O Twitter lançou na semana passada a Twitter Business Solutions (TBS), plataforma com o objetivo de melhorar a comunicação entre as marcas e os consumidores. Entre as possibilidades da nova ferramenta, estão a otimização dos perfis corporativos no Twitter, o atendimento ao cliente (inclusive no ambiente privado) e o uso de automação de mensagens (“bots”) de acordo com o negócio de cada cliente.

Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina, destaca que o Twitter é um ambiente naturalmente utilizado pelos consumidores para conversar com marcas. “Dos usuários do Twitter, 80% seguem pelo menos uma conta de marca e as diversas funcionalidades que desenvolvemos irão facilitar essa conversa”, afirma.

Entre as soluções que o novo recurso oferece está o atendimento automatizado via Mensagem Direta (DM) no Twitter, que permite responder de maneira inteligente e automática, em ambiente privado, a perguntas dos consumidores, como sobre características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo, orçamentos, entre outras possibilidades.

Twitter tira nome de usuário de limite de caracteres em respostas

O Twitter também divulgou na semana passada que os nomes de perfis citados em tweets de resposta deixarão de ser computados no limite de 140 caracteres. Em vez de aparecer dentro do tweet, o @nomedousuário que recebe a resposta agora virá acima do texto.

A novidade já está disponível para a versão web do Twitter e os aplicativos para os sistemas Android e iOS. Para utilizar os novos recursos, é necessário ter a versão mais atualizada do aplicativo.