Dicas para Marketing Político Digital

Dicas de Marketing PoliticoMuito se prometeu em 2012 sobre o marketing político digital e nem tanto foi feito, o que se viu muito foi uma grande procura dos candidatos pelo serviço nos três meses de campanhas eleitorais. Todos queriam ganhar votos e conquistar espaço na web e muitos nunca ali tinham se aventurado. Inúmeros perfis sugiram do nada e buscavam a todo custo seguidores e amigos caindo na grande falha de achar que quantidade era melhor do que qualidade.

A evolução das mídias digitais é frequente e, muitas empresas e profissionais ainda não estão capacitados para acompanhar e lidar com essas mudanças. A Falta de interação com usuários, a demora nas respostas e a falta de presença on-line são alguns dos tantos erros cometidos por quem quer gerir uma rede social digital. É importante perceber que os ‘amigos’ on-line compartilham, curtem e comentam coisas que são de seu interesse, ou seja, não adianta em nada ter 1500 seguidores jornalistas se meu blog fala sobre engenharia civil. Deve-se gerar identidade com os usuários para que seu conteúdo consiga influenciá-los.

É importante entender o que o marketing digital não é feito do dia para noite e faz parte de um processo demorado de conquista de confiança dos usuários da rede. Partidos e parlamentares estarão na internet querendo ou não. Então, pensando nisso é importante que você que busca uma vaga no pleito de 2014 não deixe para última hora. Comece agora mesmo!

Preparamos dicas para que você possa melhorar seu desempenho, tendo a oportunidade de transformar seus amigos virtuais em eleitores reais.

  • Não basta estar por estar nas redes, mas sim estar e fazer a diferença;
  • É necessário entender que assim como a campanha off-line, a campanha digital também requer planejamento e investimento;
  • Participação do candidato nas redes sociais é fundamental, mesmo que  a comunicação é feita por uma equipe, essa participação faz com que o eleitor sinta-se próximo. Essa ação é muito conhecida nas ruas sendo até apelidada de corpo a corpo e no ambiente virtual não pode ser diferente;
  • Interação é a palavra chave nas redes sociais da web. Seu eleitor ganhou voz, mas ninguém quer falar e não ser ouvido. Responda os questionamentos feitos, agradeça os apoios e não se omita nem esconda nada, pois queira ou não os internautas falarão de você.
  • Esclareça toda a equipe através de um treinamento de como se dá o trabalho digital e a participação de cada um no processo, quem é responsável por postagens, quem irá monitorar, quem são os responsáveis por conter uma possível crise entre outras tarefas. Ter um perfil no facebook com 5 mil amigos não torna ninguém especialista em comunicação digital;
  • Não há necessidade de estar em todas as redes sociais. É preciso planejar e saber qual é a melhor rede local, se o Orkut ou o Instagram são as mais usadas explore-as;
  • Entenda as necessidades da sua região. O acesso a internet é grande na sua cidade? Todos têm acesso banda larga ou a conexão é mais lenta? Todos esses aspectos devem ser considerados para definir até layouts e materiais gráficos serão produzidos para manter uma boa e rápida navegação dos usuários. Lembre-se que se sua página não abrir rápido o eleitor vai para outra página.
  • Foque seu público alvo e saiba o que eles fazem e querem ouvir, mas lembre-se a campanha off-line anda junto com campanha on-line. Não são campanhas distintas, mas iguais só que em plataformas diferentes;
  • Use todo o material off-line para divulgar seus sites e redes sociais;
  • O meio digital ainda não ganha eleição, mas seus eleitores estão nessa plataforma e eles têm voz ativa e cobram propostas visionárias e criativas;
  • A oposição também está na rede e muitos já à dominam essa ferramenta. É importante ter essa consciência tendo cautela em suas ações, mas acima de tudo seja transparente;
  • Tempo é crucial! Antes uma mudança em campanhas políticas podia levar muito tempo para ocorrer e a internet potencializou a velocidade dessas alterações. A equipe é capaz de visualizar erros com rapidez e propor mudanças mais rápido ainda e nesse sentido o monitoramento das atividades é essencial. O tempo nas interações também é de suma importância, é inadmissível demorar muito para responder um questionamento podendo passar por omissão, o leitor de web quer respostas imediatas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.