As 5 dicas básicas para se escrever um conteúdo relevante em blogs (para mulheres)

As 5 dicas básicas para se escrever um conteúdo relevante em blogs (para mulheres)

As 5 dicas básicas para se escrever um conteúdo relevante em blogs (para mulheres)Antes que me perguntem por que esse é um post com foco na comunicação para mulheres, digo: comunicar para homens e mulheres é completamente diferente. Você não pode entrar nos hábitos diários de leitura de uma mulher , se não compreendê-la e dominar o assunto que ela busca informação. E essa é uma tarefa difícil!

Vamos a algumas dicas que podem auxiliar você, que quer escrever para o público feminino.

1- Entenda que mulher não pensa apenas em Moda e Beleza.
“O hit do Verão é…” essa é a maneira mais perfeita de entrar para o limbo dos blogs pasteurizados (Veja artigo: Cuidado com a pasteurização da informação!).

Informar hits, looks do dia, esmalte do dia, sapato do dia é o ápice da pobreza na informação. Interessante mesmo, seria mostrar as escolhas reais de alguma mulher como qualquer uma de nós, e entender como ela associou uma tendência ao seu próprio estilo de vida. Aí sim ficará mais interessante!

2- Evite associar seu blog a “Blogs mais famosos” apenas para gerar pageviews.
Se você tem um estilo de escrever, e uma forma de comunicar, essa é a sua personalidade e a identidade que te faz um ser único e que pode cativar novas leitoras. Você não vai querer associar a sua identidade (blog, site) a um blog onde a autora escreve pouco ou mal, ou que não tenha nada a ver com o que você goste. Pense bastante antes de criar uma lista de links cuja relevância para suas leitoras seja nula.

3- Cuidado com excesso de experiências pessoais “edificantes” e “diferenciadas”.
Esse é um tópico importante.
Tenho lido muito em blogs e sites para mulheres a palavra “diferenciada”. Nem sempre o que é diferenciado para uma mulher, é para a outra, por mais óbvio que pareça. Ir para um SPA e fazer uma dieta tipo DETOX é diferenciado para uma, mas para outras isso é apenas mais um hábito de beleza. Evite definir experiências pessoais como algo “Tem que ter”, “Tem que fazer”, “Você não pode viver sem”. Isso só vai afastar possíveis leitoras, impactadas pela primeira vez por algo que você leu ou escreveu anterior a experiência “edificante”.

4 – Visualize as mulheres separadas por nichos e encontre o seu
Imagine uma massa de 200 mulheres. Agora imagine etiquetar grupos dentro dessas 200, por assuntos.  São nesses “nichos” de informação que você deve escolher um para se aprofundar: pesquisar, participar de listas, buscar referências. Assim você ganha propriedade ao escrever (por exemplo) sobre bolsas e sapatos, pois pesquisou e conhece o assunto, enriquecendo o texto e tornando-o indispensável para o grupo que quer atingir.

5 – Saiba como captar informações relevantes no Twitter.

140 caracteres podem esconder informações preciosas, e enriquecer seus posts, principalmente porque hoje no Brasil, o público feminino do Twitter cresce a cada dia, exponencialmente. Por mais óbvio que pareça, infelizmente alguns veículos não dão a verdadeira atenção quando postam coisas interessantes. Por isso fiquem atentos a todos os tweets de veículos que possuam afinidade com seu conteúdo, e nunca esqueça de citar a fonte nos posts, pois copiar sem citar o verdadeiro autor pode ser o fim do seu blog!

Enfim, espero ter ajudado. Listei o que acredito ser importante, mas são itens mais básicos.

Semana que vem tem mais! :)

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito correto o post e acredito que muitas “blogueiras” deveriam ler, afinal o que mais vejo é exatamente a pausterização da informação e os blogs estão se tornando tudo mais do mesmo.

    Parabéns pelo post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.