Nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, o Instagram comemorou o primeiro aniversário do Stories. Com 700 milhões de usuários no mundo inteiro e 250 milhões de usuários diários, a marca divulgou informações que mostram como as 15 milhões de contas de negócios no mundo têm utilizado a ferramenta.

  • No último mês, 50% dos negócios no Instagram produziram uma história;
  • Uma entre cinco histórias orgânicas de negócios gera uma mensagem direta para o vendedor;
  • Os usuários com menos de 25 anos passam mais de 32 minutos por dia no Instagram, em média;
  • Usuários maiores de 25 anos passam mais de 24 minutos por dia, em média;
  •  Jovens consomem quatro vezes mais e produzem seis vezes mais Stories diariamente em relação aos demais usuários.

Segundo a companhia, as empresas usam o Instagram Stories para:

  • Jogar com o tempo: uso da efemeridade da ferramenta para vendas sazonais e estoques limitados;
  • Lançar promoções ou concursos: comunicar e solicitar repostas da comunidade;
  • Criar tutoriais e conteúdos explicativos: inspirar novas ideias e percepções nos clientes;
  • Incentivar a descoberta: publicar teasers e outros conteúdos para atrair as pessoas para a marca;
  • Bastidores: dar à comunidade cenas autenticas e exclusivas do backstage;
  • Em geral, as pessoas que usam o Instagram Stories são mais propensas a clicar em um amigo, conta de interesse ou de negócios do que em uma localização ou hashtag específica. As menções (“@” que fazem um link com uma conta no Instagram) representam mais da metade das tags dentro do Stories.

Revelados alguns truques do Instagram Stories:

Para marcar o aniversário, o Instagram divulgou alguns dos truques que ajudam os usuários a aproveitar melhor o Stories. Você sabia por exemplo, que é possível responder com uma foto ou um vídeo pressionando o botão da câmera enquanto assiste ao vídeo?

Outra dica legal é que é possível criar um efeito, habitualmente muito cômico, de voltar a imagem apertando o botão rewind. A opção de zoom é acionada pressionando o círculo de vídeo e depois deslizando o dedo para cima. O Instagram reserva alguns truques, chamados de “ovos de páscoa” no jargão, para que os usuários descubram.

Anitta é produtora nº 1 do Instagram Stories no mundo

Outra curiosidade é que a cantora brasileira Anitta é a personalidade que mais posta no Instagram Stories em todo o mundo!

O Instagram compilou em uma lista as personalidades com mais de 10 milhões de seguidores que mais produzem Stories. Além da Anitta, mais quatro artistas brasileiros estão nela: Lucas Lucco (4º), Claudia Leitte (5ª), Ivete Sangalo (6ª), Wesley Safadão (9º). Entre os atletas, Neymar é o mais produtivo.

O Instagram também reuniu as hashtags mais usadas na plataforma. Dentre as dez mais recorrentes, a única que não é escrita em Inglês é #BOMDIA, presente na lista graças aos brasileiros.

Confira as hashtags mais populares:

#GOODMORNING
#WORK
#GOODNIGHT
#MOOD
#HAPPYBIRTHDAY
#TBT
#LOVE
#HOME
#BOMDIA
#RELAX