SEO Local: 4 dicas para aplicar no seu negócio

Confiras as dicas de como conseguir ter um bom SEO Local e aumentar a visibilidade da sua empresa de forma gratuita.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento do seu site nas ferramentas de busca de maneira orgânica. Dentro desse conjunto de técnicas existe um grupo específico para a otimização dos buscadores considerando uma área geograficamente próxima: o SEO Local.

A busca local considera a localização geográfica do usuário e procura pelos melhores resultados levando esse componente em consideração. Isso ocorre, por exemplo, se o usuário colocar na pesquisa uma região específica a ser pesquisada ou apenas filtrar os resultados usando o “perto de mim”.

O SEO Local se torna especialmente importante para a sua estratégia quando você realiza uma grande quantidade de vendas com o cliente em sua loja. É muito comum esse tipo de estratégia estar vinculada a restaurantes, mas pode ser aplicada a diferentes tipos de segmento de negócio.

Por que investir em SEO Local?

O SEO Local é uma estratégia que permite aumentar a visibilidade da sua marca em uma região específica sem investir em nenhum tipo de marketing pago.

Essa estratégia aumenta ainda a chance de conversão, uma vez que o seu negócio passa a ser considerado entre as melhores opções disponíveis. Além de aumentar a sua credibilidade na região, a sua empresa está aparecendo bem posicionada. E isso não é por acaso.

Como ter um bom SEO Local?

O ranqueamento local leva em consideração a proximidade do estabelecimento em relação ao usuário, a quantidade e a relevância das informações disponibilizadas pela sua empresa – como as comodidades que oferece, a faixa de preço, a presença de informações de contato – e a popularidade que essa marca tem no momento considerando as avaliações recebidas, o número de frequentadores e o tráfego em seu site.

1. Crie o seu perfil no Google Meu Negócio

O algoritmo do Google leva em consideração não somente o local geral, como a cidade, caso você procure por “Hotel em São Paulo”, mas também o preenchimento do máximo de informações que ajudem o usuário a localizá-lo, como o endereço exato e o ponto indicado no Google Maps.

Por isso, a principal recomendação é ter um cadastro no Google Meu Negócio, uma vez que a sua empresa aparece entre os principais resultados do Google quando atrelado à localização e também permite que o seu negócio seja encontrado através do Maps.

O Google Meu Negócio reúne as principais informações sobre o seu estabelecimento em um único lugar, por isso é importante preencher todos os campos de seu cadastro: nome, endereço, categoria do estabelecimento, horário de funcionamento, telefone, site, etc. Posteriormente, o Google vai enviar uma carta para o endereço preenchido com um código de confirmação dos seus dados. Inserindo esse código, a sua conta será validada e seu perfil começará a aparecer como resultados de buscas e também no Maps.

Um dos grandes objetivos do SEO é gerar uma aumento no tráfego para o seu site. Ele visa despertar o interesse do maior número possível de indivíduos para que eles cliquem no resultado e conheçam mais sobre a sua empresa. Já para o SEO Local isso pode não ser tão importante, pode ser que o seu maior objetivo seja que as pessoas se desloquem até o seu estabelecimento e consumam de modo presencial.

Responda as dúvidas no seu perfil

Mesmo com a especificidade de uma região no momento da busca, provavelmente o seu negócio ainda terá muita concorrência no buscador. Por isso, é importante manter a interação com as outras ferramentas disponíveis como as “Perguntas e respostas”, a ferramenta que permite que qualquer usuário faça uma pergunta sobre o estabelecimento.

Essas perguntas podem ser respondidas por qualquer pessoa, mas você como empresa deve ficar atento para respondê-las de forma rápida e com o máximo de informações, evitando que fiquem perguntas não respondidas em seu perfil.

Além de trazer mais credibilidade para o usuário, isso aumenta a probabilidade de um bom ranqueamento, uma vez que as perguntas respondidas são também consideradas no algoritmo do Google.

