Conheça quinze plugins essenciais para o seu negócio no WordPress

Imagens: Reprodução Google
Imagens: Reprodução Google
Imagens: Reprodução Google

Muitas pessoas usam o WordPress para criar e gerenciar seus blogs. Além do WordPress, é possível apontar outro tipo de tecnologia associada a ele e que é necessária para que o seu funcionamento seja otimizado: os plugins. para quem não conhece, eles são ferramentas com a capacidade de se encaixar nos softwares, fazendo com que outros recursos e programas sejam utilizados.

O plugin é importante para evitar a necessidade de baixar um novo programa a cada nova utilização, o que seria muito trabalhoso. Ao longo deste texto serão apontados quinze plugins essenciais para o WordPress. Eles trazem vários tipos de funcionalidades diferentes, atendendo às mais variadas necessidades e interesses dos usuários do WordPress.

1 – Thank me Later: esse plugin, desde o nome, faz a linha “educado” e, através dele, é possível a configuração e o envio de e-mails agradecendo os comentários que são feitos no blog. Isso é muito importante para que a empresa mantenha uma relação de proximidade entre o autor e os leitores, e possíveis clientes. Os clientes gostam muito de empresas que mostram preocupação com eles e que são gentis. Isso faz com que haja uma identificação maior e, dessa forma, o Thank me Later é um diferencial importante no Marketing digital. É possível encontrar essa ferramenta para download neste link: https://wordpress.org/plugins/thank-me-later/;

2 – Jetpack: muito importante por proporcionar facilidade no compartilhamento nas redes sociais, tema mobile e também comentários. É um plugin que vale muito a pena pela sua multiplicidade de usos diferentes, o que faz com que a empresa economize tempo e também marque território em várias frentes. Para fazer o download do JetPack, é só acessar o seguinte link: http://jetpack.me/;

using-jetpack-wordpress-plugin

3 – Special Recent Posts: responsável pelos posts relacionados que aparecem no final de uma publicação. Bastante útil para manter o leitor durante mais tempo no blog, criando uma aproximação entre ele e a empresa, uma vez que ele pode conhecer mais a respeito do produto ou do serviço que ela tem a oferecer e se tornar um possível cliente. Através dos posts que ele sugere o leitor pode se interessar mais pelo conteúdo oferecido pelo blog e pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa em questão. O download pode ser feito neste link: https://wordpress.org/plugins/special-recent-posts/;

4 – BackUpWordPress: disponibiliza backups, ou seja, cópias de segurança dos arquivos do blog, evitando que a empresa perca seu trabalho de Marketing digital.  Uma vantagem desse plugin é a possibilidade de agendar o backup: ele pode ser feito todas as sextas, todos os sábados, todas as quartas, sempre às 9h, sempre às 15h, etc. Para fazer o download, dessa ferramenta, é só acessar o link: https://wordpress.org/plugins/backupwordpress/;

5 – Social FBlog: em um mundo pautado pelas redes sociais, quanto mais facilitado for o compartilhamento de algo nelas, melhor é para a empresa. Essa é justamente a função do Social FBlog: ele cria um box na lateral do domínio com as principais redes sociais, facilitando o compartilhamento com a rede social que o leitor preferir. O Social FBlog otimiza o tempo da empresa, uma vez que evita que se tenha de entrar em cada rede social e fazer os posts. O download deste plugin está no link: https://wordpress.org/plugins/social-fblog/;

6 – Google Analytics+: ele é muito útil para acompanhar a vida social e a repercussão do blog entre os internautas. Essa ferramenta mostra várias estatísticas e gráficos de informações importantes, como as visitas que o blog recebeu, por exemplo. É importante para a empresa monitorar como vai o conteúdo postado e perceber qual tipo de publicação e serviço atrai o público. O download desta ferramenta pode ser feito aqui: https://wordpress.org/plugins/google-analytics-for-wordpress/;

plugin-google-analytics-for-wordpress

7 – Akismet: indicado para manter a saúde do blog, pois filtra os comentários, prevenindo os spams. Quando há spams, os leitores podem se desinteressar e os acessos diminuírem, prejudicando a relação entre a empresa e o púbico. Outro ponto positivo de se evitar os spams é não precisar apagar todos eles várias vezes, poupando tempo e fazendo com que esse tempo possa ser usado em postagens. O download pode ser feito neste link: https://wordpress.org/plugins/akismet/;

