BingSe você conhece ou trabalha com links patrocinados e procura sempre ficar por dentro das últimas atualizações dos buscadores, sem dúvida já deve ter percebido a movimentação do Bing no Brasil.

Com considerável crescimento, o buscador da Microsoft tornou-se o segundo mais usado. Nos Estados Unidos, o market share da rede YBN (Yahoo Bing Network) é de 29% contra 55% do Google. No Brasil, apenas 1 ano após o lançamento, o buscador já possui mais de 25 milhões de usuários únicos. Investir nessa ferramenta garante retorno com menor custo em comparação ao Google. De acordo com a pesquisa da AdGooroo, nos Estados Unidos o CPC, em algumas categorias é até 70% menor no Bing Ads (veja aqui a pesquisa). Os usuários do buscador também tem um maior poder de compra, usuários da rede Yahoo Bing Network gastam 188% a mais que a média da internet, e 80% mais do que os usuários Google

Outro ponto é que, no último ano, a Microsoft se aproximou cada vez mais da comunidade de search, e isso para nós é ótimo. Afinal, demonstra interesse no mercado brasileiro e isso, provavelmente e a médio prazo,  vai gerar uma competição mais sadia com o Google aqui no Brasil, como é nos Estados Unidos e em outros países.

Identifiquei alguns pontos sobre os esforços do Bing no Brasil:

  • Escritório com o time de engenheiros da área de search, localizado no Rio de Janeiro
  • Cursos e treinamentos gratuitos para os profissionais de agências e anunciantes.
  • Suporte e atendimento as contas em português feito por brasileiros.
  • Lançamento do blog do Bing em português
  • Serviço de coaching grátis (http://advertise.bingads.microsoft.com/pt-br/coaching)

Bing em sua estratégia de SEO

Na parte de SEO, o buscador conta com o Bing Webmaster Center, uma poderosa ferramenta que ajuda a entender como a plataforma enxerga seu site e também uma fonte para explorar oportunidades:

Bing Webmaster CenterExemplo do painel administrativo do Bing Webmaster Center

Se você ainda não conhece essa ferramenta, vale a pena dedicar um tempo para estudá-la.

Bing em sua estratégia de publicidade

Uma grande vantagem de se anunciar hoje no Bing Ads são os valores do custo por clique, que em alguns casos chegam próximos de 5 centavos. Porém não se iluda com essa baixo valor de CPC, o Bing hoje é uma excelente fonte para adquirir um tráfego barato e explorar vertentes que não seriam possíveis em outros ambientes como o Google AdWords.

Na hora de escolher o Bing, lembre que se você trabalha em um mercado extremamente restrito e com uma baixa audiência, significa que você receberá poucos ou nenhum cliques em alguns casos. Por isso, o mais recomendado é focar em termos amplos e abusar dos testes com seu nicho, os grandes anunciantes estão nadando de braçada no Bing, pois não tem hoje melhor cenário para compra de mídia baseado em intenção de busca.

Jane Graziele Bing
Jane Graziele

Bing Ads no Brasil

Jane Graziele, responsável pelo marketing do Bing em toda América Latina, conversou comigo e me passou algumas informações sobre as ações do buscador no País,  em especial sobre o lançamento do blog em língua portuguesa:

O que motivou a criação de um blog sobre o Bing Ads em português?

O Brasil é uma das maiores economias do mundo e tem a quinta maior audiência de internet do mundo (68,1M) além de ser o segundo mercado mundial em reach para blogs (77,3%) (Comscore). Lançamos o blog do Bing Ads em português para estarmos mais próximos de nossos clientes e também para podermos nos conectar com novos clientes. Além do blog em português e inglês temos o blog do Bing Ads em Francês, Alemão, Espanhol e Chinês.

Por que o blog foi lançado neste período?

Trabalhamos em muitas melhorias em nossa plataforma nos últimos meses, aproveitar esta época do ano com muitas oportunidades de vendas para os nossos clientes e apresentar todas estas novidades é o momento perfeito. O blog é um excelente canal de comunicação com nossos clientes

Quais são as expectativas para a marca no Brasil a partir desse projeto?

Nós acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro, temos grandes ambições de crescimento do nosso negócio aqui, por isso estamos trabalhando muito para ter um Bing Ads cada dia melhor.

Você poderia deixar algum comentário sobre as expectativas de crescimento do Bing no Brasil ou as ações que o Bing estão fazendo para conquistar isso ?

Nós estamos em constante transformação, sempre aprimorando nosso produto, deixando-o a cada dia mais simples, com facilidade de acesso aos dados, informações relevantes para que nosso cliente atinja seus resultados, serviços diferenciados e muito mais.

E vocês já estão utilizando o Bing em suas estratégias de marketing digital?

Co-Fundador do Digitais do Marketing e Diretor na Agência St,  participante ativo do mercado de marketing de busca e atuando na área desde 2009, professor de SEO, Links Patrocinados e Google Analytics em escolas de formação de profissionais de e-commerce. Atuou em diversos projetos ao longo da sua experiência, ajudando no aumento de receita dos negócios, com geração de leads, e presença digital, através de estratégias de marketing digital. Sempre focando no desenvolvimento de novas estratégias que possam gerar resultados cada vez mais expressivos, conforme as atualizações e novidades que cercam o mundo dessa área.

  • Que coincidência, lancei minha primeira campanha hoje no bing, mas o suporte que recebi foi de um cara de portugal.

  • Quem ainda não utiliza o bing ads em suas estratégias, está deixando dinheiro em cima da mesa.