Marketing de conteúdo: por que ele é tão importante?

De nada adianta uma boa estratégia de SEO e um site bem otimizado com um conteúdo desinteressante e sem nenhum valor para o usuário. O lema “o conteúdo é o rei” já é bem conhecido no mundo do Marketing Digital. Porém, muitas vezes esta frase fica só no discurso ou pior, é interpretada de forma errada. Produzir qualquer conteúdo não adianta nada.

O marketing de conteúdo é uma parte fundamental da estratégia de SEO de qualquer site. Juntamente com as técnicas que buscam otimizar o site para aumentar sua visibilidade diante dos mecanismos de busca, como aprimoramento de URLs e usabilidade do site e o trabalho de palavras-chave. Também é necessário pensar estrategicamente no conteúdo.

Conteúdo é relacionamento

Embora seja uma estratégia forte em SEO, o marketing de conteúdo não tem a ver somente com o aprimoramento do site e em torná-lo mais “visível” para os sites de busca. Ele também é parte fundamental na construção do relacionamento com o público.

Através da produção de conteúdo relevante, você agrega valor à marca, passa mais credibilidade e confiança, fortalece a identificação do seu público alvo/consumidor com a sua marca e ainda conquista potenciais clientes.

Dicas para criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz delineia suas necessidades comerciais e dos clientes, assim como a forma como você pretende usar o conteúdo para atendê-las.

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo não é uma tarefa com receita pronta – precisa ser feita sob medida para atender às necessidades do seu negócio – mas há alguns elementos básicos a se ter em mente.

Aqui no Digitais do Marketing você encontrará muitas dicas que podem ajudá-lo a ter sucesso com uma estratégia de marketing de conteúdo.

Sem conteúdo relevante, sem audiência

Se conteúdo é relacionamento, ele precisa ser de qualidade. Caso ele seja raso, desinteressante, mal elaborado e até mesmo copiado de outra fonte, a marca não terá credibilidade com o usuário. Desta maneira, o usuário irá preferir visitar outra página, mesmo que todo o restante do site seja otimizado e de qualidade.

Foto: Reprodução Google
Foto: Reprodução Google

Formatos de conteúdo para marketing e aquisição

É difícil criar conteúdo que responda às perguntas dos clientes, cultive seu relacionamento com você e os converta em clientes pagantes. É tão difícil que a maioria das marcas e marqueteiros não tem certeza de que tipo de conteúdo usar.

Pensando nisso, temos um guia detalhado sobre os melhores formatos de conteúdo para marketing e aquisição.

Como o marketing de conteúdo contribui para o mercado?

O cenário competitivo em constante mudança é um problema persistente para as empresas. É fundamental para sua sobrevivência como uma pequena empresa diferenciar-se de sua concorrência.

O marketing de conteúdo é uma técnica poderosa para que pequenas empresas se diferenciem em seu setor ou mercado. Você pode destacar o que torna sua empresa única com um conteúdo especial e inovador.

Mesmo as pequenas empresas podem competir com as grandes empresas se elas tiverem uma boa estratégia de marketing de conteúdo, e isso dá ao mercado uma maior amplitude

Métricas do marketing de conteúdo

Nem todos que usam o marketing de conteúdo sabem como fazê-lo corretamente, o que pode levar à perda de leitores, bem como a uma variedade de problemas adicionais. Portanto, há algumas métricas que devem ser observadas para garantir que seu plano de marketing de conteúdo seja um sucesso.

1. Tráfego

Você precisa entender melhor o tráfego do seu site se quiser medir e melhorar. Qual é a sua principal fonte de tráfego? Existe algo que precisa ser melhorado em termos de marketing de conteúdo? Saber de onde vem seu tráfego e que tipos de conteúdo obtêm o máximo de opiniões pode ajudá-lo a fazer mudanças, se necessário.

2. Geração de leads

Os profissionais de conteúdo devem acompanhar quantos leads seu material gera. Demonstrar que o conteúdo os ajuda a atingir suas metas de aquisição de leads e/ou nutrição é crucial.

