Link Building – Usando páginas antigas bem rankeadas para passar relevância a novas

Uma ótima estratégia de SEO é adicionar conteúdo novo a postagens antigas bem sucedidas.

Quando penso em técnicas de link building, há pelo menos cinco razões para editar um post existente em vez de escrever um novo:

  1. O tópico foi aprovado já que você tem dados da versão anterior; 
  2. É mais rápido de criar porque parte da pesquisa já foi concluída; 
  3. A qualidade aumenta, pois o artigo atualizado se aprofunda no assunto;
  4. Será fácil de divulgar nas mídias sociais, pois você saberá exatamente com quem compartilhá-lo;
  5. Talvez seja melhor classificado nas pesquisas porque o URL já pode ter backlinks e autoridade.

Em outras palavras, você pode conseguir melhores resultados em menos tempo.

Como aproveitar todo o “link juice” de um conteúdo já existente?

Antes que você aplique toda sua criatividade e esforço em novas campanhas de inbound marketing e programas de marketing de conteúdo, eu proponho que faça o trabalho mais inteligente em SEO com algumas táticas simples de link building.

Uma das tarefas mais importantes ao analisar SEO em uma página é conferir o conteúdo já existente para encontrar concentrações de equidade de link, ou “link juice”:

  • Faça uma lista de palavras-chave: Se você está em dia com SEO, já deve ter um planejamento de palavras-chave.
  • Priorize o link juice interno: Faça uma busca interna para identificar páginas que incluam as palavras-chave para as quais deseja criar links internos. Então colete, organize e ordene os dados das páginas, incluindo sua página alvo e o número de links de entrada.
  • Drene a equidade adicionando links com palavras-chave: Visite cada página depois de revisar sua lista, para drenar e linkar os termos alvo. Isto alcança quatro objetivos:
  1. O link juice que vem se acumulando em uma página é puxado e enviado para uma página de destino interna.
  2. Produz um sinal de relevância (associando o texto vinculado a uma página de destino)
  3. Cria mais caminhos para as páginas internas do seu site.
  4. Informa ao Google que você valoriza a página para a qual está fazendo o link (embora este não seja seu objetivo principal, a forma como você faz o link internamente diz muito ao Google sobre quais tipos de material você valoriza em seu site)

É interessante também que você acompanhe o número de links para cada palavra-chave, observe a atividade SERP (ranking inicial e fluxo pós-link rank, por exemplo), e acompanhe as mudanças para ver quanta influência a freqüência do link tem sobre seu fluxo de ranking.

Por fim, só porque suas palavras-chave alvo não são mencionadas em uma determinada página “rica em links”, não significa que você não possa inseri-las no conteúdo de uma maneira sutil.

Veja bem, eu não estou sugerindo que você enfie palavras-chave como um spammer. Mas, na maioria dos casos, você pode encontrar um lugarzinho para todas as suas palavras-chave alvo em páginas ricas em links, mantendo o conteúdo consistente e natural. 

Mas ainda assim, depois de toda esta informação técnica, eu me pego pensando em estratégias de link building e encontro o seguinte questionamento:

Links de páginas antigas para páginas novas realmente passam relevância?

Se sim, quanto? E, se não está passando, o que fazer?

Para responder esta questão, tive ajuda da SEOMoz no Whiteboard Friday do dia 13 de janeiro de 2012, onde eles falam especificamente deste assunto.

O Problema:

Link Building

Temos uma página antiga em nosso site (representada em azul) que possui boa autoridade, bons links e que gostaríamos de usar para ajudar a ranquear nosso novo artigo (em vermelho). Você coloca o link na página antiga, aguarda algumas semanas e não nota diferença nos rankings nem no tráfego da nova página.

O mesmo aplica-se a uma página externa (em verde) que também é antiga, bem rankeada e com muitos backlinks, você consegue um link nesta página, porém nada acontece na página nova (vermelha).

A pergunta que fica é: Existe algo que possamos fazer nas páginas antigas para melhorar essa transferência de relevância (link juice)?

Tim Grice, um profissional de SEO da Inglaterra, realizou um estudo chamado: Em links antigos o crawleamento não passa força.

Neste estudo ele criou um número de links em páginas antigas e o mesmo número de links em páginas novas e comparou a mudança de rankings entre essas 2 fontes. A conclusão que ele encontrou foi de que páginas antigas não passam tanta força quanto páginas novas.

E o que é considerado uma página antiga/velha?

Pelas definições do Google, é uma página já crawleada (indexada), que está parada no tempo. Não recebeu novo conteúdo, que não foi atualizada. Ou que possui links antigos e não tenha recebido novos links.

Então, o que poderia ser feito para ajudar as páginas antigas a passar força?

A primeira dica é que o Google tende a ignorar mudanças muito pequenas na página. Se você abre a página antiga e somente insere seu link nela sem modificar mais nada, ele pode acabar ignorando esta mudança, pois essa é uma típica ação de quem está tentando modificar algo somente para poder spamar ou manipular o Google.

Nestes casos o Google está mais preocupado em quanto da página modificou e não somente o que foi modificado, ou seja qual a quantidade de modificações deste documento.

Neste momento vocês podem estar se perguntando se vale a pena fazer links de páginas antigas para novas? Com certeza vale! Este artigo tenta apenas ajudá-lo a obter o máximo de relevância neste processo.

O que devo fazer para melhorar a relevância do link?

1- Se você for inserir seu link, altere uma boa parte do conteúdo: 

Altere principalmente ao redor do link, de preferência o parágrafo todo. Adicione o máximo de conteúdo novo que puder.

Muitas vezes o Google analisa o contexto próximo ao link para saber se os links pertencem ao mesmo nicho do artigo ou seja, ele tenta saber se é um link apenas inserido aleatoriamente para rankear. Você precisa mudar mais do que somente o texto âncora para surtir efeito.

Mude também o título, para parecer que o conteúdo foi renovado.

Link Building - Melhorando a relevância dos links

Na figura acima, inserimos o parágrafo em verde para modificar o texto e inserir nosso link.

Desta forma o Google entenderá que isto é informação nova e dará muito mais atenção ao seu conteúdo, passando muito mais valor a ele.

2- Crie novos links para o antigo artigo:

Desta forma nova força será adicionada a esta página, reforçando sua força e mostrando que ela está sendo atualizada.

3- Adicione alguns sinais sociais:

Twite a respeito da página antiga, poste no facebook, solicite ajuda aos amigos para darem RT. Qualquer ajuda e citação é válida.

Espero que gostem do artigo e que ele o ajude a ranquear novas páginas em seu site.

O vídeo original da SEOMoz pode ser encontrado aqui.

Qualquer dúvida vocês podem me encontrar na Carti e no podcast SEO Core.

Abraços,

Eduardo Gasparetto.

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