As 10 melhores práticas para sua campanha de vídeo online

Estratégias de Vídeo Marketing

Enquanto escrevo este artigo me pergunto: Por que devo sair do conforto do texto e produzir vídeos para o meu negócio?

A resposta é simples: as pessoas adoram assistir vídeos. Afinal, o que é melhor: ler página por página de informações, ou assistir um vídeo que mostra a mesma informação de uma forma muito mais dinâmica, emocionante e estimulante?

Vídeos online não são apenas atraentes. Eles também aumentam a visibilidade de sites nos motores de busca como Google e Bing. Uma dica que não é mais segredo: sites que contêm vídeos aparecem no topo da lista de resultados de pesquisa. O Google entende que produzir um vídeo exige mais investimento de tempo e de recursos do que escrever um texto. E como recompensa, classifica melhor sites que possuem vídeos.

Digamos que você tem um site que ensina como usar calculadoras financeiras com alguns vídeos tutoriais. Se alguém faz uma pesquisa no Google sobre como operar uma calculadora financeira, o seu site estará melhor rankeado na lista de resultados do que os sites sem vídeos. Seus concorrentes sem vídeos podem até fazer um trabalho mais completo do que o seu, mas desde que os algoritmos utilizados pelos motores de busca favorecem sites com vídeos, é o seu que vai estar mais perto do topo.

Dentre as inúmeras possibilidades do ambiente online, os vídeos estão desempenhando um papel de destaque, adicionando valor ao conteúdo e à mensagem e gerando melhores resultados para campanhas de marketing digital.

O céu é o limite quando se trata dos tipos de vídeos que você pode criar: institucional, testemunhal, how-tos, tutoriais, talking head, webinars, entrevistas com especialistas em seu nicho. Basicamente, quase tudo pode ser um vídeo online.

Se sua empresa está pronta para incluir o vídeo online em sua estratégia de negócio, veja abaixo as 10 melhores práticas que garantem o sucesso de sua campanha de Video Marketing.

Estratégias de Vídeo Marketing

1. Revendo sua estratégia de marketing

O melhor ponto de partida para formular uma estratégia de Video Marketing é rever a estratégia global do seu negócio. Reveja as competências centrais e os diferenciais de mercado. É importante que a mensagem do vídeo esteja alinhada à estratégia corporativa e transmita o valor essencial da empresa para o público-alvo.

2. Definindo os objetivos da campanha

Determine o objetivo principal de sua campanha de Video Marketing. Você quer conquistar novos clientes, recuperar clientes perdidos, ou gerar receitas adicionais com os clientes já existentes? Quantifique suas metas. Por exemplo, se o seu objetivo é a geração de Leads (novos clientes), quantifique exatamente quanto Leads você quer que a campanha gere.

3. Sendo específico

Vídeos centrados em torno de uma solução exclusiva que sua empresa tem para um problema específico do cliente são mais eficazes em conversões. Se a sua empresa tem vários produtos ou serviços selecione aquele com o maior impacto para o consumidor.

 4. Segmentando o público-alvo

Este é um passo crítico para aperfeiçoar o posicionamento do produto e mensagens específicas. A entrega de uma mensagem dirigida ou a oferta a um público-alvo definido sempre produzirão um resultado de marketing melhor do que uma mensagem geral a todos os seus clientes potenciais.

5. Desenvolvendo a mensagem

Após definir o público-alvo, desenvolva a mensagem central que será transmitida no vídeo. O roteiro deve ser conciso para apresentar os detalhes essenciais e as vantagens competitivas. O vídeo deve responder perguntas e minimizar preocupações às vezes já formuladas na mente do espectador. Vídeos que apenas promovem o negócio não ajudam quem os assiste. A chave para o sucesso é produzir um vídeo educativo e/ou informativo, proporcionando valor para o seu público-alvo.

6. Chamando à ação

No final do vídeo, é muito importante incluir uma chamada à ação (call to action ou CTA). Se sua intenção é que o espectador faça alguma coisa após assistir o vídeo, então facilite dizendo claramente o que ele deve fazer. Pode ser uma orientação para que ele clique num link para ter acesso a um e-book ou um pedido para que visite o seu site. CTAs melhoram de forma dramática as taxas de conversão.

