Muitas pessoas usam o WordPress para criar e gerenciar seus blogs. Além do WordPress, é possível apontar outro tipo de tecnologia associada a ele e que é necessária para que o seu funcionamento seja otimizado: os plugins. para quem não conhece, eles são ferramentas com a capacidade de se encaixar nos softwares, fazendo com que outros recursos e programas sejam utilizados.
O plugin é importante para evitar a necessidade de baixar um novo programa a cada nova utilização, o que seria muito trabalhoso. Ao longo deste texto serão apontados quinze plugins essenciais para o WordPress. Eles trazem vários tipos de funcionalidades diferentes, atendendo às mais variadas necessidades e interesses dos usuários do WordPress.
1 – Thank me Later: esse plugin, desde o nome, faz a linha “educado” e, através dele, é possível a configuração e o envio de e-mails agradecendo os comentários que são feitos no blog. Isso é muito importante para que a empresa mantenha uma relação de proximidade entre o autor e os leitores, e possíveis clientes. Os clientes gostam muito de empresas que mostram preocupação com eles e que são gentis. Isso faz com que haja uma identificação maior e, dessa forma, o Thank me Later é um diferencial importante no Marketing digital. É possível encontrar essa ferramenta para download neste link: https://wordpress.org/plugins/thank-me-later/;
2 – Jetpack: muito importante por proporcionar facilidade no compartilhamento nas redes sociais, tema mobile e também comentários. É um plugin que vale muito a pena pela sua multiplicidade de usos diferentes, o que faz com que a empresa economize tempo e também marque território em várias frentes. Para fazer o download do JetPack, é só acessar o seguinte link: http://jetpack.me/;
3 – Special Recent Posts: responsável pelos posts relacionados que aparecem no final de uma publicação. Bastante útil para manter o leitor durante mais tempo no blog, criando uma aproximação entre ele e a empresa, uma vez que ele pode conhecer mais a respeito do produto ou do serviço que ela tem a oferecer e se tornar um possível cliente. Através dos posts que ele sugere o leitor pode se interessar mais pelo conteúdo oferecido pelo blog e pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa em questão. O download pode ser feito neste link: https://wordpress.org/plugins/special-recent-posts/;
4 – BackUpWordPress: disponibiliza backups, ou seja, cópias de segurança dos arquivos do blog, evitando que a empresa perca seu trabalho de Marketing digital. Uma vantagem desse plugin é a possibilidade de agendar o backup: ele pode ser feito todas as sextas, todos os sábados, todas as quartas, sempre às 9h, sempre às 15h, etc. Para fazer o download, dessa ferramenta, é só acessar o link: https://wordpress.org/plugins/backupwordpress/;
5 – Social FBlog: em um mundo pautado pelas redes sociais, quanto mais facilitado for o compartilhamento de algo nelas, melhor é para a empresa. Essa é justamente a função do Social FBlog: ele cria um box na lateral do domínio com as principais redes sociais, facilitando o compartilhamento com a rede social que o leitor preferir. O Social FBlog otimiza o tempo da empresa, uma vez que evita que se tenha de entrar em cada rede social e fazer os posts. O download deste plugin está no link: https://wordpress.org/plugins/social-fblog/;
6 – Google Analytics+: ele é muito útil para acompanhar a vida social e a repercussão do blog entre os internautas. Essa ferramenta mostra várias estatísticas e gráficos de informações importantes, como as visitas que o blog recebeu, por exemplo. É importante para a empresa monitorar como vai o conteúdo postado e perceber qual tipo de publicação e serviço atrai o público. O download desta ferramenta pode ser feito aqui: https://wordpress.org/plugins/google-analytics-for-wordpress/;
7 – Akismet: indicado para manter a saúde do blog, pois filtra os comentários, prevenindo os spams. Quando há spams, os leitores podem se desinteressar e os acessos diminuírem, prejudicando a relação entre a empresa e o púbico. Outro ponto positivo de se evitar os spams é não precisar apagar todos eles várias vezes, poupando tempo e fazendo com que esse tempo possa ser usado em postagens. O download pode ser feito neste link: https://wordpress.org/plugins/akismet/;
