O Google anunciou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, uma nova tecnologia para acelerar o carregamento de páginas de veículos de imprensa exibidas no smartphone a partir de buscas na internet. O recurso Páginas Móveis Aceleradas (AMP, na sigla em inglês) foi lançado pelo presidente-executivo da empresa, Sundar Pichai, durante um evento para editoras em Paris, na França.
O AMP simplifica o conteúdo original de páginas de jornais e sites jornalísticos para que os sites carreguem mais rapidamente. As páginas da internet desenvolvidas com AMP carregam e média 4 vezes mais rápido e usam 10 vezes menos dados do que páginas similares que não estão programadas em AMP. Na maioria das vezes, elas abrirão instantaneamente. É assim que a leitura na internet móvel deve ser – rápida e divertida.
De acordo com o Blog Google Brasil, estudos mostram que as pessoas abandonam sites em três segundos caso o conteúdo não carregue rapidamente – o que é ruim não apenas para quem busca informações online, mas também para editores cujos leitores exigem velocidade para acessar as notícias que publicam.
A novidade vale, por enquanto, apenas para smartphones, mas deve chegar em breve a tablets também. As páginas criadas com o recurso serão exibidas na busca via smartphone no lugar do campo “notícias principais”. Ao entrar em um desses sites, é possível avançar para a seguinte apenas deslizando a página para o lado. A liberação para todos os usuários será gradativa.
O projeto do AMP HTML tem código aberto e foi criado a partir de tecnologias já existentes. Ainda segundo o blog, para tornar o AMP uma realidade no Brasil, o Google trabalha em parceria com diversos grupos de comunicação. Grupo Abril, Editora Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, Grupo RBS, UOL, TecMundo, EBC, e-Mídia, R7, Portal Catraca Livre e Terra são algumas das empresas. Entre as companhias de tecnologia, fazem parte da iniciativa Twitter, Pinterest, WordPress, Chartbeat, Parse, Adobe e LinkedIn.