Pesquisa revela o comportamento e as preferências do brasileiro no e-commerce

Reprodução Google
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Um levantamento realizado pelo Ibope Conecta para a MasterCard revelou dados sobre o comportamento e as preferências do consumidor brasileiros em relação às compras online. A pesquisa foi realizada em julho de 2015, com 1.012 internautas de todas as regiões do Brasil. Os dados da pesquisa só foram divulgados para a imprensa na semana passada.

O estudo mostra que o brasileiro está bastante familiarizado com as compras online, porém segurança do site é item que impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados. O segundo aspecto mais importante é o tempo de espera do produto, com 22% dos respondentes, em terceiro lugar opções de pagamento 15% (poucas ou não atrativas) seguido do formulário para preenchimento das informações pessoais.

“Prazos –  entrega, devolução de produtos e trocas são preocupações latentes do e-consumidor, sobretudo em determinadas categorias que requerem troca, como vestuário. “O consumidor de hoje está muito mais exigente, tanto no que diz respeito à segurança quanto à conveniência. Se o prazo de entrega excede suas expectativas, isso afeta negativamente sua percepção. O mesmo acontece quando a experiência no momento da compra não é satisfatória”, analisa Marcelo Theodoro, diretor sênior e responsável pela área de Produtos Digitais da MasterCard para o Brasil e Cone Sul.

Na percepção dos consumidores, alguns atributos oferecem mais segurança para que eles forneçam seus dados pessoais no momento do pagamento de uma compra online: certificações de segurança como (selo e-bit, cadeado de segurança, entre outros) em primeiro lugar; a credibilidade do estabelecimento, em segundo e, em terceiro, as marcas das bandeiras de cartão e/ou carteiras digitais para pagamento.

“Aqui no Brasil apenas alguns grandes grupos dominam o e-commerce. Essas empresas foram as primeiras a estabelecerem credibilidade junto ao consumidor, promovem a melhor experiência em relação à usabilidade e possuem preços mais competitivos devido à escala. Isso explica em parte os resultados da pesquisa que colocam a credibilidade do estabelecimento comercial como fator importante no quesito segurança entre os consumidores brasileiros”, pondera Marcelo Theodoro.

Categorias de produtos

Os eletrônicos lideram entre as categorias mais adquiridas no meio online, com 77%. Em segundo lugar, vestuário, com 64%; eletrodomésticos, com 60%; cosméticos 43%, viagem e turismo 35% e brinquedos 34%. Apenas 27% da classe C consome turismo, percentual que revela potencial de consumo no Brasil, quando comparado às classes A/B.

Em relação a frequência de compra, 38% afirmam comprar uma vez por mês, 21% compram uma vez a cada dois meses, 9% compram uma vez por semana, 8% compram de duas a três vezes por semana e 24% compram menor frequência citada.

Dispositivos de compra

O notebook é o principal dispositivo para compras onlines, com 69% da preferência, seguido de desktop com 52% e smartphone 29%. Os tablets representam 12%. Os mais jovens são os que mais preferem comprar pelo smartphone com 42%. “O volume maior em relação aos notebooks é justificado, principalmente, pelo aumento de vendas registradas nos últimos anos destes dispositivos em comparação aos desktops. No entanto, a tendência de crescimento está nos smartphones, que crescem em ritmo ainda mais acelerado e estão presentes nas mãos de quase todos os brasileiros”, analisa o diretor sênior e responsável pela área de Produtos Digitais da MasterCard para o Brasil e Cone Sul.

Importância do e-commerce para a vida dos consumidores

Em relação às facilidades das compras online, os consumidores apontam oportunidades e promoções como aspecto muito importante (em uma escala de muito importante para nada importante). Outros itens foram apontados como facilidade na busca de preços e produtos específicos,  conveniência, ou seja, não precisar sair de casa para comprar e receber o produto, rapidez na finalização da compra, facilidade e flexibilidade no pagamento, diversidade de produtos e marcas.

“Atualmente o consumidor é o protagonista e escolhe em qual canal vai comprar, mas ele reconhece no e-commerce as facilidades de poupar tempo, sem a necessidade de ter de ir a um ponto de venda físico em diversas ocasiões. Por isso, o desafio do varejo online é proporcionar a melhor experiência de compra possível, agregada com fatores de segurança”, avalia o executivo.

Em relação aos meios de pagamentos utilizados para compras online, 80% indicam o cartão de crédito (preferência maior na região Sudeste e menor no Sul do país), 77% boleto bancário e 44% efetuam as compras no e-commerce utilizando meios onlines de pagamento (carteiras digitais como Pag Seguro, PayPal, Mercado Pago e Masterpass).

“A faixa etária que mais utiliza essa forma de pagamento são os jovens entre 18-34 anos porque geralmente são consumidores mais receptivos às novas tecnologias e ao consumo omnicanal. As carteiras digitais são tendência global em meios de pagamento, sobretudo pelos atributos de segurança, conveniência e facilidade”, avalia Marcelo Theodoro.

Quando perguntado sobre quantos produtos o cliente compra por vez – ou seja, qual média de produtos ele coloca no carrinho de compras – 26% colocam apenas um produto, 23%, dois produtos, 12%, três produtos e apenas 5% costumam comprar acima de três produtos por vez.

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