Os backlinks são mais cruciais do que nunca, independentemente do que lhe foi dito, portanto você deve investigar que tipo de websites estão ligados a você e como você pode garantir que seu conteúdo seja digno de citações futuras.

4. Engajamento e compartilhamento de conteúdo

Como a mídia social está se tornando rapidamente uma das fontes mais populares para a comunicação, não é de se surpreender que manter o controle de suas métricas sociais seja realmente importante.

O volume de tráfego que seu conteúdo recebe pode muitas vezes ser um bom sinal de quão bem sucedido você é em incentivar as pessoas a clicarem em seus links do que em como seu conteúdo é maravilhoso. 

Entretanto, você precisará rastrear quanto tempo os usuários gastam em seu site e quantas páginas eles visualizam em cada sessão para descobrir completamente se eles estão interagindo com seu conteúdo.

Além disso, se alguém escrever um comentário sobre o seu conteúdo, é provável que o considere útil. Então, é uma boa ideia ficar de olho em seus comentários e descobrir porque eles estão sendo feitos.

5. Taxa de Conversão e Rastreamento de Vendas

Sua taxa de conversão é um dos indicadores de marketing de conteúdo mais significativos e úteis para avaliar o ROI. Quantos visitantes do site se tornam leads, e quantos leads se tornam clientes pagantes?

Determine facilmente se suas atividades de marketing de entrada oferecem valor genuíno aos clientes potenciais correlacionando vendas e lucros com o total de visitantes do website.

Como produzir conteúdo de qualidade?

Quando falamos em conteúdo de qualidade nos referimos ao conteúdo que entrega algo valioso ao usuário, que é do seu interesse e que satisfaz alguma necessidade dele. Dito isso, vamos à prática:

Pense como seu público-alvo
Entendendo quem é seu público-alvo, o que ele quer e está procurando, você é mais assertivo ao definir quais temas abordar e de qual forma. Questione-se sobre o que é do interesse do seu público-alvo, se é um assunto que está em evidência no momento ou ainda se pode ser abordado de maneira inovadora.

Há duas maneiras simples de descobrir se o seu conteúdo tem potencial. Basicamente, se o conteúdo que você está elaborando proporciona conhecimento/informação para ajudar o usuário a resolver alguma situação; e/ou proporcionar algum tipo de entretenimento e lazer.

Defina o formato e a linguagem do conteúdo
A primeira coisa que pensamos quando falamos em conteúdo é texto. Mas, o conteúdo vai bem além disso. A web nos permite criar e compartilhar conteúdo de formas diversas: imagem, vídeo, infográfico, texto, aplicativo e várias outras.

É importante identificar qual é (ou quais são) o formato mais adequado para a mensagem que se quer passar e o impacto que se quer ter. Cada formato terá uma estrutura e linguagem próprias, que devem ser fiéis e sempre combinadas à identidade e valores da empresa.

Exemplo: Se você vende livros de medicina, a linguagem e abordagem do meu conteúdo provavelmente será mais formal e técnica. Já se você vende livros infanto-juvenis, a descontração e recursos visuais serão a chave para conquistar meu público-alvo (crianças e adolescentes).

Entregue conteúdo exclusivo ao usuário
Esse é outro fator decisivo. Não caia na tentação de copiar o que há em outras páginas, ainda que mudando algumas palavras. Essa prática só tende a gerar desinteresse e desprezo em seus leitores e, além disso, não é bem vista pelos buscadores. O Google, por exemplo, prioriza a apresentação de conteúdos exclusivos aos usuários, evitando ao máximo exibir conteúdo duplicado em seus resultados de buscas.

Em resumo
O marketing de conteúdo é uma estratégia fortíssima, aliada ao SEO. É fundamental não apenas para a otimização do seu site, mas também para a construção da imagem da sua marca e do relacionamento com seu público. Por isso, ele precisa ser relevante ao usuário, com linguagem e plataforma apropriada.

Se você quiser mais dicas, confira este vídeo onde explico como elaborar um conteúdo de qualidade para a web.

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