5 ideias de como fazer uma Live no Instagram

Sua empresa sabe como fazer uma Live no Instagram integrada com sua campanha de marketing? 

Se você ainda sabe como fazer uma Live no Instagram ou o porquê das lives estarem na sua estratégias de marketing, há muitas razões para isto. Por exemplo, um estudo do Socialinsider descobriu que os vídeos produzem mais comentários do que qualquer outro tipo de post do Instagram, com as maiores contas recebendo o dobro de comentários sobre posts de vídeo do que de fotografias.

Além disso, um outro estudo revelou que os posts de vídeo recebem o dobro do engajamento de outras categorias de posts.

Embora o Instagram seja mais conhecido por ser uma plataforma para compartilhar suas fotos mais incríveis, o vídeo está se tornando um aspecto cada vez mais importante da rede. Desde a introdução do Instagram Stories e IG Live em 2016, a plataforma e seus usuários abraçaram tanto os vídeos curtos quanto os de longa duração.

Neste post vou falar um pouco sobre como fazer uma live no Instagram, algumas técnicas importantes para não esquecer, sobre como sua empresa pode se beneficiar das lives e te dar algumas dicas de formatos de live para você começar hoje mesmo.

Por que fazer uma Live no Instagram?

O fato de os usuários estarem interessados em vídeos ao vivo não é a única razão pela qual você deve pensar em incorporá-los em sua abordagem. Fazer uma Live no Instagram também é excelente para aumentar a capacidade de descoberta e o engajamento.

Aqui estão algumas maneiras adicionais em que o recurso pode ser útil para a sua empresa:

  • Fazer uma live no Instagram coloca você no topo do feed de stories, aumentando sua visibilidade.
  • O algoritmo do Instagram recompensa as pessoas que utilizam este recurso com uma interação mais orgânica. Isto aumenta a probabilidade de seus vídeos aparecerem na área de descoberta do Instagram, permitindo que mais pessoas cheguem ao seu perfil.
  • Os vídeos ao vivo permitem que você se envolva e se relacione com seus seguidores em um nível mais pessoal.
  • As lives humanizam sua marca colocando um rosto em sua empresa. 

Além disso, dado o custo dos anúncios no Instagram, nem todas as empresas podem arcar com uma campanha publicitária em larga escala. Então, a solução ideal é diversificar seu plano de marketing no Instagram o máximo possível em termos de conteúdo.

Dicas para fazer uma live no Instagram

A live do Instagram é um recurso super simples de usar! Entretanto, antes de começar a transmitir, há alguns detalhes que você precisa acertar.

Alterar as configurações do Instagram Live

É uma boa ideia verificar várias configurações antes de iniciar sua Live no Instagram. Abra a visualização do Instagram Live para fazer isso. Em seguida, no canto superior direito, pressione o símbolo da roda para acessar seus controles.

Remover comentários ofensivos

Se você não quiser ver certos termos nos comentários da sua Live, você pode esconder comentários desagradáveis automaticamente ou filtrar manualmente os comentários que contenham certas palavras ou frases.

Use o Modo Prática para ver se está tudo certo

Você pode testar sua configuração ao vivo antes do tempo usando a função “Modo Prática” do Instagram. Antes de ir ao vivo, clique no ícone do olho no canto inferior esquerdo da tela. Alterne entre “Público” e “Prática”.

Considere usar uma Live Room

O Instagram lançou o Live Rooms em março de 2021, um novo recurso que permite aos usuários ir ao vivo com até três outras pessoas. Há algum tempo, usando a opção “Adicione um convidado”, você só podia co-apresentar transmissões com um convidado por vez.

Usar o Live Rooms é muito interessante para as empresas. Quando você convida alguém para participar de seu vídeo ao vivo, o público desta pessoa (mesmo quem não segue você no Instagram) tem acesso a ele. Portanto, mais convidados te possibilita a exposição a um público maior.

Como usar o Live Rooms:

  1. Siga os mesmos passos que você seguiria para uma transmissão ao vivo padrão;
  2. Quando estiver pronto, toque no botão Rooms (câmera com sinal de +) e escolha seus convidados;
  3. Em seguida, toque em Convidar, e você está pronto!
Instagram Live Room pointing to rooms icon in the bottom right of the screen

Fonte: Instagram

Algumas sugestões de como sua empresa pode fazer uma live no Instagram:

1. Sessões de Q&A

Começaremos com o formato tradicional de transmissão ao vivo – uma sessão de perguntas e respostas. Esta é a sua oportunidade de permitir que seus seguidores do Instagram façam perguntas sobre sua empresa e produto.

Algumas idéias de tópicos para sua sessão de Q&A são: 

  • Anunciar sua marca e produto a novos clientes;
  • Lançar um novo produto e apresentá-lo aos clientes;
  • Responder às perguntas mais frequentes sobre algum produto;
  • Responder perguntas que seu atendimento ao cliente recebe com frequência.

2. Tutoriais de Produto

Vídeos ao vivo, como qualquer outro tipo de conteúdo de vídeo, podem ser utilizados para tutoriais. Fazer um vídeo de um produto é a melhor abordagem para mostrá-lo em ação. É muito mais fácil de entender do que imagens estáticas ou um longo tutorial de “como fazer”.

Usar uma Live acrescenta um pouco de realismo ao evento e o torna mais real para o público. Não é apenas um vídeo editado onde você pode refazer partes específicas se algo der errado. É verdade, está acontecendo aqui na sua frente, e você pode acreditar nisso.

As Lives do Intagram também permitem que o público levante quaisquer dúvidas que possa ter e obtenha respostas imediatamente.

3. Lançamento de produtos

Usar o Instagram Live para promover um novo produto é um uso fantástico da plataforma. A discussão em tempo real da apresentação de um produto cria interesse nele.

Aproveite esta oportunidade para falar sobre as principais características do produto e os casos de uso, assim como o que o torna único. Você pode divulgar o preço, mas é melhor direcionar os visitantes ao seu site para saber o preço quando o produto ficar on-line. Isto despertará o interesse das pessoas o suficiente para que elas visitem seu website e consultem o produto.

4. Apresentar os bastidores do seu negócio

Dar ao seu público uma visão dos bastidores é uma das melhores dicas de marketing atualmente, tanto para empresas B2B como B2C. Assim, você acrescenta um senso de exclusividade e envolve os clientes.

Além disso, mostrar aos seguidores todo o trabalho que acontece nos bastidores aumenta o valor de sua marca.

5. Entrevistas com pessoas relevantes

Como marca, você pode conhecer ou colaborar com pessoas significativas na sua indústria. Você pode fazer uma Live no Instagram para entrevistar essas pessoas a fim de aumentar o interesse na sua marca e agregar conhecimentos diferentes.

Para isso, utilize a opção “Convidado ao Vivo”, que transmitirá o vídeo ao vivo tanto para a sua página como para a do convidado. O mais legal deste recurso é que o vídeo é visível tanto para o seu público quanto para os seguidores do seu convidado.

Embora existam muitas variáveis no marketing, particularmente hoje em dia, uma coisa é certa: Fazer uma Live no Instagram é uma ferramenta eficaz para reforçar seus esforços de marketing. Então, faça a sua e comente aqui sobre os seus resultados!

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom, Denis. Ótimas estratégias para criar live. Live é uma ótima forma de aproximar você da sua audiência, assim, ele conhece melhor o seu trabalho e o que você propõem a entregar. Faço lives a cada 2 semanas com produtos físicos que querendo vender, aplicando a segunda estratégia que você descreveu e tem dado muito certo. Muito sucesso pra ti.

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