É fato que a internet predomina no dia a dia. Para quase todo problema que temos encontramos uma solução nela. Mas quando falamos de negócios locais e “pequenos” o cenário é outro, ainda existe uma grande barreira a ser vencida para convencer esse perfil de empresa a ir para a internet.
Pensando nisso o Google lançou recentemente uma série de vídeos (6 ao todo) com o objetivo de esclarecer e mostrar como é fácil trazer as empresas para a internet mesmo sem elas terem um site.
Os vídeos estão em inglês, mas é possível ativar as legendas em português.
Traga sua empresa para o ambiente online
É interessante observar que o foco não é, apenas, para as empresas aparecerem no meio on-line através de pesquisas em desktop. Mas sim, em toda mobilidade de acesso que existe hoje, e temos alguns dados interessantes:
- 85% dos usuários de smartphone usam para pesquisas informações locais
- 81% tem algum ação depois dessa pesquisa
- 40% visitam o local pessoalmente
- 35% fazem uma ligação depois da pesquisa
Determine os objetivos do seu negócio no meio online
Você irá aprender em pequenos passos como construir sua presença no meio digital e entender qual seu objetivo no meio online.
Vale destacar também a explicação do funil de vendas, que tem por principal foco fidelizar o cliente para trazer aumento de receita.
Encontrando seus potenciais clientes
Esse vídeo sem dúvida é um dos mais importantes, pois ele garante a sustentabilidade do seu negócio. Nele você aprenderá um método de entender como os clientes chegam até o seu negócio, algo que eles chamam de “Jornada do cliente”.
Implementações básicas e melhores práticas
Aqui você verá o passo a passo para cadastro a sua empresa nas principais listagens locais e começar a aparecer no Google.
Os diferenciais do seu negócio com os concorrentes
Algumas dicas para aprender com seus concorrentes:
- Quem são seus concorrentes?
- Qual o tipo de presença digital eles tem hoje?
- Quais argumentos que eles utilizam hoje para falar sobre a empresa deles?
- Qual valor agregado você consegue diferenciar do seu negócio para deles?
Engaje seus clientes através da sua identidade e presença
Esse é o último vídeo da série e o que podemos extrair de lição é que o Google basicamente faz a orientação do engajamento dos seus clientes no meio on-line utilizando marketing de conteúdo.
Você deve ser o ponto de entrada e de solução para as principais dúvidas e dificuldades que seus clientes venham a ter.
Meu amigo Eduardo Storini, seu post é genial. A minha dica de “marketing” é evitar o uso de outras línguas no conteúdo, que isso ai afasta leitores. Eu sei do motivo que você postou isso, mas e os clientes, será que vão entender ? SUCESSO PARA VOCÊ. !