O Twitter liberou seus usuários para adicionar comentários às mensagens retuitadas. De acordo com o Twitter, a novidade já começou a funcionar desde a última segunda-feira (6/4). O sistema libera os usuários para escrever com o limite de 140 caracteres de postagens comuns.
Por enquanto, o novo recurso só está disponível para os usuários que acessam a plataforma pela web e pelo aplicativo para iOS. Segundo o Twitter, a novidade para aparelhos Android será liberada em breve.
De certa forma, o botão de retweet já facilitava a inserção de comentários, mas o conteúdo adicional era considerado dentro do limite de 140 caracteres, quase impossibilitando aos usuários incluir uma mínima frase.
Na impossibilidade de comentar retuítes os usuários do microblog começaram a criar artifícios para driblar a restrição. Para conseguir dar um toque pessoal mensagens, links ou imagens publicadas por contatos, os tuiteiros passaram a evitar o botão “retweetar”. Em vez disso, escreviam mensagens e identificavam ser de outro autor com o termo “RT”.
Agora o recurso foi institucionalizado pelo Twitter. Ao clicar no botão “retweetar”, uma caixa para comentários aparece automaticamente, quando o acesso é realizado pela web. Quando é realizado pelo aplicativo, há um botão específico para efetuar o procedimento.
Com a nova função, o usuário faz um retweet e “ganha” de bônus um espaço adicional de 116 caracteres para o seu comentário. Isso não significa que o limite de caracteres tenha aumentado: a mensagem replicada aparece na timeline como um anexo, de modo semelhante ao que já é realizado com imagens, motivo pela qual os caracteres do tweet original não são contados. Por motivos óbvios, o usuário não conseguirá fazer isso com seus próprios tweets.