Por que os pequenos empreendedores devem começar a investir em marketing digital?

Todo pequeno empreendedor precisa investir em marketing digital. Mas por quê? A Internet está cada vez mais popular e mais pessoas estão escolhendo pesquisar e fazer compras on-line em vez de em lojas reais. O investimento em marketing digital é uma necessidade se você quiser competir e estabelecer o futuro de sua marca.

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Muitas vezes a falta de recursos ou conhecimento das ferramentas certas para integrar definitivamente sua presença on-line e off-line, faz com que muitos empreendedores atrasem sua digitalização.

Neste artigo vamos ver como o marketing digital pode mudar completamente a perspectiva do pequeno empreendedor. E o porquê começar hoje é tão urgente.

Quem tem medo do digital?

Para Camilo Coutinho, estrategista digital especialista em vídeos e Youtube, é comum que os micro e pequenos empreendedores tenham medo de investir em marketing digital. 

Isso porque na maioria dos casos, se não em todos, a verba reduzida faz com que eles escolham entre um recurso interno para a empresa ou ser mais forte no marketing digital, e isso assusta, pois para ele é uma aposta no escuro.

Camilo Coutinho dá dicas de marketing digital em seu canal no YouTube (Foto: reprodução Instagram)

“A grande maioria que ultrapassa esse medo de ser “só internet” nada em um oceano azul de possibilidade, entendendo que o marketing digital, ao contrário do que ele pensava, é a ferramenta com melhor custo/benefício para segmentar anúncios e conteúdos específicos para fazer o produto ou o serviço chegar na audiência certa, em qualquer lugar do mundo, em qualquer horário, ou melhor no horário que o meu cliente quer comprar de mim”, explica o profissional que faz parte do programa Help Heroes oficial do Youtube mundial, com apenas 200 pessoas no mundo. Desde 2015 também dá dicas de vídeo gratuitamente no seu canal no Youtube.

Os (muitos) benefícios do marketing digital

Hoje em dia procuramos tudo na internet. Com mais da metade da população mundial abaixo dos 30 anos, estamos oficialmente em uma era de nativos digitais, que preferem fazer quase tudo de forma virtual. O marketing digital é decisivo para que sua empresa tenha sucesso em um cenário cada vez mais competitivo, colocando sua marca na frente do seu público-alvo.

O que o marketing digital pode fazer pelo empreendedor:

Alcance além da imaginação

O potencial de alcance do marketing digital é ilimitado porque há bilhões de pessoas na Internet e seu anúncio não fica restrito a uma determinada região. Quem sabe o seu melhor mercado está fisicamente distante de você?

Para os pequenos empreendedores, ter acesso ao mercado global pode proporcionar uma vantagem competitiva sobre outras empresas focadas localmente. As marcas menores têm agora a oportunidade de se tornar mais visíveis em um campo que antes era controlado pelos maiores players, já que o marketing digital pode ser visto como uma oportunidade mais justa. 

Perto, porém online

Empreendedores que atendem clientes locais podem acreditar que investir em marketing digital é desnecessário. Errado! Apesar da proximidade, a maioria dos clientes locais primeiro conduzem suas pesquisas online antes de fazer uma compra na loja física. Você pode perder vendas para outras empresas se sua empresa não tiver uma presença online para os clientes encontrarem quando estiverem procurando um produto ou serviço.

É possível que os clientes mais próximos nem saibam que seu negócio existe. Eles podem encontrar e contatar sua empresa mais facilmente com a ajuda de ferramentas como o Google Meu Negócio e outras técnicas de SEO local, além das tão amadas redes sociais, onde outros clientes ainda podem deixar avaliações e comentários que ajudam sua marca a parecer mais confiável.

Público certo

O marketing digital permite que você atinja com mais precisão o público que você deseja, ao contrário do marketing tradicional, que tem uma abordagem mais ampla. Você pode identificar seu público-alvo e desenvolver suas campanhas para falar especialmente com ele, podendo levar em conta variáveis como idade, sexo, estado civil, interesses, localização e preferências de compra..

Você pode ainda escolher entre uma infinidade de plataformas como Google ou Instagram que servem como canais para o seu tipo de público. Sua geração de leads e taxa de conversão pode ser dramaticamente aumentada quando você escolhe o canal ideal, se concentra em um nicho e cria cuidadosamente conteúdo personalizado para ele.

Aumento no ROI

O marketing digital oferece um retorno de investimento (ROI) incrível quando comparado ao marketing tradicional. Você tem a opção do tráfego pago, optando por campanhas baseadas em número de visualizações ou campanhas publicitárias pay-per-click nas quais você apenas paga pelos leads que você gera. Você pode ser criativo, criar um orçamento e manter o controle de seus gastos em qualquer situação.

Além disso, uma das estratégias orgânicas de marketing digital mais eficazes, a otimização para mecanismos de busca (SEO) tem um alto ROI e pode proporcionar à sua marca visibilidade e leads valiosos. 

Vantagens mensuráveis

Tudo o que você faz em relação a marketing digital tem dados facilmente mensuráveis. Tais dados, quando analisados, ajudam bastante a desenvolver campanhas melhores. Além disso, é muito mais fácil fazer pequenas alterações e testes com campanhas digitais.

Crescer sem limites

Seu orçamento de marketing pode ser aumentado ou diminuído quase instantaneamente com o marketing digital. Você tem opções: investir alto e ver os leads entrarem, ou investir modestamente e crescer conforme suas capacidades crescem. Você pode selecionar onde concentrar seus esforços porque o marketing digital inclui uma série de opções que podem se adequar tanto aos objetivos imediatos quanto aos de longo prazo.

Chegou a sua hora de investir em marketing digital

Como podem perceber, são diversos os motivos que os empreendedores têm para começar a investir em marketing digital, como captar clientes e aumentar as vendas, gerar mais exposição/valor para o seu negócio e atrair o público-alvo para um determinado nicho de mercado. 

E mesmo em uma crise econômica, como o Brasil está passando atualmente, os profissionais mais experientes do mercado são unânimes em afirmar que é preciso investir nos dias ruins para capitalizar em bons momentos. Portanto, mãos à obra!

E você, já começou a investir em marketing digital para divulgar o seu negócio? Tem alguma dúvida de como começar? Compartilhe a sua dúvida conosco nos comentários.

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