Video Marketing no Brasil

Video Marketing Brasil

Você com certeza já ouviu falar em Youtube. Aquela plataforma de vídeos online, sabe? Bem, eu sei que pelo menos 68 milhões de pessoas procuraram isso no Google no último mês.

Sei também que ler essa primeira frase parece um daqueles materiais introdutórios de faculdade que explicam sobre a “Grande Teia Mundial”. E é exatamente dessa forma que se encontra a área de vídeo marketing aqui no Brasil: um verdadeiro mar de oportunidades para ser explorado pelas empresas.

Estive presente em um workshop SEO para Vídeos, organizado pelo Camilo Coutinho (colaborador do Digitais) e Flávio Raimundo. Lá tive acesso a algumas informações interessantes sobre vídeos:

  • Espectadores de vídeo são, em média, 60% mais propensos a fazer uma compra.
  • O Youtube é o terceiro  site  mais visitado do mundo, e o segundo buscador no mundo, perdendo apenas para o Google.
  • As buscas feitas no Youtube, geralmente são atrás de respostas
  • Youtube é mais popular que a TV a cabo e recebe mais de 5 milhões de visitas por dia
  • Youtube recebe mais de 1 bilhão (vou escrever +1.000.000.000) visitas por dia através de dispositivos móveis.

Uma rápida ideia do crescimento da audiência do Youtube nos últimos 6 meses:

Oportunidades de negócios com o  Vídeo Marketing

Algo unânime entre todos os palestrantes no SEO para Vídeos é o número de oportunidades que temos ao gerar negócios para empresas através de vídeos. O principal fato é que são investimentos acessíveis. Na maioria dos casos, com pelo menos R$ 500 você já consegue iniciar alguma produção de vídeo com assessoria de profissionais.

Para esses 500 reais estou imaginando apenas a locação de um estúdio e suporte na edição dos vídeos. O que é muito pouco se compararmos ao que representava, há 10 anos, manter um site com um vídeo hospedado em algum servidor.

Estrutura e etapas de uma produção de vídeo

O Filmmarker, Guilherme Peralta, diretor da B12 Filmes, passou um overview da estrutura de uma produtora de vídeos, na apresentação abaixo temos toda a estrutura e nomenclaturas utilizadas pelo mercado. Se você está pensando em investir em vídeo, recomendo ver a apresentação.

[quote_box_right]O áudio deve ser sua principal preocupação, você até consegue assistir um vídeo com imagem ruim, mas não aguentará mais do que 3 segundos assistir um vídeo com um som ruim. [/quote_box_right]

Vídeos e Geração de Leads

Lília Porto (colaboradora do Digitais) mostrou em sua palestra o lado rentável dos vídeos para empresas. Ela divulgou dados interessantes sobre o uso de vídeos no Brasil:

  • Brasil é o 7º mercado de vídeos no mundo
  • 3 a cada 5 compradores passam pelo menos 2 min assistindo um vídeo
  • 64% dos consumidores ficam mais propensos a comprar depois de assistir um vídeo
  • As vendas aumentam em até 600% com depoimentos em vídeo de consumidores

Algo que é fundamental em qualquer estratégia de marketing é a definição de metas e objetivos para cada ação e falando em video marketing. Lília separou algumas metas que as empresas devem considerar na hora de pensar no seu objetivo com o vídeo:

  • Aumentar visibilidade
  • Construção de comunidade
  • Geração de leads
  • Acelerar as vendas

Ela também nos enviou a apresentação completa, que você pode conferir assinando nossa lista de e-mail. A apresentação será enviada para seu e-mail:

[activecampaign form=1052]

Por fim gostaria de compartilhar alguns links de locais que você pode aprender mais sobre o assunto:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.