SEO para Shopee: saiba como ranquear os seus anúncios

Nesse artigo irei te mostrar como otimizar seus anúncios na Shopee para que eles apareçam em primeiro lugar nas buscas. A partir de uma estratégia simples e eficaz baseada em SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) – você irá aumentar as visitas na sua loja e alavancar a venda dos seus produtos!

Otimize a sua loja com palavras-chave

Uma palavra-chave é ou uma palavra mesmo ou uma frase curta que os usuários digitam no mecanismo de busca. 

Exemplos de palavras-chave no Shopee
Exemplos de palavras-chave no Shopee

O pulo do gato é encontrar as palavras-chave certas e otimizá-las para aumentar o tráfego da sua loja.

Passo 1: encontre as palavras-chave certas

Para encontrar as palavras-chave certas existem desde ferramentas gratuitas até as mais completas e pagas. Algumas opções: Ahrefs, SEMrush, Google Keyword Planner e Ubersuggest.

Como saber se uma palavra-chave é adequada? Ela tem que corresponder aos seguintes critérios:

  • Alto volume de pesquisa
  • Dificuldade de palavra-chave baixa
  • Alto potencial de tráfego

A seguir, vamos explicar melhor o que significa cada um desses critérios. 

Dificuldade de palavra-chave baixa

Numa escala de 0 a 100, o quão difícil é classificar uma palavra-chave específica nos mecanismos de pesquisa? 

Quanto menor a dificuldade da palavra-chave, mais fácil é classificar a palavra-chave.

Os principais fatores que dificultam a classificação de uma palavra-chave são a quantidade de páginas já existentes na web de concorrentes de alta qualidade com essa palavra-chave em foco e quantidade de backlinks que essas páginas de concorrentes possuem. 

Alto volume de pesquisa

Qual o volume de buscas feitas desta palavra-chave durante um período de tempo específico? 

Quanto mais buscas uma palavra-chave tiver, mais pessoas estão interessadas ​​nesta pesquisa. 

Alto potencial de tráfego

Qual é a estimativa de tráfego que a sua loja pode receber se você classificar com sucesso uma palavra-chave? 

Quanto maior o seu potencial de tráfego, maior o tráfego que a sua página receberá após você conseguir ranquear para uma palavra-chave.

3 dicas para encontrar a melhor palavra-chave para a sua loja na Shopee

  1. Pesquise uma variedade de palavras-chave diferentes relacionadas ao seu produto
  2. Compare a dificuldade da palavra-chave, o volume de pesquisa e o potencial de tráfego
  3. Escolha a palavra-chave que tem uma dificuldade de palavra-chave baixa e um volume de pesquisa e potencial de tráfego relativamente altos em comparação com o resto

Exemplo: “saia rosa” é uma palavra-chave boa para a qual você pode otimizar se vender esse produto. Tem uma dificuldade de palavras-chave relativamente baixa com alto volume de pesquisa e potencial de tráfego.

Exemplo de palavra-chave com bom volume de busca e boa dificuldade SEO
Exemplo de palavra-chave com bom volume de busca e boa dificuldade SEO

Para entender mais sobre estratégias de SEO, veja aqui SEO para quem não conhece SEO.

9 dicas para otimizar a sua loja na Shopee com SEO:

  • Inclua o nome da sua loja e use termos como “loja online” e “loja oficial”
  • Indique o país em que a sua loja está e para quais mercados faz o envio
  • Adicione informações personalizadas como horário de funcionamento
  • Crie autoridade inserindo links para seu site oficial e canais de mídia social
  • Se possível, insira a palavra-chave uma ou duas vezes na descrição da sua loja
  • Evite utilizar excessivamente a sua palavra-chave para não parecer spam
  • Evite utilizar emoticons, hashtags e símbolos 
  • Na sessão “Texto” na Descrição da sua Loja aproveite para compartilhar mais sobre seus produtos, promoções futuras e vouchers.
  • Inclua palavras-chave relevantes nesta descrição.
Exemplo de loja com boa descrição no Shopee

8 boas práticas de otimização com SEO para as descrições de produtos na Shopee:

  • Nomeie o seu produto com no máximo 120 caracteres e inclua informações importantes, como marca, modelo, cor e tipo.
  • Faça descrições para cada lista de produtos precisas e detalhadas, com pelo menos 20 caracteres.
  • Para produtos mais simples, como roupas, 125 a 150 palavras são suficientes.
  • Insira a palavra-chave uma a duas vezes na descrição dos produtos.
  • Coloque seus produtos na categoria correta e adicione os atributos do produto.
  • Insira perguntas frequentes do comprador (FAQs).
  • Faça textos originais, não copie descrições genéricas de outras lojas. 
  • Novamente, evite utilizar excessivamente a sua palavra-chave para não parecer spam.

Como subir imagens otimizadas para SEO na sua loja do Shopee

  • Carregue imagens de boa qualidade e relevantes 
  • Resolução/tamanho: pelo menos 500 x 500 pixels de dimensão (mínimo de 72 dpi)
  • Utilize a palavra-chave no nome do arquivo de imagens relevantes
  • Comprima imagens para acelerar o tempo de carregamento da página 
  • Não utilize imagens sem foco ou pixeladas

Otimize a sua loja com backlinks

O primeiro passo é pegar o link da sua loja. Veja na imagem abaixo o passo a passo:

Passo a passo para pegar o link da sua loja no Shopee

Quando sites externos confiáveis ​​são vinculados à sua loja, o mecanismo de busca irá reconhecer a sua página como mais confiável e seu ranqueamento poderá melhorar.

4 formas de conseguir links para a sua loja Shopee

1 – Certifique-se de que suas páginas de mídia social estejam vinculadas à sua loja

2 – Garanta que seu site pessoal tenha links para sua loja

3 – Colabore com outras empresas e faça parcerias

Entre em contato com outras empresas e explore oportunidades para colaborar e trocar links para a loja/site um do outro.

Dependendo de seus produtos, você pode buscar parcerias com outras lojas que ofereçam bens ou serviços complementares.

4 – Colabore com um blog 

Entre em contato com sites e ofereça-se para escrever para eles. No artigo ou na seção de biografia do autor, você pode incluir um link para sua loja.

Dependendo do tipo de produto que você vende, você pode procurar blogs que publicam conteúdo adequado à sua categoria de produto.

Os blogs que aceitam postagens de convidados geralmente têm uma página “Escreva para nós”.

Dica:  Você pode encontrar esses blogs usando o Google para pesquisar páginas que incluam o termo “escreva para nós” e palavras relacionadas ao(s) seu(s) produto(s).

Quer se aprofundar ainda mais em SEO? Veja neste artigo que preparamos para você 6 erros de pesquisa de palavras-chave que acabam com seu SEO.

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