Empreendedorismo Y e Online

Empreendedorismo Online

Empreendedorismo OnlineÉ interessante observar o comportamento dos novos empreendedores frente ao fenômeno internet. Na última semana, palestrando para alunos da FGV, foi possível validar alguns conceitos que pipocavam nos meus pensamentos.

Na década de 90, principalmente no início, o empreendedorismo acontecia predominantemente como uma alternativa ao desemprego diante de uma economia e mercado instáveis. As pessoas buscavam novas colocações do mercado através de empreendimentos tradicionais, os que conseguiam seguir adiante, iam aos poucos aprimorando seu negócio.

Hoje as coisas são definitivamente bem diferentes. Uma geração preocupada em solucionar problemas coletivos, e, claro, obter resultado com isso, tem dia após dia se dedicado a desenvolver novos negócios para tal. E, é claro, a internet tem sido o principal meio para a difusão e distribuição destes novos negócios.

Eu mesmo, que iniciei minha primeira empresa em 2008, fiz tudo baseado no que a internet podia oferecer. E depois de alguns tropeços, consegui desenvolver aquele negócio.

Vivemos um momento em que a partir da compra de um domínio, criação de uma conta de e-mail e de uma fan page, nasce uma nova empresa. Não há como negar. Os negócios da nova geração estão iniciando pelo mercado, pelo foco, e depois de testados evoluem para um cenário de formalização efetiva, o que é fundamental.

Muitos empreendedores acabam não desenvolvendo seus negócios por acreditar que não tem estrutura para iniciá-los, ou ainda, por além de lidar com suas próprias dúvidas ser alvo de críticas externas. Ouvir opiniões é importante, desde que elas sejam interpretadas pelo empreendedor, nenhuma opinião pode ser considerada absoluta sem uma devida validação.

O importante é ter claro que é preciso começar, desenvolver uma primeira unidade viável do produto ou serviço, a evolução e aprimoramento dos negócios vem com o tempo.

Abra uma conta de e-mail e comece a empreender!

1 COMENTÁRIO

  1. Empreender é um estado de espírito permanente. Recomendo aos iniciantes, não se limitem a internet. Planos de negócio da base da piramida ainda tem muito à oferecer. Um case bom para estudo é o de “delivery” vejo com muita atenção à este mercado. Hoje em dia muitas empresas só existem, sob duas rodas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.