Como escolher um bom consultor em Marketing Digital?

Hoje em dia é comum encontrar inúmeros consultores em marketing digital. Entretanto, seria ótimo se todos os chamados “profissionais” exercessem a profissão com excelência. Por esta razão, tentarei ajudá-lo a escolher um bom consultor.

Antes de iniciarmos esse post, é imprescindível que você saiba qual a função deste profissional para conseguir atingir as suas metas e não se frustar com escolhas erradas. 

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Qual é exatamente a função de um consultor de marketing digital?

Basicamente, ele cuidará da parte de orientação e não da execução, ou seja. Ele é o “estrategista” que depende de fornecedores ou da sua equipe para executar o serviço, propriamente dito.

Tendo isso em mente, vamos dar uma olhada no que realmente interessa:

Para ter um processo eficiente precisamos de algumas métricas para nos auxiliar a tomar a decisão correta. Vamos ver algumas delas abaixo:

PS: Isso são as métricas que gosto de usar na hora de avaliar consultores que pretendo contratar. As suas métricas podem ser completamente diferentes, desde que você siga algum tipo de metodologia na hora de executar essa seleção.

1) Presente ou Virtual

Se você prefere um contato mais próximo e mais direto com as pessoas, talvez o ideal seja um consultor que esteja na sua cidade, onde consiga encontrá-lo pessoalmente. Porém, nada impede a contratação de um profissional remoto que dê o mesmo tipo de suporte e qualidade do trabalho. De toda forma, a comunicação é um elemento essencial para o consultor, por isso fique atento ao tempo de resposta.

Característica: Comunicação 
Métricas: Tempo de respostas / Clareza na apresentação/informação

2) Atendimento e Organização

Este é o principal fator a se considerar logo no início é o atendimento, já que  indica um cuidado especial com os clientes. Logo, verifique se o profissional atende bem em um primeiro contato, seja fazer um orçamento, seja para fazer uma primeira análise de seus objetivos e como alcançá-los.

Outra dica é fazer a seguinte pergunta: “por que você deveria ser meu consultor?”. Um bom profissional responderá demonstrando todo seu valor, não vai te forçar a comprar dele e muito menos te deixará “no vácuo”.

Característica: Organizacão e Processo
Métricas: Metodologias de trabalho / Respostas pré-definidas / Organização da informação

3) Prazo e comprometimento com o projeto

Uma campanha com data definida para término deve ser levada com muita responsabilidade por parte do profissional. Para não sofrer depois, converse muito com o profissional a respeito de prazos, definindo datas claras e sempre avaliando se ele está presente e cumprindo com o combinado.

Característica: Compromisso
Métricas: Entregáveis / Comprimento de Prazos

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4) Trabalhos anteriores

O trabalho anterior é outro fator importante a se considerar. Por isso, veja se é possível ver os trabalhos e/ou resultados de clientes. Se não for possível obter as informações acima, peça mais detalhes sobre o método do serviço. Lembre-se, possivelmente, ele tem boas razões para não expor os trabalhos produzidos. De qualquer forma, verifique se os resultados realmente foram alcançados e não manipulados.

Característica: Experiencia (Porfolio)
Métricas: Qualidade & Quantidade / Referências / Veracidade

5) Formação

O mais importante na hora da contratação são os resultados anteriores, pois só eles podem garantir que você será o próximo com bons resultados. De nada adianta um consultor estar qualificado e ser amador na prática. É como dizem o resultado falar por si só.

Assim sendo, não considero a formação um grande requisito, pois o marketing digital muda constantemente. E ainda somado o fato das faculdades de marketing que ensinam pouco sobre a área digital. Portanto, se ele for proativo, antenado e conseguir resultados excepcionais é exatamente isso que você está procurando.

Característica: Conhecimento e Capacidade de Entregar
Métricas: Demonstração de conhecimento sobre assuntos atuais / Apresenta soluções potenciais adequadas

6) Ofertas irresistíveis

Não contrate o profissional mais barato. Há vários fatores que explicam bem essa decisão. Um dos fatores (e o mais óbvio) é que pode ser um golpe, atraindo os interessadas em ganhar dinheiro de forma “fácil”. Não existe nada fácil, e nenhum resultado é garantido. (Ex: Primeira página no Google garantida!)

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Outro fator é que conhecimento tem muito valor, então valorize-o! Às vezes apostar em uma solução com maiores chances de acerto, como um consultor experiente, é muito melhor que arriscar alguém mais barato e acabar tendo custos inesperados, como uma segunda contratação. Para não ser o próximo enganado, recomendo fortemente buscar referências sobre o consultor e se possível, entrar em contato com clientes antigos.

Característica: Reputação
Métricas: Comparação com concorrentes / Nome no mercado / Depoimentos

Espero que essas características e métricas possam ser úteis na hora que você for escolher seu próximo consultor em marketing digital.

Acha que ficou faltando mais alguma coisa na hora da escolha?
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