8 – Auto Excerpt Everywhere: serve para exibir resumos dos posts do blog em vez dos artigos completos. Essa ferramenta é útil pelo fato de aguçar a curiosidade do possível cliente, fazendo com que ele queira saber mais sobre a o que a empresa tem a dizer. Para baixar, é só acessar o link: https://wordpress.org/plugins/auto-excerpt-everywhere/;
9 – Wordfence Security: este é um plugin voltado para a segurança do blog. A função dele é rastrear os códigos WordPress e, caso alguma alteração suspeita tenha sido feita, realizar a correção trocando pelo código certo. Ter esse plugin é essencial para que nenhuma mudança seja feita no blog sem a autorização da empresa, podendo manchar sua imagem e afastar o público. Para fazer o download: https://wordpress.org/plugins/wordfence/;
10 – MailChimp: serve para aumentar o número de e-mails salvos, ajudando no e-mail marketing da empresa. Basta adicionar, através do uso deste plugin, o campo “registrar-se” no seu blog. Ele é importante para, posteriormente, ser possível enviar algum conteúdo de bônus para os leitores que se registrarem, mantendo a proximidade e a boa relação. É possível ter acesso à essa ferramenta neste link: http://mailchimp.com/;
11 – Related Posts by Zemanta: a função deste plugin é muito interessante e de grande utilidade: ele é responsável por acrescentar imagens no final de cada post. Isso além de também indicar posts relacionados ao que foi lido, mantendo o leitor no blog da empresa e fazendo com que o visual seja mais atrativo. A função de acrescentar imagens faz com que seja possível aumentar as informações que são transmitidas no blog, uma vez que imagem também é linguagem. É possível baixar neste site: https://wordpress.org/plugins/related-posts-by-zemanta/;
12 – To Coments Facebook: muito útil na era das redes sociais, serve para facilitar os comentários feitos através do Facebook. Ele é muito importante, uma vez que um número cada vez maior de pessoas tem uma conta ativa no Facebook. E atendendo a este público, a popularidade do blog da empresa cresce, bem como a possibilidade de se adquirir novos clientes. É possível baixar neste site: https://wordpress.org/plugins/to-comments-facebook/;
13 – WP-Optimize: ela tem como função remover os arquivos e os códigos que não são necessários e que ainda atrapalham o bom funcionamento do WordPress. Outra função muito útil desse plugin é revisar os posts e retirar os comentários contendo spam, evitando que os clientes se afastem. Assim, percebe-se que possuir essa ferramenta instalada facilita, e muito, a vida da empresa e do seu trabalho de Marketing. Para baixar: https://wordpress.org/plugins/wp-optimize/;
14 – Welcome Redirect: um plugin muito simpático de “boas-vindas”, responsável por criar um formulário que aparece na primeira vez que o internauta visita o domínio. Como o preenchimento do formulário não é obrigatório e o visitante pode pulá-lo, indo direto para o site, esta possibilidade faz com que o possível cliente não se importe de acessá-lo. É importante dizer que em uma segunda visita ele pode não aparecer, ou seja, não configura um incômodo para o visitante e não faz com que ele deixe de acessar o domínio da empresa por isso. Para baixar, é só acessar o link https://wordpress.org/plugins/wp-welcome-gate/;
15 – Ultimate Coming Soon: responsável por tirar o blog do ar para que se realizem manutenções. Caso a intenção seja realizar alguma mudança que apenas deve ser vista depois de pronta, basta tirar o blog do ar pelo tempo necessário. Para fazer o download, basta acessar: https://wordpress.org/plugins/ultimate-coming-soon-page/.
É claro que, uma vez que a tecnologia vem evoluindo sem parar e há muitos outros plugins importantes e de grande utilidade para que o funcionamento do WordPress seja otimizado. Contudo, os quinze plugins citados nesta lista são essenciais por oferecerem funcionalidades variadas, valendo a pena que sejam utilizados. É interessante dizer que há vários plugins que realizam a mesma função. Neste caso, é possível optar por aquele que se preferir. O uso destes quinze plugins irá otimizar o tempo gasto no uso do WordPress, fazendo com que o blog seja mais atraente para os internautas e mais fácil de manusear por parte do seu dono ou administrador.