Por mais que parece óbvio, é incrível o quanto as pessoas não pensam em redes sociais do seu próprio nicho quando estão contemplando link building ou até suas estratégias de social media.
Mas o que é um site ou rede social “de nicho”?
São aqueles sites cujo público alvo, um grupo muito específico, que seja ao produto ou à cultura que o produto faz parte… definição simples, vai.
Então, como eu, como dona de um site, ou uma conta de SEO, Link Building, que seja, consigo usar este conceito de nicho de mercado para desenvolver uma estratégia de SEO?
Busque sites que atendem seu nicho!!
Segue uma conversa que tive com um cliente esses dias (nomes mudados por questões de privacidade e humor):
“Quero fazer um perfil no Facebook e no Twitter, isso ajuda no SEO, né?”
“Sim, Claudia, mas vai ter alguém pra gerenciar o conteúdo?”
“Não, só eu mesmo. Ou meu assistente, o James. Você não faz isso não?”
“Hmm… Então, vamos fazer as contas sim, mas precisam ser atualizadas. E vamos trabalhar com sites do seu nicho também.”
“Mas eu sou uma construtora, que site que tem pro meu nicho?”
… uma simples busca no Google por “sites de construtoras”
Em primeiro lugar, um site de nicho, um diretório com links follow, descrição de serviços, e espaço para inserção de contatos sobre a empresa e muito mais!
O site é feio? É. Parece um diretório feito em 1999, mas tá valendo, tá lá em primeiro lugar, e sendo visualizado por pessoas buscando construtoras, pessoas como os clientes do meu cliente.
Usem redes sociais que podem lhe trazer mais retorno do que o Facebook ou Twitter!
Novamente, não aguento essa galera frenética por Facebook & Twitter.
Um amigo meu tem uma loja de mármore. Ele faz a compra da pedra e instalação nos lares dos outros. Eu tenho ajudado ele com algumas estratégias de marketing digital (já estão vendo que daqui a pouco estou montando site de fornecedor de construção, né? haha). Ele estava nessa obsessão de Facebook e Twitter. Daí um dia eu perguntei ele…
“Fá, como tá o retorno do Face?”
“Ahh Poly, sei lá. A galera tem comentado mais nas fotos do meu filho que são postados lá pela minha mulher, sem querer (querendo).”
“Já viu o Pinterest?”
“O Pinto-what?”
“Ó…”
Abri o site pra ele.
Um site de compartilhamento de fotos e trabalhos de fotos através de “boards”, ou murais/lousas de uma certa forma, que está sendo muito usado por muitas empresas, principalmente nas gringa.
Criamos uma conta pra ele. No Pinterest, tem a possibilidade de criar links para as fontes das imagens. Daí subimos fotos de trabalhos deles e colocamos os links e na mini descrição, o nome da cidade onde o trabalho foi feito & o nome da empresa dele. Com o link follow, do lado!
Se alguém lendo isso já entrou no Pinterest, você já sabe que fotos de decoração de casa, inspirações de “meu futuro lar”, e etc. Bombaaaamm. Eu mesmo sou viciada e fico guardando lá os posts de casas geniais e caríssimas pra quando algum dia eu for ryka.
E hoje o Pinterest trás não só um determinado retorno para o meu amigo, mas desde que ele começou a postar fotos do trabalho dele, as visitas oriundas de busca orgânica também tem aumentado!
Sua área não tem site de nicho, comunidade que ajudaria? CRIE!!!
A minha mãe mora na gringa (phyna), e lá ela é faxineira. Tem uma empresa de limpeza com poucas pessoas, mas trabalha bem e tem suas clientes fieis. Eu estou tentando fazer um site pra ela nos meus esforços de aprender a mexer em código (rá!). Ela também é uma daquelas mães digitais. Um dia ela falou comigo,
“Polyana, tem algum site onde eu posso colocar lá o meu site e meus serviços, onde posso pedir pras patroa comentar e falar do meu trabalho? Assim, pras pessoas que buscam no Google por uma faxineira naquela região que eu moro?”
“Mãe, que geniaaallll, vamos fazer um site desses?”
“Eu não, quero é meu site lá!”
Enfim, já viu conversa com mãe geração X, né?
Busquei por este tipo de site:
Nada. Só sites de serviços dessas empresas caríssimas de faxineiras latinas que ganham uma miséria lá nos EUA.
Tá aí. Um outro site que estou pelejando pra criar pra ajudar mamis. O site vai ficar feio igual da de construtora porque não sou nenhuma designer, mas AIE dela não se posicionar bem!
Qual será o benefício disso? Além de usar o nome da empresa dela como “criadora” do site, vamos poder ajudar outras na área a se destacarem e oferecerem um serviço que é difícil de se encontrar online.
E ao mesmo tempo, sempre criando bons link e bons conteúdo.
E vocês? O que fazem para divulgar seu negócio em portais e sites de nicho?
Um feliz dia das mulheres para todas! :)