O que é e quais as vantagens de se ter um site responsivo

Pesquisas indicam que cada vez o celular será o principal meio de acesso à internet e pode ser que diversas modificações sejam realizadas nos aparelhos, diversificando ainda mais o tamanho e formato das telas. 

A mais recente pesquisa da Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), realizada em 2020, indicou que assim como nos anos anteriores,  o celular é o principal dispositivo pelo qual usuários acessam à internet.

Em alguns casos, o celular não é só o dispositivo predominante, mas sim como o único utilizado para acessar as redes, sendo isso mais comum entre os indivíduos das classes D e E.

Diante deste cenário, mais do que nunca, você deve investir em um site responsivo para o seu negócio o mais rapidamente possível!

O que é um site responsivo?

O site responsivo é aquele que se adapta para encaixar no tamanho e formato da tela do dispositivo, sendo celular, computador ou qualquer outro. Quando o site utilizado é responsivo, você consegue ver o mesmo conjunto de informações que estará disposto em qualquer layout, o que facilita a navegação independentemente por onde estiver acessando.

Por que ter um site responsivo?

1. Pense no usuário

Pensando na experiência do usuário, essa é a melhor alternativa, uma vez que permite que faça tudo o que precisa de forma simples e de onde estiver.

Se você estivesse fazendo uma pesquisa pelo celular e entrasse em um site com as letras muito pequenas ou que não conseguisse localizar o menu para procurar mais informações, o que faria: levantaria, ligaria o computador e entraria novamente nesse site ou simplesmente voltaria para os resultados de busca do Google e entraria na opção seguinte?

Se você não possui um site responsivo, pode estar estimulando que o seu usuário vá embora e não volte mais.

2. Visitantes indo embora rápido

A falta de responsividade, muitas vezes, leva o visitante a ir embora do site antes mesmo de realizar alguma ação, como se inscrever na sua newsletter, clicar em um link ou um botão. Isso gera uma diminuição da sua conversão e também impacta negativamente no reconhecimento da sua marca. Além disso, sair do seu site antes de realizar alguma interação ainda afeta diretamente a sua indexação nos motores de busca.

Visitantes não interagindo com seu site e saindo em alguns minutos é um indício de que a sua página não possui conteúdo de valor, uma vez que ele não prendeu o usuário. E como já falamos isso é um dos critérios que são considerados no ranqueamento entre as páginas do Google. Por isso, você deve tomar bastante cuidado para não estimular o aumento da sua taxa de rejeição, métrica que indica justamente o fenômeno de entrar em uma página e sair sem realizar uma ação. 

3. Algoritmo do Google

Desde 2018, o algoritmo de ranqueamento de resultados de buscas do Google já considera o site possuir uma versão compatível com dispositivos móveis entre os critérios de indexação. 

Ademais, os sites responsivos também já são otimizados para carregar de maneira mais rápida nos diferentes dispositivos. E o tempo de carregamento ainda é um dos critérios utilizados para o ranqueamento.

4. Tendências

Pesquisas indicam que cada vez o celular é o principal meio de acesso à internet. E pode ser que diversas modificações sejam realizadas nos aparelhos, diversificando ainda mais o tamanho e formato das telas. 

É possível também que apareçam outros dispositivos, como ocorreu com os tablets e as Smart TVs. E possuir um site responsivo já permite que você esteja pronto para essas mudanças ao invés de ter que refazer o seu layout toda vez como seria necessário em um site não responsivo.

Cada vez mais as pessoas tem opções no mundo digital. Mesmo que a sua solução possua um diferencial surpreendente, elas somente descobriram se derem uma chance para conhecer melhor a sua empresa. Por isso, não crie barreiras para que isso aconteça. Caso ainda não tenha um site responsivo, procure por profissionais que possam criá-lo e traga o seu negócio finalmente para o século 21.  

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