Crowdsourcing: qual plataforma escolher?

O termo “crowdsourcing” tem crescido muito nos últimos anos. É a técnica de recrutar a cooperação de um grupo de indivíduos para completar trabalhos ou projetos complexos, a fim de conseguir ajuda com questões como fundos, idéias e mão-de-obra.

As plataformas de crowdsourcing estão sendo utilizadas por um número crescente de pequenas e grandes empresas. Nomes como Fiat, Netflix, Unilever e Google fazem parte delas.

O Crowdsourcing cobre uma ampla variedade de tarefas, desde o nome da marca até serviços de design gráfico de baixo custo, testes de software e usabilidade e inovação empresarial (este site, inclusive, é alimentado pelo crowdsourcing).

Tipos diferentes de crowdsourcing

O Crowdsourcing pode ser adotado para resolver uma ampla gama de problemas. Plataformas de crowdsourcing são utilizadas por muitas empresas para encontrar respostas a trabalhos especializados, tais como design gráfico, revisão e testes de software.

As empresas também usam sites de mídia social como Twitter e Facebook para buscar inspiração para novos produtos e serviços.  Este tipo de mobilização coletiva ajuda a aumentar o envolvimento de apoiadores e clientes, ao mesmo tempo em que aumenta o sucesso corporativo.

O Crowdsourcing é usado até mesmo por grandes grupos de tecnologia como Google e Apple. O aplicativo de Crowdsourcing do Google, por exemplo, permite que sua comunidade de usuários ofereça ideias e soluções para problemas com os produtos e serviços do Google.

Sem mencionar, possivelmente, o exemplo moderno mais conhecido de crowdsourcing: Wikipedia, a enciclopédia online de crowdsourcing.

A Internet está repleta de sites de crowdsourcing, devido à enorme popularidade do modelo, então sabemos que fica difícil escolher qual plataforma usar.

Trouxemos aqui uma lista de nossos sites favoritos de crowdsourcing e os colocamos à prova. Essas são todas plataformas fantásticas, mas nem todas são apropriadas para todas as situações.

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma delas:

As melhores plataformas de crowdsourcing para 5 diferentes situações

Financiamento: Kickstarter e Indiegogo

Kickstarter

O Kickstarter opera numa base de tudo ou nada, o que significa que o organizador da campanha não recebe fundos a menos que e até que atinja sua meta de financiamento. Isto reduz o risco tanto para empresários quanto para investidores. Os contribuintes não se sentem como se tivessem investido em uma causa sem perspectivas, e os criadores são encorajados a estabelecer metas de financiamento realistas.

É completamente livre para se inscrever em uma conta Kickstarter. Se seu projeto for financiado com sucesso, o Kickstarter mantém 5% do valor total arrecadado mais um adicional de 3% a 5% em taxas de processamento de pagamento.

Indiegogo

Você pode iniciar uma campanha de crowdfunding para qualquer conceito ou produto que desejar lançar com o Indiegogo, que é acessível em 235 países e territórios. Você pode começar a coletar fundos no site criando uma campanha que dura até 60 dias e custa 5% de taxa de plataforma mais 3,2% de taxa de processamento de terceiros.

Suas opções permitem que você promova sua campanha integrando-se com outras plataformas, como Meta e Google. Após completar sua captação de recursos, você receberá seus fundos em sua conta dentro de 15 dias úteis. Você também pode se tornar um apoiador e investir em um dos vários tipos de idéias e produtos disponíveis.

Criação de conteúdo: Patreon

Patreon é uma das mais populares plataformas de crowdfunding para criadores de conteúdo, artistas e músicos que buscam monetizar seu trabalho. São mais de 200.000 criadores e mais de 6 milhões de patronos, de acordo com seu site.

Muitos criadores do YouTube agora usam Patreon para complementar seus ganhos, fornecendo conteúdo exclusivo, bate-papos ao vivo e brindes.

A plataforma toma parte de seus ganhos mensais, começando em 5%, dependendo do plano que você escolher.

Testes & Usabilidade: uTest

Os testes de usabilidade são críticos para qualquer empresa, grande ou pequena. A plataforma uTest permite que você faça testes on-line.

Este site de crowdsourcing tem “18.000 profissionais de QA de 150 países”, o que o torna um excelente lugar para testar seu produto.

Portanto, seja para o design de seu site, jogos, design de aplicativos móveis ou serviços, este site vai ajudar a fazer testes de usabilidade de forma profissional.

Inovação: Chaordix

Chaordix pode ser usado pelas empresas à procura de respostas diferentes para um problema.  Este mercado de negócios é adequado para empresas ou indivíduos que querem envolver especialistas ou até mesmo amadores em iniciativas que requerem sua opinião.

Por exemplo, se você estiver pensando em estabelecer uma identidade de marca, você pode buscar orientação de especialistas. Quando pequenas e grandes empresas estão procurando idéias de colaboradores, este site é, sem dúvida, um serviço único.

Design e Produção: Ponoko

Ponoko oferece acesso a um grande número de designers de produtos. A plataforma pode lhe ajudar a fazer um brainstorming para a capa de seu livro ou qualquer outro projeto de produto. 

Isto significa que você não terá que pagar designers caros e experientes para desenvolver seu design de produto porque esta plataforma pode fazer isso. Tudo o que você tem que fazer é postar uma foto e buscar conselhos da comunidade criativa da Ponoko. 

O que é crowdsourcing nas mídias sociais?

Os negócios de crowdsourcing utilizam as redes sociais como uma ferramenta para reunir e combinar uma ampla gama de conteúdos, recursos e participação de um grande número de pessoas.

Usando princípios de crowdsourcing, o trabalho crowdsourcing pode se manifestar de muitas maneiras – em particular, os sites de mídia social permitem aos usuários compartilhar ativamente suas próprias informações, fatos, argumentos e assim por diante com outros.

Se você quiser dar um boost no seu gerenciamento de mídias sociais, recomendamos também verificar nossa lista das melhores ferramentas de gerenciamento.

Aproveite a expertise das multidões

O Crowdsourcing permite que as empresas se tornem um grupo maior e mais diversificado de capacidade criativa, reunindo muitos cérebros. Se trata de uma abordagem rápida para descobrir idéias, seja para propostas inovadoras de produtos ou para a divisão de grandes projetos em micro tarefas.

Porém, nem todos os projetos são adequados para o crowdsourcing, mas se você o fizer bem, você pode deslanchar a próxima ideia de um milhão de dólares.

Você já usou alguma dessas plataformas? Qual tem sido sua experiência até o momento? Por favor, deixe um comentário e nos diga o que você pensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.