Continuando o último artigo sobre remarketing, neste irei apresentar 10 ideias para listas de remarketing no Google AdWords, que tem o objetivo de mostrar algumas das possíveis formas de segmentar o público-alvo, tornar consciente o uso deste recurso que fazem as campanhas converterem mais.
Vale lembrar que remarketing no Google AdWords permite falar outra vez com as pessoas que visitaram nosso site, continuar interagindo, até que os cookies sejam excluídos pelo usuário.
As 10 ideias de listas de remarketing abaixo funcionam como um brainstorm que devem inspirar a criatividade nas formas de restringir o target, atingindo então, o público ideal do seu nicho.
1 – Remarketing para todos os visitantes do site
O fortalecimento da marca é importante para diversos fins: convencer o cliente a realizar a primeira compra, mostrar presença em diversos sites – o que aumentará a confiança no site, e, claro, manter forte a lembrança da marca. Nesses casos de remarketing com foco em branding, uma boa ideia pode ser deixar a logomarca em ênfase (para fixação da marca), transmitindo credibilidade e apresentar também um grande diferencial em relação aos concorrentes.
2 – Remarketing para produtos específicos
É quase senso-comum entre os profissionais de mídia que quanto mais específico e direto for o anúncio maiores são as chances do usuário se interessar, clicar e comprar o seu produto. Então, uma das listas de remarketing que mais funcionam são as direcionadas para produtos específicos, aquele item da loja que o usuário se gostou muito, mas não finalizou a compra. E quando ele sai… de repente… o “objeto de desejo” está em tudo quanto é site por onde ele navega.
É uma boa oportunidade para explorar na peça publicitária as vantagens do produto, como, por exemplo, uma câmera profissional de 200 megapixels.
3- Remarketing para categoria ou subcategoria do site
Através das métricas analíticas é possível mensurar como o usuário navega pelo site, e com base nisso criar listas de remarketing relacionadas com o interesse por determinadas categorias ou subcategorias do site. Imagina o quão impressionado este usuário ficará sabendo que “lembraram” exatamente os setores que ele mais se interessou no site?
Essa lista é interessante também para apresentar produtos relacionados a algum que foi visitado; talvez o usuário não quisesse o que visualizou, mas pode-se gerar uma conversão com uma oferta relacionada e relevante.
4- Remarketing para carrinho de compra
Esta é uma técnica fantástica, muito bem explorada e exclusiva em sites de e-commerce: listas de remarketing para carrinho de compra. O nome mesmo já diz, são para pessoas que colocaram um ou mais produtos dentro do carrinho e não finalizaram a compra. Neste caso, os anúncios podem ser bem diretos mesmo: “E aí, não finalizou por quê?” ou um pouco mais sutil, como neste case de uma loja de tênis que eu sempre gosto de lembrar.
5 – Remarketing para Kit de Produtos
Aqui está uma boa opção para combinar as últimas duas listas de remarketing e os gostos do usuário, oferecendo no anúncio dois ou mais produtos de interesse do consumidor e um bom desconto para induzir a finalização da compra.
O resultado desta lista de remarketing será um aumento considerável na taxa de conversão da campanha e muito mais benefício também para nós consumidores.
6– Remarketing para Lançamento de um Produto
Quando estamos lançando um novo produto queremos que as pessoas fiquem sabendo da novidade.
Nesta situação cairia bem uma boa técnica de branding, mas também é o caso de utilizar listas de remarketing anteriores de usuários que já compraram um produto relacionado e mostrá-los este lançamento incrível!
7– Software Premium
Esta dica vai para quem vende ou trabalha na divulgação de software. Muitas pessoas entram no site do desenvolvedor e baixam uma versão gratuita ou trial do software, e talvez nunca comprarão a versão paga, mas com certeza existe uma parcela destes usuários que tem interesse em utilizar o máximo dos recursos do software.
Então, criando uma lista de remarketing para estes heavy users, irá aumentar consideravelmente a adesão ao plano premium.
8 – Remarketing para Usuários Qualificados
Usuários qualificados são o que todos querem atingir, é possível criar um “grupo de elite” de visitantes que concluíram alguma meta no site, como por exemplo customizar um carro ou solicitar orçamento.
Esta é uma boa forma de se comunicar com um público diferenciado que realmente demonstrou interesse em seu produto ou serviço.
9- Lista de pessoas que não estão interessadas
Já imaginou quantos anúncios irrelevantes estamos expostos diariamente? Esta dica de lista de remarketing vem colocar um basta nisso tudo!
Calma aí, desabafos a parte, tem quem dirá “Isso nunca vai acontecer!”. Também acho, pois não temos como fazer o trabalho de extrema segmentação por todos os profissionais de marketing.
Mas fica a dica – se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos uma internet muito mais agradável e nós usuários deixaremos de ser bombardeados, todos os dias, por anúncios que não tem nada a ver com os nossos interesses.
Portanto, criem também uma lista negativa para excluir o público-alvo desqualificado.
10- Ofereça um benefício irresistível
Esta é a dica mais valiosa para aumentar a taxa de conversão das campanhas de remarketing que utilizaram qualquer uma das listas anteriores. Um benefício irresistível é o que diferencia seu site dos concorrentes, é o que faz a sua marca mais famosa e admirada entre os consumidores e seus amigos.
Por isso, explore o que o seu negócio tem de melhor e comunique ao seu cliente.
Segmentar para converter
O sucesso em campanhas online depende dos anúncios e como eles interagem com o público-alvo!
É através da segmentação deste público que teremos uma internet mais amigável, cheia de benefícios para o usuário e com resultados em mídia muito maiores para os anunciantes, que não irão desperdiçar dinheiro com públicos irrelevantes.
As listas de remarkting são um recurso incrível do Google AdWords! Com um pouco de criatividade e bastante planejamento estratégico poderemos levá-lo à máxima potência.