Você sabe por que é necessário criar um anúncio especialmente para o Instagram ao invés de utilizar o mesmo conteúdo publicado em outras plataformas? Cada plataforma possui as suas próprias limitações, sendo preciso individualizar as publicações e construí-las já considerando onde serão publicadas.
Como o Instagram é uma plataforma mais visual, além de construir um texto adequado é preciso selecionar uma imagem interessante ou criar vídeo altamente atrativo.
Ademais, a estrutura do texto apresenta as suas próprias particularidades. Em um anúncio no Facebook, por exemplo, você pode colocar links clicáveis no corpo do seu texto, enquanto no Instagram qualquer link adicionado não será clicável. Por isso, adicionar um link nesta rede social será uma total perda de tempo, fazendo mais sentido colocar no lugar um CTA (do inglês, call to action), ou seja, um pedido para executar uma ação, como clicar no link presente na sua bio.
Outro ponto que é necessário prestar atenção é que a estrutura utilizada nos stories precisa ser pensada de maneira diferente do seu feed. Como nos stories, o tempo de visualização é de apenas 15 segundos e o seu público não tem tempo de ler um conteúdo longo.
Um anúncio curto com uma imagem cativante e um CTA é uma ótima maneira de conseguir bons resultados com seu anúncio nos stories.
Independente do local que você está colocando seu o conteúdo, seja em um site, nas redes sociais ou em um e-mail, é preciso que a voz da sua marca seja a mesma, permitindo assim que ela seja facilmente reconhecida e gere uma ligação com o público. Você pode mudar um pouco o tom de acordo com a plataforma, mas é preciso que o seu conteúdo seja coerente em todos, assim como os valores que você expressa. Caso contrário, corre o risco de perder a conexão que já possui com a sua audiência
O melhor anúncio é aquele que fala com uma pessoa, fazendo com que ela se sinta sendo ouvida e entendida. Já falar com um grupo de pessoas faz com que a sua mensagem tenha menos impacto. As políticas de anúncios do Facebook e Instagram são rígidas quanto a linguagem e um anúncio falando diretamente com alguém ou deixando implícito atributos pessoais para atrair audiência pode ser rejeitado.
Um bom recurso para conseguir se comunicar com uma pessoa e ainda respeitar as políticas de uso é criar frases condicionais, utilizando o “se”. Por exemplo, “se você estava procurando por uma maneira de dormir melhor, seus problemas acabaram”.
É interessante testar também diferentes tamanhos de anúncios no seu feed para entender o que faz sentido para o seu público. As mesmas técnicas de storytelling utilizadas no orgânico ainda podem ser utilizadas em conteúdo promovido dependendo do seu público-alvo.
Vale lembrar que no feed do Instagram o que aparece são apenas as duas primeiras linhas. Para continuar lendo, é preciso clicar no botão “mais”. Por isso, é essencial captar o interesse nessas duas primeiras linhas e incentivar que a pessoa clique para saber mais. Outra maneira é escrever a sua mensagem completa de maneira que caiba nessas duas linhas.
Se o seu produto ou serviço foi criado como uma solução para um problema, deixe claro qual é esse problema. As pessoas vão se interessar no seu anúncio, caso elas tenham a dificuldade que foi diretamente citada, sendo mais provável que executem a ação pedida. Uma boa maneira de fazer isso é colocar esse problema em forma de pergunta para atrair uma audiência qualificada.
Como o Instagram ainda não é uma plataforma majoritariamente para compras, mesmo que alguém tenha se interessado pelo anúncio, isso pode não ser suficiente para clicar e comprar o produto. Uma maneira de estimular é fazer uma promoção exclusiva nesta rede social e deixar isso claro no seu anúncio, como colocando frases como “100 unidades em promoção” ou “preço exclusivo”.
Deixe claro para os consumidores o que eles precisam fazer, através de um CTA. Por exemplo, “arraste aqui para comprar” ou “clique no link na minha bio”, deixando fácil até para pessoas que não utilizam tanto o Instagram, incentivando-as a clicarem naquele momento ao invés de continuar navegando na rede.
Para fazer um bom anúncio, tenha em mente em qual parte do funil de vendas aquela pessoa está. Talvez o seu anúncio não seja para vender o produto, mas para criar na sua audiência o reconhecimento de um problema. O anúncio precisa ser desenhado considerando todas essas particularidades e ter apenas um CTA, aumentando assim a probabilidade de que o indivíduo realmente execute aquela ação.
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