Escolhendo um Autoresponder (Ferramenta de Email Marketing)

Escolhendo um autoresponder

Se você tem uma lista de emails, você já deve ter passado ou está passando por esse momento…

Escolher um Serviço de Email MarketingEscolhendo um autoresponder

A algum tempo eu venho trabalhando com o Aweber, para ser mais exato cerca de 9 meses. Só que cheguei em um momento onde tenho dois problemas com o atual serviço.

Preço vs. Tamanho da Lista

Isso foi o fator principal que me levou a começar a pensar em outra solução para email marketing. A maioria dos grandes ESP (email service providers) cobra pelo número de emails que você tem na sua lista.
PS: Fique esperto! Independente se o seu email está sendo entregue ou não eles estão te cobrando.

Meu custo na Aweber começou a passar dos $150/mês, para uma de minhas listas, que esta na média dos 10k.
Eu quase não faço disparos com essa lista, então porque raios eu estou pagando tanto assim, só para um “armazenamento” dos emails.

É claro que eu não quero só um banco de dados, mas eu também não quero pagar por algo que não estou usando (ferramenta de email).

Funcionalidades Limitadas

Apesar de ter uma interface linda e um suporte muito bom, a Aweber é bem limitada em suas funcionalidades.
Uma das coisas mais importantes em relação a gestão da sua lista, é a segmentação.

Se você fizer um segmentação BEM feita, eu tenho CERTEZA que você vai conseguir resultados muito melhores na sua lista, independente do seu nicho.
E uma das funcionalidades mais básicas de segmentação são as Tags.

Tags são marcações relevantes para o seu negócio, por exemplo: Usuário Ativo, Afiliado, Comprou nos últimos 3 meses, etc.

Sem elas suas campanhas ficam limitadas a segmentações e também bate em outro ponto muito importante para mim. Quando um usuário termina uma série de emails eu posso “taqueá-lo” e mandar ele para outra série de emails, começando um novo funil.

UPDATE (15/10/14):
Parece que na ultima semana, a Aweber liberou um update com algumas funcionalidades que citei que estavam faltando.

Eu cheguei a testar outros ESP como GetResponse, ActiveCampaign, CampaignMonitor, MailChimp mas a verdade é que todos são muito semelhantes, alguns com mais funcionalidades, mais integrações, mas nenhum deles solucionaria meus dois problemas de cara.

Foi ai que comecei a a pesquisar Self-Hosted Solutions, ou seja, ferramentas que eu mesmo controlaria.

Self Hosted vs. ESPs

ESP: Email Service Provider / Provedor de Servico de Email

A discussão aqui é grande e você vai achar pros e contras para os dois lados. A questão é achar o que melhor se adequa ao seu modelo de negócio.self-hosted-vs-esp-email-marketing

No meu caso, como já falei acima, eu escolhi mudar para o self-hosted devido aos meus dois principais motivos, mas também a outras coisas como:

  • A lista agora fica na MINHA propriedade
  • Controle da entregabilidade e reputação do MEU servidor
  • Custo 4x menor
  • Gestão de múltiplas marcas (no meu caso clientes) na mesma dashboard

Não quero devagar muito sobre os prós e contras porque na minha opinião isso tem mais haver com a utilização, e não com a ferramenta escolhida.

Por definição o self hosted vai dar “mais trabalho” como algumas pessoas costumam dizer, mas na verdade ele só exigi mais atenção e conhecimento técnico.
É justamente por isso que muitos preferem os grandes ESP, porque eles tomam conta de toda complicação para você, deixando acessível a qualquer pessoa, independente do grau de conhecimento.

Minha Decisão Final

Depois de procurar por várias alternativas e conversar com alguns amigos da área, decidi ficar com a Sendy.co como minha ferramenta para gestão de lista e utilizar Mandrill e Amazon SES como meus servidores de disparo (SMTP).

Dica: Como o Sendy.co me deixa utilizar mais de um servidor para meus disparos eu utilizo os meus 12k de disparos grátis por mês via Mandrill e depois troco para Amazon SES para fazer o restante.

Conclusão

Olhe primeiro para sua estratégia e veja o que faz mais sentido.

Se você ainda não tem uma lista grande e seu conhecimento de infra e programação não é lá essas coisas, talvez seja melhor você continuar com um ESP e continuar focando no seu melhor.
Minha recomendação? ActiveCampaign 

Agora se você já está ficando grande e os custos começam a não fazer sentido, eu sugiro você começar a procurar uma solução a longo termo como o self-hosted e quem sabe algum sys-admin para te ajudar com a parte técnica do processo.

Agora você…
Que serviço de email você usa hoje?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.