8 – Auto Excerpt Everywhere: serve para exibir resumos dos posts do blog em vez dos artigos completos. Essa ferramenta é útil pelo fato de aguçar a curiosidade do possível cliente, fazendo com que ele queira saber mais sobre a o que a empresa tem a dizer. Para baixar, é só acessar o link: https://wordpress.org/plugins/auto-excerpt-everywhere/;

9 – Wordfence Security: este é um plugin voltado para a segurança do blog.  A função dele é rastrear os códigos WordPress e, caso alguma alteração suspeita tenha sido feita, realizar a correção trocando pelo código certo. Ter esse plugin é essencial para que nenhuma mudança seja feita no blog sem a autorização da empresa, podendo manchar sua imagem e afastar o público. Para fazer o download: https://wordpress.org/plugins/wordfence/;

10 – MailChimp: serve para aumentar o número de e-mails salvos, ajudando no e-mail marketing da empresa. Basta adicionar, através do uso deste plugin, o campo “registrar-se” no seu blog. Ele é importante para, posteriormente, ser possível enviar algum conteúdo de bônus para os leitores que se registrarem, mantendo a proximidade e a boa relação. É possível ter acesso à essa ferramenta neste link: http://mailchimp.com/;

11 – Related Posts by Zemanta: a função deste plugin é muito interessante e de grande utilidade: ele é responsável por acrescentar imagens no final de cada post. Isso além de também indicar posts relacionados ao que foi lido, mantendo o leitor no blog da empresa e fazendo com que o visual seja mais atrativo. A função de acrescentar imagens faz com que seja possível aumentar as informações que são transmitidas no blog, uma vez que imagem também é linguagem. É possível baixar neste site: https://wordpress.org/plugins/related-posts-by-zemanta/;

12 – To Coments Facebook: muito útil na era das redes sociais, serve para facilitar os comentários feitos através do Facebook. Ele é muito importante, uma vez que um número cada vez maior de pessoas tem uma conta ativa no Facebook. E atendendo a este público, a popularidade do blog da empresa cresce, bem como a possibilidade de se adquirir novos clientes. É possível baixar neste site: https://wordpress.org/plugins/to-comments-facebook/;

13 – WP-Optimize: ela tem como função remover os arquivos e os códigos que não são necessários e que ainda atrapalham o bom funcionamento do WordPress. Outra função muito útil desse plugin é revisar os posts e retirar os comentários contendo spam, evitando que os clientes se afastem. Assim, percebe-se que possuir essa ferramenta instalada facilita, e muito, a vida da empresa e do seu trabalho de Marketing. Para baixar: https://wordpress.org/plugins/wp-optimize/;

Install-WP-Optimize

14 – Welcome Redirect: um plugin muito simpático de “boas-vindas”, responsável por criar um formulário que aparece na primeira vez que o internauta visita o domínio. Como o preenchimento do formulário não é obrigatório e o visitante pode pulá-lo, indo direto para o site, esta possibilidade faz com que o possível cliente não se importe de acessá-lo. É importante dizer que em uma segunda visita ele pode não aparecer, ou seja, não configura um incômodo para o visitante e não faz com que ele deixe de acessar o domínio da empresa por isso. Para baixar, é só acessar o link https://wordpress.org/plugins/wp-welcome-gate/;

15 – Ultimate Coming Soon: responsável por tirar o blog do ar para que se realizem manutenções. Caso a intenção seja realizar alguma mudança que apenas deve ser vista depois de pronta, basta tirar o blog do ar pelo tempo necessário. Para fazer o download, basta acessar: https://wordpress.org/plugins/ultimate-coming-soon-page/.

É claro que, uma vez que a tecnologia vem evoluindo sem parar e há muitos outros plugins importantes e de grande utilidade para que o funcionamento do WordPress seja otimizado. Contudo, os quinze plugins citados nesta lista são essenciais por oferecerem funcionalidades variadas, valendo a pena que sejam utilizados. É interessante dizer que há vários plugins que realizam a mesma função. Neste caso, é possível optar por aquele que se preferir. O uso destes quinze plugins irá otimizar o tempo gasto no uso do WordPress, fazendo com que o blog seja mais atraente para os internautas e mais fácil de manusear por parte do seu  dono ou administrador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.