Coloque fotos e vídeos

Você pode colocar fotos da sua loja e do seu produto. Isso ajuda o visitante a entender o que deve esperar, caso opte por ir até seu estabelecimento. Essa é uma boa maneira de conquistar clientes e funcionará como uma vitrine gratuita. A lógica para o SEO é a mesma das outras categorias: quanto mais informações estiverem disponíveis para o usuário, melhor vai ser o seu ranqueamento.

Avaliações de clientes

As avaliações não são o principal componente no momento do ranqueamento, mas ainda influenciam na posição do buscador. Porém, além disso, esse componente é importante para impactar o usuário: se a avaliação é boa, aumenta a probabilidade de conversão e o contrário também é válido.

Por isso, é fundamental incentivar os clientes a avaliarem no Google Meu Negócio.

Aproveite ainda para responder as avaliações positivas ou negativas. Reserve um tempo para se dedicar a entender o que os seus clientes têm a dizer sobre seu negócio.

2. Crie contas nas redes sociais 

Crie redes sociais para o seu negócio e coloque informações de localização nas suas postagens. Além de ser encontrado pela própria rede social, o seu perfil pode ser também um dos primeiros como resultado do buscador. 

Uma dica para melhorar o SEO Local das suas redes sociais é adicionar a localização não só na descrição do seu perfil, mas também nas suas postagens.

Quando falamos em redes sociais, os primeiros nomes que são lembrados são Instagram, Facebook e Twitter. Mas como o foco é ser encontrado através da localização, pense ainda em cadastrar o seu estabelecimento no TripAdvisor.

3. Produza conteúdo

A existência das redes sociais já auxilia na melhoria do seu ranqueamento, mas você pode impulsionar os resultados criando conteúdo para a sua audiência. 

Para quem está começando temos algumas ideias: você pode alternar entre postagens de fotos e vídeos sobre o seu estabelecimento, lembrando de colocar a localização, responder perguntas frequentes, postar depoimentos de clientes, falar curiosidades sobre o seu tipo de produto. Outra ferramenta muito útil nesse momento é criar uma hashtag específica para o seu estabelecimento que leve também a localização e incentivar que a sua comunidade utilize essa hashtag sempre que interagir com você.

Essas são apenas algumas ideias, mas não há uma regra que defina o tipo de conteúdo que deve ser produzido. Converse com a sua audiência para entender o que ela quer.

4. Saiba quais palavras-chaves utilizar

Dentro da sua descrição, dos seus conteúdos nas redes sociais e no seu site, você deve pensar também quais são as melhores palavras-chaves para utilizar vinculadas à sua localização. 

Se um usuário jogar “hotel São Paulo” na busca do Google, ele obterá centenas locais correspondentes e pode ser que a alta concorrência não seja uma vantagem para o seu negócio. Mas quando você relaciona termos e os deixa mais específicos, tem uma maior chance de aparecer entre os primeiros resultados, por exemplo, “melhores hotéis em São Paulo perto do aeroporto”. 

Pesquise em ferramentas, como o Planejador de Palavras do Google ou o Ubersuggest, quais são as melhores combinações de palavras-chave e as utilize na sua descrição no Google Meu Negócio e ainda nos conteúdos que você produz nas outras redes.

Mesmo que o foco do negócio seja vendas offline e o intuito seja fazer com que o cliente visite presencialmente o estabelecimento, hoje todos estão conectados à internet em todos os momentos. Inclusive essa conexão à rede mudou o  comportamento do consumidor, que agora pesquisa avaliações e recomendações online antes mesmo de se deslocar até algum lugar para realizar uma compra física, sendo um recurso que atua como uma maneira de maximizar as boas experiências.

Cada vez mais a linha entre o on e o offline vai se tornar mais tênue.

Devido a essas mudanças, independentemente de qual seja o produto/serviço e como ele seja monetizado, é essencial investir em presença digital. Pensando nisso, o SEO Local é uma estratégia interessante para quem está começando, uma vez que pode ser aplicada com baixo ou nenhum investimento. E depende de você se vai querer contratar um especialista para fazer isso ou dar os seus primeiros passos sozinho com as nossas dicas. Boa sorte!

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