Pesquisa desvenda o mercado de aplicativos para dispositivos móveis no Brasil

Pesquisa desvenda o mercado de aplicativos para dispositivos móveis no Brasil

O número de smartphones em uso no Brasil bateu a marca dos 168 milhões em maio deste ano, segundo dados da FGV-SP. E o esperado é que deve atingir 236 milhões até 2018. Com isso, nada mais lógico que o mercado de aplicativos também cresça seguindo o sucesso do universo mobile.

De acordo com a segunda edição de pesquisa da Big Data Corp., feita sob encomenda pela PayPal Brasil entre os meses de agosto e setembro, o número de plataformas disponíveis cresceu 82,40%.. E a porcentagem de programas gratuitos também aumentou. Se, nos doze meses completados em setembro de 2015, 86,84% dos aplicativos eram gratuitos, esta nova pesquisa constatou que eles agora representam 90,86%.

“Até por uma questão de realidade econômica, o Brasil ostenta muito mais usuários não dispostos a pagar por aplicativos em seus smartphones ou tablets. Mas é interessante constatar como os usuários se engajam com os programas, dedicando tempo postando reviews sobre eles. Isso pode ser um feedback importante para as empresas, para que possam desenvolver opções pagas de seus aplicativos”, disse Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.

O gênero de aplicativo mais disponível para download foi o de Games, repetindo o cenário de 2015. Mas eles ampliaram a vantagem: passaram de 18,01% para 19,76% do total de apps existentes no mercado. Em segundo lugar, aplicativos dedicados à Educação (8,33%, com queda de 0,67 ponto em relação a 2015); e, em terceiro, Entretenimento, com 7,47%. Na sequência, Lifestyle, Negócios, Ferramentas e Personalização.

Já no ranking de “apps mais populares”, que registraram mais de 10 milhões de downloads no decorrer do último ano, os jogos ganham disparado em primeiro lugar, com 44,09%. No segundo lugar ficaram os Aplicativos de Ferramentas (11,29%), seguidos por Fotografia (5,67%), Produtividade (4,51%), Comunicação (4,03%), Entretenimento (4,03%) e Música (3,67%).

Um fato importante é que os aplicativos pagos representam menos de 10% dos aplicativos disponíveis nas lojas online. De acordo com a pesquisa da Big Data Corp., 90,86% dos apps para Android ou iOs são gratuitos. Na pesquisa de 2015, esse índice era de 86,84%. Este ano, os apps pagos são somente 9,14% do total.

Quando se fala em apps pagos, os campeões do ranking são os que permitem a personalização do smartphone ou do tablet: 24,81% dos aplicativos desse gênero têm algum custo para o consumidor. Na sequência vêm aplicativos de histórias em quadrinhos (com 15,24%), de livros (14,69%), médicos (14,20%), de educação (13,58%) e de esportes (11,55%).

Já os líderes entre os apps gratuitos são os dedicados a compras online: 98,72% de tudo o que há disponível nesse gênero nas lojas online são gratuitos. Na sequência vêm notícias e revistas (98,62%), negócios (97,39%), apps de redes sociais (96,47%) e demos e libs (com 95,14%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.