Twitter lança ferramenta para aumentar consumo de conteúdo

O Twitter lançou no Brasil nesta terça-feira, dia 17 de novembro, a ferramenta moments (@momentsbrasil). O novo recurso permite que os usuários acompanhem uma seleção de conteúdos relevantes definidos através de um processo de curadoria realizada por jornalistas do próprio Twitter, assim como veículos de mídia.

Esta é uma aposta da empresa para impulsionar o consumo de conteúdo dentro da rede social. A função também terá uma versão paga por anunciantes e chamada de promoted moments, em uma potencial nova fonte de receita para a rede de microblogs. Os primeiros parceiros no Brasil do Twitter são: Johnny Walker, Coca-Cola, Nissan e TIM.

De acordo com o blog oficial do Twitter, para acessar o Moments, basta clicar no ícone de raio, incorporado à barra de opções. Além da lista dos assuntos mais relevantes do momento, que é atualizada à medida que surgem novas histórias, é possível encontrar conteúdos em tópicos específicos, como Notícias, Entretenimento, Esportes e Diversão, que reúne os melhores memes.

Uma equipe com formação em Jornalismo dedicada ao Moments, liderada por Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina, organiza as narrativas a partir de tweets já publicados. A curadoria é totalmente manual, sem uso de algoritmos.

Reprodução Blog Oficial do Twitter
Reprodução Blog Oficial do Twitter

O vice-presidente do Twitter para a América Latina, Guilherme Ribenboim, destacou o elevado engajamento dos usuários brasileiros como um dos fatores que levaram a empresa a escolher o Brasil como segundo país para estabelecer a ferramenta. “Isso acontece pelo nosso crescimento no país, mas também pela característica do usuário brasileiro, que é interessado em experimentar novas plataformas. Esperamos que o brasileiro ajude a montar a plataforma”, disse Ribenboim.

Segundo o Twitter, dos 500 milhões de tuítes publicados por dia na rede de microblogs, 40 milhões são de usuários brasileiros. A empresa também divulgou que teve crescimento de receita, em reais, de 139% no Brasil no terceiro trimestre de 2015 ante o mesmo período de 2014. A companhia não deu detalhes e não revelou qual foi o comportamento do faturamento local medido em dólares.

Parceiros no Brasil

Hoje, a maior parte dos Moments está sendo criada por nosso time exclusivo, e alguns serão produzidos por parceiros. Os primeiros no Brasil são, em ordem alfabética: BuzzFeed (@BuzzFeedBrasil), EGO (@siteEgo), Esporte Interativo (@Esp_Interativo), Estadão (@Estadao), Fantástico (@ShowDaVida), G1 (@g1), GloboEsporte.com (@globoesportecom), Gshow (@gshow), Jornalismo da Band (@TVBandnews), Multishow (@multishow), Rede Globo (@RedeGlobo) e Veja (@VEJA).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.