O Instagram disponibilizou uma versão beta (ainda em testes) de algumas ferramentas para as contas de marcas e empresas na rede social. O Instagram Analytics, por exemplo, vai mostrar a análise de dados de todos os posts e dos seguidores da marca/empresa, como idade, localização e gênero. Uma das contas de Instagram selecionadas para o período de testes deixou as imagens vazarem no blog Later.com.
As imagens foram capturadas antes da reformulação visual do Instagram, por isso o visual do serviço está diferente nas capturas de tela. Os recursos terão a mesma aparência quando forem lançados já no novo design do Instagram, com o aplicativo em preto e branco.
De acordo com as imagens, será possível saber como o volume total de seguidores está distribuído entre as cidades, estados e países, ou ainda descobrir qual a porcentagem de pessoas que seguem sua conta e veem seus posts por gênero e idade.
Outro dado que será importante acompanhar é o número de “followers” que o perfil ganhou em determinado dia e horário. Isso será fundamental para entender qual post atraiu mais pessoas para o perfil e tentar estabelecer o tipo de texto ou foto mais eficiente para as próximas publicações.
Com as novas funções, o usuário também poderá saber quantas vezes uma foto foi visualizada, quantos usuários únicos acessaram seu conteúdo e quantas vezes este conteúdo apareceu para o público do Instagram.
Por enquanto, as ferramentas de análises só estão disponíveis para um pequeno grupo de contas no mundo todo. Como ainda não houve um anúncio oficial, não é possível saber se essas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários ou apenas para empresas.