7. Escolhendo opções de produção de vídeo

Ao falarmos em produção de vídeo, muitas pessoas imediatamente pensam em filmagem. Mas, existem outras opções de produção, como gravação da tela do computador (usando o Camtasia), utilização de filmagens pré-existentes ou o uso de motion graphics.

Um dos formatos com melhor relação custo-benefício é o vídeo instrutivo. As pessoas assistem pelo conteúdo informativo e não pelo valor de produção. Isso significa um investimento menor. O que importa é uma produção clean com informações valiosas. Mas se for filmar não subestime a importância do áudio e da iluminação. São dois detalhes que separam um vídeo profissional de um amador.

8. Garantindo uma transmissão confiável

O vídeo só é eficaz quando é visualizado de forma consistente em uma grande variedade de sistemas operacionais, navegadores e dispositivos móveis. Ninguém quer investir num vídeo e descobrir que o público está tendo problemas para assisti-lo (por exemplo, em um dispositivo móvel da Apple).

O streaming de vídeo é uma questão importante. Usar só o YouTube para a entrega de vídeo é uma escolha limitada. Utilizando uma plataforma de Video Streaming, há a garantia de uma entrega consistente de sua campanha de vídeo. Outra vantagem destas plataformas é que fornecem dados e estatísticas (Analytics) sobre o consumo do vídeo pelos espectadores. Veremos isso a seguir.

 9. Medindo os resultados

É possível medir e analisar sua campanha de vídeo e saber se os objetivos foram alcançados. Monitore a quantidade de views, o tempo de visualização, o envolvimento dos espectadores, as fontes de tráfego e a localização geográfica de quem assiste.

O vídeo oferece análises valiosas sobre o comportamento e os interesses dos clientes e Leads. É possível fazer ofertas com conteúdo altamente segmentado para os clientes baseadas em suas interações anteriores com um tema específico de vídeo.

10. Direcionando Tráfego

Um vídeo sozinho não produz os resultados desejados de marketing se não for corretamente posicionado para que as pessoas o encontrem. É preciso criar audiência para o seu vídeo, alavancando canais de marketing para conduzir clientes potenciais para sua página de vídeo (landing page).

  • Use o e-mail marketing para divulgar o vídeo e monitore as estatísticas de visualizações.
  • Poste o vídeo no YouTube, Facebook, Twitter e outras redes sociais com um back link para seu blog ou site.
  • Poste o vídeo em seu blog e adicione conteúdo de texto para dar mais detalhes sobre do que trata o vídeo.
  • Utilize estratégias de SEO. Faça uma pesquisa para encontrar as melhores palavras-chave para o título e descrição do conteúdo do vídeo, garantido um melhor posicionamento nos resultados do Google e outros motores de busca.

A página de vídeo deve ser o eixo principal da estratégia de Video Marketing, todo o tráfego deve ser direcionado para lá. É nesta página que o vídeo deve estar junto ao formulário de captura de clientes potenciais (Leads).

Conclusão

O vídeo é uma ferramenta de marketing extremamente eficaz! As dez melhores práticas para Video Marketing descritas têm potencial para aumentar drasticamente Leads e conversões para o seu negócio

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lilia,
    parabéns pelo seu post convidado, está bem completo. Só comentaria que o youtube, apesar das limitações, é uma excelente vitrine para o vídeo. É a minha segunda fonte de tráfego disparado, só perdendo para o orgânico e muito acima da terceira fonte, que é o face.
    Abraço,
    Ana

    • Oi Ana!
      Obrigada por compartilhar sua experiência na VideoAulasByAna com estes canais. Realmente o YouTube é a melhor vitrine para vídeos.
      No entanto, plataformas profissionalizadas de Video Streaming garantem uma distribuição mais segura e com escalabilidade e ainda permitem um maior gerenciamento e análise de estatísticas de consumo de vídeos pelos espectadores.
      Abraços!
      Lilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.