Social Media Optimization: tudo que você precisa saber

Você já parou para pensar em como mídia social e SEO são duas estratégias super interligadas? As duas são inbound e focam na construção de uma presença online sólida para engajar de forma orgânica o público-alvo para o seu produto/serviço. 

E ter uma presença sólida nas redes sociais aumenta diretamente como você aparece no ranking de busca. Por isso, você deve investir o seu tempo em Social Media Optimization, ou otimização de mídia social (SMO). 

Por que Social Media Optimization é importante?

A otimização de mídia social (SMO) te ajudará a tirar o melhor proveito de sua presença nas redes sociais. 

Por isso, você deve ser capaz de otimizar seu perfil e postagens de mídia social para obter retorno máximo. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo. 

E lembre-se: a otimização de mídia social não é sobre sua estratégia de mídia social como um todo. É uma oportunidade de tornar o que você tem feito ainda melhor.

O que é otimização de mídia social?

A otimização de mídia social é o processo de melhorar seu conteúdo nas redes com o intuito de atingir os melhores resultados possíveis: crescimento acelerado no número de seguidores, maiores níveis de engajamento, mais cliques, conversões etc.

A otimização de mídia social pode acontecer através de muitas técnicas e táticas diferentes, mas sempre se baseará em alguns princípios: análise das métricas e pesquisa/análise com o público ou com os concorrentes.

A otimização de mídia social não é sobre sua estratégia de mídia social como um todo. É uma oportunidade de tornar o que você tem feito ainda melhor.

Principais benefícios do Social Media Optimization

Utilizar as táticas corretas de otimização podem trazer diversos benefícios para as suas mídias sociais, como: 

  • Fortalecer a sua presença online
  • Criar conexões e engajamento mais profundo com o seu público 
  • Aumentar o reconhecimento da sua marca 
  • Melhorar o alcance do seu conteúdo nas redes sociais
  • Melhorar a qualidade dos leads coletados por meio de canais sociais 
  • Alavancar as suas vendas, seja de produto ou serviço, nas redes sociais

Guia de otimização das mídias sociais 

Como hoje em dia “todo mundo” tem rede social, pode parecer simples uma marca ter presença digital. Porém, existe todo um trabalho que ocorre por trás para garantir que as redes estejam de fato dando o seu maior retorno possível. 

 1. Entenda o melhor dia e horário para postar 

Cada página tem uma dinâmica própria. Por exemplo, um bar que abre somente à noite, provavelmente terá maior engajamento em horários mais a tarde e perto do final de semana. Já um perfil de um médico, terá outra dinâmica completamente diferente. 

Descobrir o melhor dia e horário para postar nas mídias sociais não é trivial. Mas as próprias redes sociais oferecem nos insights qual é o melhor horário para a sua marca postar. E como tudo, o ideal é ir fazendo experimentações e analisando as métricas. 

Para conseguir manter uma constância no dia e horário perfeito, uma ferramenta de agendamento online é um ótimo investimento. Existem ferramentas pagas, como o Hootsuite e MLabs, e ferramentas gratuitas como do próprio Facebook, o planejador do Business Facebook

2. Otimize a sua biografia

A sua bio nas redes sociais é o seu cartão de visita, a primeira coisa que o novo usuário irá ver. É fundamental que rapidamente esse lead em potencial entenda quem você é e o que você oferece. Algumas informações para você incluir na sua bio:

  • Quem você é
  • Qual o seu produto/serviço 
  • Temas que você trata 
  • O tom da sua marca (para quem você fala, como você fala, etc) 
  • Como entrar em contato com você
  • CTA – uma chamada para ação para que os visitantes vão para o seu site ou loja virtual

Se você precisa divulgar mais de um link, utilize uma ferramenta, como o One Click Bio ou o Linktree, para criar uma árvore de links.

Exemplos de bios otimizadas:

Exemplo de bio otimizada e utilização de árvore de links
Exemplo de bio otimizada e bom uso de palavras-chave

3. Otimize seus links com UTMs

Como já afirmamos, um dos pilares da otimização é a mensuração. E se você pudesse rastrear como o seu público interage com os seus links? Metrificar o comportamento do seu cliente permite que você veja quais postagens geram mais tráfego de seus links e quais não. 

Para fazer essa análise do comportamento, adicione UTMs aos seus links. Saiba neste artigo o que são UTMs, como funcionam e como adicionar. 

