Correntes do tipo “o Facebook vai doar R$ 1 para cada compartilhamento que essa foto tiver” já são comuns (e até motivo de piada) na rede social, mas fora da companhia de Mark Zuckerberg existe uma iniciativa com uma proposta semelhante a esta.
A Gaption, rede social lançada no ano passado, promete mudar a dinâmica tradicional nas rede sociais, em que o engajamento gera capital para os anunciantes apenas. O que propõe a plataforma é que o usuário que tanto movimenta esse mercado também passe a “ganhar sua fatia” nesse bolo. A ideia é que ao gerar conteúdo dentro da rede os internautas fiquem com uma porcentagem dos ganhos que seu compartilhamento gerou em cliques em publicidade, por exemplo. Outra forma são as vendas no e-commerce que existe dentro do Gaption. É possível anunciar e vender produtos na própria rede social e a empresa fica com uma pequena parte do lucro.
Esse modelo vem sendo testado no site desde sua criação, em junho do ano passado, mas agora um novo recurso foi anunciado, também no sentido de ajudar seus usuários a lucrarem com seus posts. “Gifts”, como foi batizado, é um botão que permite realizar espécies de “doações” aos posts. É como se trocássemos os famosos Likes do Facebook por centavos. Os “presentes” variam entre US$ 0,99 e US$ 9,99, o pagamento desses valores são feitos através dos sistema da Apple e do Google e o usuário presenteado pode resgatar o dinheiro via PayPal.
O aplicativo da Gaption está disponível para download em iOS e há também uma versão beta para os usuários de Android realizarem um tese na rede social.
Fonte: Adnews