Se você está começando no mundo do tráfego pago, pode ser que alguns termos ainda pareçam confusos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre um dos principais aspectos que é necessário ser avaliado ao investir em tráfego pago no Google Ads ou em redes sociais: o PPC.
O que é PPC?
A sigla PPC vem do inglês “pay per click”, ou seja, “pagamento por clique” em uma tradução literal. Esse é um dos modelos de monetização presentes dentro do tráfego pago, em que o anunciante paga para a plataforma apenas quando alguém clicar no anúncio.
Por isso, essa é uma ótima forma de monetização para as empresas que procuram aumentar o alcance da sua marca, se tornarem mais relevantes ou receber leads mais qualificados.
Aumentar o alcance da marca
Uma das grandes vantagens de um anúncio pago é justamente chegar até pessoas que nunca haviam ouvido falar de sua marca. Com o anúncio, sua empresa estará bem posicionada nos motores de busca trazendo uma visibilidade de maneira rápida.
Pode ser que quem está pesquisando não chegue a clicar no anúncio, o que não gera gastos para a empresa, mas ainda sim o resultado de expandir o alcance da sua marca foi atingido.
Aumentar a relevância
Pode ser que sua marca já seja conhecida pela pessoa que está realizando a busca, mas ela está indecisa e quer conhecer mais opções. A presença de sua empresa nas primeiras buscas relembra a sua presença e não deixa que o lead esqueça de considerar a sua empresa, reforçando também qual é o segmento que você atua.
Leads mais qualificados
O modelo de monetização PPC está disponível em plataformas que possuem um alto nível de segmentação, que precisa ser bem planejada para maximizar os resultados. A segmentação, quando bem-feita, permite à sua marca chegar até as pessoas que já estão procurando o que você oferece, ou seja, estão mais perto do momento de compra.
Qual a importância das palavras-chave?
A palavra-chave é o que o visitante do buscador irá pesquisar com o intuito de obter as respostas que deseja. Todo anúncio precisa estar vinculado a uma palavra-chave para que apareça justamente nas pesquisas relacionadas.
Cada palavra-chave possui um custo, que é determinado através da competição que se tem por ela. Você determina a sua palavra-chave na etapa de criação do seu anúncio, assim como o valor máximo por clique que deseja pagar.
Se outros anunciantes também escolheram a mesma palavra dentro da mesma segmentação do público, a plataforma realiza um leilão para definir qual é a ordem que os anúncios aparecerão na página.
Para conseguir um melhor ranqueamento, mas não aumentar o valor pago por clique, é importante entender quais são as melhores palavras-chave e quais os valores esperados para cada uma.
Nessa etapa de criação da sua estratégia, ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Google Trends auxiliam a ter uma maior clareza de quais palavras utilizar.
Você pode também criar uma campanha realizando combinações diferentes entre anúncios e palavras-chave para chegar a um público maior e realizar testes dentro do seu segmento com o objetivo de identificar qual combinação traz melhores resultados.