Quora: em busca do compartilhamento do conhecimento

Quora

QuoraPor muito tempo, o mercado de sites “Questions-and-Answers”, perguntas-e-respostas, foi estrelado pelo Yahoo! Answers, que no Brasil é conhecido por Yahoo! Respostas. Um aplicativo de Q&A funciona da seguinte forma: um usuário fixa um questionamento na parte correspondente do site, uma dúvida qualquer, em seguida, outros respondem a pergunta, sendo essa resposta satisfatória ou não para o primeiro usuário que enviou a pergunta. Esse sistema sempre funcionou razoavelmente bem enquanto a dúvida em questão é algo simples e superficial. Os usuários do Yahoo! Answers respondem os tópicos da forma que bem entendem, o que se traduz, muitas vezes, em respostas mal criadas, piadas ou frases totalmente estúpidas, já que independentemente da qualidade da resposta, o usuário que se prontificava a participar ganha uma pontuação, mesmo que mínima. É uma corrida desordenada e sem critério por pontos.

Percebendo a brecha na superficialidade das respostas e falha na etiqueta deixada pela gigante Yahoo!, Adam D’Angelo e Charlie Cheever, ambos ex-funcionários do Facebook, resolveram fundar o Quora.

“Quora conecta você a tudo que deseja saber. Quora pretende ser o melhor lugar para escrever e compartilhar novos conteúdos na web. Nós organizamos as pessoas e seus interesses para que você possa encontrar, coletar e compartilhar as informações mais valiosas.“ Palavras retiradas da própria página oficial do produto.

O Quora permite que usuários sigam outros usuários, assim como no Twitter, ao mesmo tempo, cada usuário tem direito a administrar seu próprio perfil com informações básicas como: atual ocupação, região onde mora, em qual universidade estudou e etc.

Quora - PerguntasCom seus 61 milhões de dólares já investidos por diversas rodadas, segundo o site TechCrunch, o Quora chama a atenção dos especialistas pelo tamanho da organização dada pela comunidade de usuários ativos. A qualidade das respostas é um diferencial do site em que tudo é editável, compartilhável e questionável. O Quora atraiu pessoas altamente inseridas em diversos campos de conhecimento, e estão lá para interagir com qualquer tipo de usuário sem distinção. Por ora, todo conteúdo deve ser disposto em inglês (norma do site). Em troca dessa sabedoria gratuita, o ciclo colaborativo continua, já que o mesmo usuário que perguntou participará das respostas a respeito das questões dentro do campo de conhecimento que domina , seja ela: futebol, marketing, melhor lugar para se comer em São Paulo ou melhor pousada na região litorânea do Rio de Janeiro… Sempre há alguém para interagir através do seu tópico, portanto, há sempre um tópico em que você possa colaborar.

A brincadeira de compartilhar conhecimento é coisa séria, grandes figurões, entre eles Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, tem usado a plataforma do aplicativo. O ator de Hollywood Ashton Kutcher também tem conta no site, sua última contribuição foi a respeito de uma estação de esqui nos Estados Unidos. No próprio Quora há perguntas sobre o Ashton Kutcher ser um dos possíveis investidores da comunidade, um dia saberemos.

O site foi ao ar oficialmente em 2010 e até hoje não parou de crescer e ganhar popularidade na mídia internacional. A entrada para o paraíso é grátis, pode-se usar até mesmo o cadastro da sua conta do Facebook ou Twitter como ingresso. Cadastre-se e me encontre, terei o prazer de seguir você e seu conhecimento futuramente compartilhado. Meu perfil no Quora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.