial no Google, independente da classificação nos resultados dos mecanismos de busca, pode ajudá-lo a atrair novos clientes para o seu negócio. O antigo Google Meu Negócio é uma listagem de serviços simples de usar e muito importante, e você pode ver aqui como começar.

Aprendendo com um case de sucesso a divulgar seu trabalho de nutricionista nas redes sociais

Se você é um profissional da área de Nutrição saiba que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho. A nutricionista Andreia Borges, é um bom exemplo disso. Ela criou o Programa Nutrideia, onde realiza o trabalho de Coaching de Emagrecimento. Andreia aprendeu a divulgar o seu trabalho nas redes sociais, como no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope.

Acompanhe a seguir a entrevista em que Andreia Borges conta como ela começou a desenvolver o seu negócio utilizando os recursos das redes sociais, quais foram as maiores dificuldades do seu início como empreendedora e como está o cenário atual para os profissionais de nutrição no Brasil.

Andreia Borges é a criadora do Nutrideia, onde faz o trabalho de Coaching de Emagrecimento (Foto: Arquivo Pessoal)

Digitais do Marketing: Andreia, como e quando surgiu a ideia do seu negócio?

Andreia Borges: A ideia do meu negócio (Nutrideia – Nutrição + Coaching de Emagrecimento) surgiu quando eu ainda estava na faculdade, tem mais de dez anos. Surgiu da minha percepção em notar que na faculdade de Nutrição ensina-se o que comer, mas não se ensina como mudar as crenças, hábitos e como mudar a cabeça para conseguir um emagrecimento definitivo.

Digitais do Marketing: Você demorou quanto tempo para colocar seu projeto em prática? E quais foram as suas maiores dificuldades?

Andreia Borges: Demorei anos, pois demorei a conhecer o coaching.  A maior dificuldade foi não ter clareza da ferramenta que estava faltando para completar o meu atendimento nutricional.

Digitais do Marketing: Desde o início do seu negócio você o divulga na web?

Andreia Borges: Não, comecei há aproximadamente sete meses.

Digitais do Marketing: Como surgiu o insight de que a internet seria uma ótima aliada para o seu negócio?

Andreia Borges: insight surgiu quando vi uma foto da Ana Tex no qual ela falava da consultoria prestada pelo Fábio Felippe.

Digitais do Marketing: Você tem algum conhecimento do Marketing Digital ou teve ajuda de alguém da área?

Andreia Borges: O conhecimento que tenho de Marketing Digital é superficial, apenas o que acompanho de feras na área como Fábio Felippe e Ana Tex. Mas tenho total consciência que investir em Marketing Digital é a melhor forma de alavancar os negócios e atrair clientes atualmente. Contratei a consultoria do Fábio Felippe o que fez com que eu percebesse um mundo de possibilidades na internet. Foi excelente!

Digitais do Marketing: Como está o mercado atualmente para os profissionais de Nutrição?

Andreia Borges: O mercado está fenomenal, nunca esteve melhor.

Digitais do Marketing: Você pode dar algumas dicas as nossas leitoras de como começar uma vida mais saudável em 2016?

Andreia Borges: “Não coma nenhum alimento que a sua bisavó não reconheceria como comida”. Coma comida de verdade (carnes em geral de gado, frango, peixe, etc., legumes e verduras da estação, queijos de todos os tipos, amarelos também, ovos e leite fresco integral). Não consuma alimentos que possuem ingredientes com nomes impronunciáveis. Não consuma alimentos que ficam meses na prateleira, prefira alimentos que estraguem rápido, ou seja, sem conservantes. Perca o medo da gordura natural dos alimentos, elas são excelentes para a saúde. Nunca utilize margarina, apenas manteiga. Fuja de alimentos diet,  light e desnatados. Nunca utilize óleos de soja, canola, milho e girassol, apenas óleo de coco, azeite e banha de porco. Exclua açúcar e farinha de trigo definitivamente da sua vida e procure um nutricionista que trabalhe com a linha Paleo.

Digitais do Marketing: Como os profissionais de Nutrição, como você, podem começar a divulgar o negócio deles na internet? Quais seriam as dicas que você daria a eles?

Andreia Borges: Em primeiro lugar, tenham um site. Depois faça uma conta no Instagram, uma fanpage no Facebook e comece a gerar conteúdos relevantes em suas redes sociais. Se for possível, contrate um profissional da área para dar mais orientações. Siga perfis de profissionais da área que já estão se destacando e siga o mesmo caminho, mas sem copiar, coloque sempre a sua personalidade no seu trabalho.

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