Como já sabemos, a previsão de que 2015 seria o ano do mobile se confirmou. Diante deste cenário, a Adsmovil, líder em publicidade móvel na América Latina e no mercado hispânico nos Estados Unidos, realizou uma retrospectiva muito interessante apontando quais foram os temas mais importantes do segmento mobile em 2015.
A utilização cada vez maior de mídia programática é o grande destaque de 2015 e também será uma forte tendência para 2016. Este formato já representa 8% do faturamento da Adsmovil na América Latina, que passou a oferecer o serviço em julho deste ano e a expectativa é que este valor seja de 15% em 2016, por conta de países como Brasil e México, que foram os primeiros a adotar a solução.
Confira abaixo a retrospectiva de 2015:
1. Mídia Programática: De acordo com a previsão da consultoria eMarketer, os investimentos neste formato de mídia devem saltar de US$ 600 mil, em 2014, para US$ 4,2 milhões este ano.
2. Adblocks: apesar de ter sido o tema mais polêmico do ano em mobile, é preciso destacar que os Adblocks existem há mais de 12 anos e já era uma realidade em desktops. No mercado latino-americano, outro ponto importante é que o iOS na América Latina representa apenas 10% dos dispositivos móveis e, no Brasil, menos de 10%, o restante é Android. Apesar do crescimento da adoção de Adblocks, os dados mostram que o impacto não chega a 7% das impressões. Por outro lado, existe uma relação direta entre o crescimento de adblocking e a compra de mídia programática, que ocorre quase em sua totalidade em aplicativos.
3. Vídeos: este é o formato da vez em termos de consumo de conteúdo. Na América Latina, o Brasil é o País que mais contribui no total de visualizações, com 48,7% de participação ou 59,2 milhões de visualizações de vídeos digitais, de acordo com dados divulgados pela eMarketer. Os smartphones lideram o ranking dos dispositivos onde os vídeos são assistidos com 5.2 horas semanais.
4. Mobilegeddon: em abril, o Google, sacramentou a importância de os portais serem mobile-friendly ao alterar seu algoritmo dando preferências no ranking de busca aos sites amigáveis. Ter sites adaptados e otimizados para mobile torna-se questão de sobrevivência para que o tráfego gerado seja convertido em vendas.
5. Mobile advertising como fonte de vendas: aos poucos as marcas passam a enxergar a publicidade mobile como um recurso valioso para gerar vendas.
6. Cross-media: Nunca se viu tantas hashtags no canto da televisão durante os programas como em 2015 e esta continuará sendo uma forte tendência para 2016. As pessoas estão sempre conectadas, abrindo uma gama de oportunidades para marcas, produtores de conteúdos e agências criarem novas maneiras de se conectar com os consumidores, em tempo real, integrando diferentes canais. Neste contexto, a publicidade mobile surge como o principal recurso para viabilizar essa interação, com a melhor segmentação possível, otimizando os investimentos.
7. Varejo: o mobile passa a desempenhar cada vez mais um papel determinante no varejo, tanto como ponte entre o físico e virtual, como fonte de compras. De acordo com o estudo realizado pelo Coupofy, espera-se que o comércio mobile cresça 42%, enquanto o e-commerce tradicional deve crescer apenas 13%. As estratégias de geolocalização aliadas à segmentação na publicidade mobile serão essenciais para gerar tráfego qualificado às lojas físicas.