4. Garanta que suas imagens tenham o tamanho ideal

As redes sociais são extremamente visuais. Então certifique-se que as imagens do seu perfil pareçam profissionais, tenham o tamanho adequado, alta resolução, que conectem a sua marca e que comuniquem o que você precisa. 

Utilizar um logotipo nas imagens irá ajudar a criar uma consistência visual. Mas atenção: isso deve ser feito na medida correta para não poluir o seu perfil. 

Uma outra dica, é utilizar imagens que tenham a cor predominante da sua identidade visual. Nada melhor do que um feed visualmente harmônico, não é mesmo?

5. Publique na medida certa

Qual a frequência dos posts? Você não quer ser excessivo e bombardear os seus seguidores mas também não quer que eles se esqueçam de você. Encontrar esse meio termo não é trivial e varia de perfil para perfil. 

Por exemplo, uma página de notícias vai fazer diversas postagens ao longo do dia com as notícias mais importantes. Mas o perfil de uma loja de flores, por exemplo, precisa fazer mais de um post por dia? 

Desenvolver um bom cronograma de postagens é o pilar para o sucesso nas mídias sociais. 

Outro ponto importante é que cada rede social tem uma dinâmica diferente. No Instagram, por exemplo, um post performa por cerca de 24h. Já no LinkedIn, um conteúdo pode receber engajamento até uma semana depois de postado. Logicamente, o seu calendário de postagens deve levar em conta essa dinâmica. 

6. Analise a sua estratégia de mídia social

Periodicamente faça uma checagem da sua estratégia de mídia social. Separamos uma lista de perguntas que é bom você ter em mente: 

Você está atingindo suas metas e objetivos?

  • As minhas metas de mídia social estão alinhadas com a estratégia de marketing da minha marca?
  • Estou postando no formato certo? (imagens, vídeos, carrossel, reels etc)
  • Meus posts estão tendo um bom engajamento com meu público?

Para obter mais insights sobre o desempenho da sua estratégia de mídia social, a maioria das plataformas possui análises integradas. Existem também no mercado ferramentas pagas para isso, como o Hootsuite e o MLabs que já citamos. 

7. Tenha sempre o seu público-alvo em mente

Cada perfil tem um público diferente. Entender as especificidades do seu público é fundamental para otimizar o seu conteúdo. Alguns pontos para você entender do seu público:

  • Dados demográficos 
  • Faixa etária e gênero 
  • Hábitos nas redes sociais 
  • Hábitos de consumo 
  • Interesses 

Dica: desenvolva uma persona para o seu perfil. Isso irá te ajudar a visualizar melhor quem você quer atingir e traçar a estratégia de como irá fazê-lo. 

8. Otimize para ser encontrado 

Essa é uma etapa que você não precisa fazer com todos os seus conteúdos. Afinal, não são todas as suas postagens que precisam ser descobertas através de pesquisa, por exemplo, se você estiver fazendo uma publicação para se comunicar exclusivamente com o seu público. 

Estratégia é a palavra chave. Procure por hashtags amplas e específicas sobre o seu conteúdo.

Por exemplo, esse perfil utiliza hashtags específicas como #pilatesleblon e amplas como #amopilates. 

Faça uma pesquisa e descubra as palavras-chave mais importantes para sua marca. 

9. Tenha consistência no seu nome de usuário

O seu nome é talvez a peça mais importante sobre quem você é e o que você faz. Por isso, ele deve ser o mesmo não importa em qual rede social. 

10. Escreva títulos e legendas atraentes

Pode parecer simples escrever o copy para as redes sociais. Mas não é. Cada rede social tem uma linguagem específica somada às especificidades da sua marca. Dica de ouro: contrate um redator para desenvolver a sua linguagem verbal. 

Outro desafio com o texto é encontrar o ponto certo entre uma linguagem conversacional e promocional.

11. Adicione marcações às suas postagens

Lembre-se do fator social em redes sociais. Se for possível, adicione marcações no seu conteúdo. Pode marcar um colaborador de conteúdo, um parceiro, uma influencer que participou de alguma forma, um cliente que deu um feedback etc. Além de ser gentil, isso cria abertura para conversas naturais no seu post.

Lembre-se também de marcar seus produtos caso você tenha uma loja na própria rede social, como o Instagram Shopping. 

Por último, lembre-se sempre de dar os créditos devidos para os criadores de conteúdo originais. Se sua postagem contiver conteúdo gerado pelo usuário (UGC), sempre certifique-se de marcá-lo.

Pronto, agora é só colocar a mão na massa e otimizar as suas postagens na mídia social!

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